Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Desafio da maternidade foi criado por pedófilos, diz polícia #boato

Desafio da maternidade foi criado por pedófilos, diz polícia #boato

Boato – Não participe do Desafio da maternidade. Ele foi criado por pedófilos. Polícia e conselho tutelar alertam que fotos podem ser roubadas.

Se você está entre os mais de 1 bilhão de pessoas (ou perfis) que está no Facebook, deve ter percebido que está rolando pela rede social um tal de desafio da maternidade. A ideia dele é bem simplória. Você posta fotos e marca mães para que elas continuem postando. A típica corrente.

No meio de todo “sucesso” do desafio, uma denúncia apareceu na internet: a de que a polícia estaria alertando que o desafio da maternidade havia sido criado por pedófilos e que o melhor era não participar. Leia duas mensagens que circulam online (detalhe, a segunda é de Silvia Abravanel, filha de Silvio Santos):

Oi.. Tá tendo um desafio no face “Desafio da maternidade”. Não faça e se fez apague… A polícia recomenda que não divulguem fotos dos filhos pois é um risco a correr de sequestro ou roubos de fotos para pedofilia…passou no jornal. ***Avisem as amigas que já fizeram… beijos… Repassando…

Atenção!!! Está rolando no face um Desafio Maternidade. Não postem fotos de crianças. Trata-se de uma quadrilha de pedófilos querendo o ter um grande número de fotos de crianças de várias idade. Por favor repassem essa mensagem para o máximo de pessoas que puderem. Recebi hoje do CONSELHO TUTELAR COMPARTILHEM PELO AMOR DOS ANJOS… Beijos boa noite 

É óbvio que a mensagem deixa a gente com uma pulga atrás da orelha. Mas pelo o que tudo aponta, nenhuma das duas informações descritas acima são verdadeiras. Vamos aos fatos.

Polícia fez alerta contra desafio da maternidade?

Vídeo: é falso que viúva de Eduardo Campos, Heloísa, escreveu texto sobre Lula

Essa história é muito parecida com dois antigos boatos que circulam online: a de uma lista de pedófilos no Facebook e a do Grupo Se Tornar Pai ou Mãe é o Grande Presente da Vida. Nos três casos há acusações, mas não há prova que a polícia (qual, aliás?) falou isso. Mas então será que foi o Conselho Tutelar? Também tudo aponta que não. Até porque a mensagem não fala qual conselho tutelar seria.

Além da falta de fontes, também podemos apontar como motivo para o boato o próprio texto da história: alarmista e que pede compartilhamento. Além de tudo, também tem aqueles errinhos de português típicos dos hoaxes.

Vale lembrar que o Desafio da Maternidade não nasceu no Brasil. Ele apareceu em perfis de língua inglesa no final de janeiro deste ano. Por sinal, não encontramos nenhuma denúncia de pedofilia (nem hoaxes) em inglês. Ou seja, nem no idioma que o desafio foi criado há tal história.

Sendo assim, podemos afirmar que pedófilos não estão por trás do Desafio da Maternidade do Facebook. Claro que eu poderia falar um monte de coisas contra o tal desafio. Porém, pensando bem é melhor compartilhar foto do filho que boato na internet.

PS: Esse artigo foi uma sugestão das leitoras Joana D’Arc e Fernanda Hernadez. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.