7 boatos que surgiram em áudios no WhatsApp e enganaram muita gente

By | 05/11/2016

Depois de se tornar um dos aplicativos de mensagens mais populares, o WhatsApp tem sido usado para espalhar boatos. Conheça alguns casos. 

Não é difícil encontrar um usuário do WhatsApp por ai, seja no trabalho, na faculdade, em casa ou nas ruas, eles estão lá, de cabeça baixa, ligados na tela do celular. O aplicativo é usado para muitos fins, de grupo de família a amigos de infância, o fato é que ele já faz parte do nosso dia-a-dia.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org
Envie uma mensagem com a palavra #boato para (61) 99331-6821 e agende este número no seu telefone para receber as nossas atualizações gratuitamente no WhatsApp

Conheça histórias que surgiram em áudios no WhatsApp

Conheça histórias que surgiram em áudios no WhatsApp

Mas, o aplicativo não tem sido usado apenas como um passatempo. A boataria não se restringe à internet e redes sociais. Depois de utilizarmos o WhatsApp, percebemos que os áudios se tornaram mais uma ferramenta das “mentes brilhantes” da internet e, muitos, são figurinhas carimbadas aqui no Boatos.org.

De atentados a feijão contaminado, volta e meia, áudios com alertas de produtos, guerras e ações do governo são compartilhados no WhatsApp. A novidade (que nem é tão nova assim) é que essas histórias já se tornaram clássicas no aplicativo.

Conheça 7 histórias falsas que surgiram em áudios no WhatsApp

1 – Veneno disfarçado de perfume mata e bandidos roubam a casa

É um novo método de roubo. Mas, que graças às meninas colombianas, muitas mulheres já foram avisadas. A história começa assim: os criminosos vão até sua casa e propõe a venda de um perfume, o Lovely Sarah Jessica Parker. Fazem uma demonstração da fragrância, mas, não se trata de perfume e sim de um veneno, que causa asfixia. Os bandidos aproveitam para roubar tudo. Acontece que, a história do perfume disfarçado não passou de mais uma balela. Clique aqui e saiba mais sobre o boato.

2 – Homem que veio de Minas Gerais mata crianças na porta de casa

Um mineiro é o personagem principal dessa história que viralizou no WhatsApp nos último dias. De acordo com o áudio, um homem que veio de Minas Gerais mata crianças na porta de casa. Ele faz oferenda com bebê e até crianças de 17 anos. Apesar de ser compartilhada incessantemente, a história também era falsa. Clique aqui e saiba mais sobre o boato.

3 – Shopping RioMar, em Recife, vai cair em 25 de dezembro

O Natal está chegando e, ao que tudo indica, uma tragédia se aproxima junto com ele. Nas últimas semanas, um áudio compartilhado no aplicativo, afirmava que o shopping RioMar, em Recife, estaria prestes a cair e matar milhares de pessoas. A data? Antes do dia 25 de dezembro. Embora as rachaduras no shopping sejam reais, a história passa bem longe disso. Clique aqui e saiba mais sobre o boato.

4 – Atentado terrorista vai acontecer em Belo Horizonte nas Olimpíadas

Em contagem regressiva para os Jogos Olímpicos, eis que surge um áudio de uma mulher com sotaque mineiro deixando um aviso: há uma ameaça de um atentado terrorista em Belo Horizonte e é mais seguro que as pessoas fiquem em casa durante as Olimpíadas. Acontece que o áudio só serviu para espalhar medo na população, por que na verdade a história tinha furos clássicos e típicos de boatos. Clique aqui e saiba mais sobre o boato.

5 – Feijão contaminado com bicho mata 10 pessoas

Em 2015, a história do feijão contaminado voltou com tudo. O áudio apontava que dez pessoas haviam morrido contaminadas com o “bichinho do feijão”. Mas, não era só isso. O áudio também indicava uma solução para o problema: deixe o feijão de molho no vinagre durante 20 minutos. Os compartilhamentos foram bem intencionados. É uma pena que não podemos dizer o mesmo de quem disseminou a história, já que o episódio não passou de mais uma falcatrua da internet. Clique aqui e saiba mais sobre o boato. 

6 – Dilma vai tirar o dinheiro das contas

Em novembro de 2015, um áudio começou a circular com força no WhataApp. Nele, uma mulher alertava: saca todo o dinheiro da sua conta porque a Dilma ia dar um golpe de estado e sacar o dinheiro das contas na quarta-feira (18). Como é possível imaginar, muita gente ficou “desesperada” e tentou avisar os amigos. Mas, a história também era falsa. Clique aqui e saiba mais sobre o boato. 

7 – Guerra civil no Brasil

Outra história falsa que surgiu em áudios no aplicativo faz um alerta de que o Brasil está próximo de uma guerra civil fraterna entre militares de direita e de esquerda. De acordo com o áudio, a inteligência do Exército apontava que militares da direita e da reserva iriam tomar o poder. Novamente a história se espalhou mesmo sem qualquer prova ou indicio de que era verdadeira. No fim, a não passou de mais uma teoria da conspiração. Clique aqui e saiba mais sobre o boato. 

3 thoughts on “7 boatos que surgiram em áudios no WhatsApp e enganaram muita gente

  1. Margarida

    É verdade ou mentira a informação do seguinte website:

    reprmag.org/?whats2017

    Reply
  2. Geruza Martins de Lemos

    Tem ajudado muito a investigação de vocês, para quem quer saber a verdade e não sabe como pesquisar. Que continuem nessa busca da verdade.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *