Perigo: hoax aponta que mamografia pode causar câncer na tireoide

By | 11/09/2013
Texto na web aponta que exame de mamografia pode causar câncer na tireoide

Texto na web aponta que exame de mamografia pode causar câncer na tireoide

Se você quer saber sobre o boato de Dráuzio Varella e a mamografia, clique aqui. 

Boato – O exame de mamografia causaria câncer na tireoide. Para evitar o mal, mulheres devem exigir o uso de um protetor de tireoide na hora do procedimento.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org

Quem acompanha o Boatos.org já viu que um dos tipos de hoaxes que mais circula na internet é o relacionado à saúde. Mais exatamente ligado ao câncer. O boato que será mostrado hoje é relacionado a dois tipos de câncer: o de mama e o de tireoide.

Dois textos que começaram a aparecer na internet em 2011 falam sobre problemas que relacionam o exame de mamografia (que serve para detectar o câncer de mama) e o câncer de tireoide.

Um dos textos, que pode ser lido aqui, fala dos perigos da mamografia. De acordo com o texto, um médico falou em um programa de TV de Israel que o grande número de casos do câncer da tireoide seria ocasionado pelo não-uso de um manto para proteger o pescoço. O texto ainda fala que, na hora do exame, é só pedir para usar o “colete que protege o pescoço”.

Já o outro texto, que pode ser lido aqui, fala que a informação foi dada no programa Dr. Oz (da TV Americana). O conteúdo é parecido e fala de um protetor que é usado em raio-X dentário, mas não é usado na mamografia. De acordo com o texto, o não-uso também é responsável pelo câncer de tireoide. E, assim como no outro texto, só é preciso solicitar o protetor de tireoide na hora do procedimento.

Obviamente, uma informação assim deixa as pessoas preocupadas. Afinal, radiação não é a coisa mais saudável do mundo. Porém, não há com o que se preocupar, de acordo com algumas fontes.

Após o boato se tornar popular na web, o Instituto Oncoguia lançou uma nota falando sobre a relação mamografia e câncer de tireoide. De acordo com o instituto, os níveis de radiação no exame são ínfimos e não chegam a expor paciente ao risco de câncer. Além disso, o Oncoguia explicou que o uso do protetor de tireoide não é recomendado para o exame, pois poderia atrapalhar no diagnóstico. Se isso acontecesse, a paciente teria de fazer um novo exame e ficaria exposta por duas vezes à radiação.

O site News-Medical endossa o argumento de que a mamografia não causa câncer de tireoide. Para o site, a radiação exposta no exame é equivalente à meia hora de exposição ao sol. Sendo assim, um exame anual não causaria riscos às mulheres. Por fim, o próprio NY Times também tocou no assunto neste artigo. O resultado é tranquilizador.

Sendo assim, não há com o que se preocupar. Fazer o exame de mamografia não só não causa câncer, como também pode prevenir conseqüências mais graves do câncer de mama.

Leia na íntegra texto que fala sobre câncer de tireoide e mamografia 

Leia na íntegra o texto que fala do perigo da mamografia