Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Nuggets são feitos de pintinhos triturados, diz informação falsa

Nuggets são feitos de pintinhos triturados, diz informação falsa

Boato – Indústria aviária tritura pintinhos vivos para produzir nuggets de frango.

Todos os dias somos bombardeados com vídeos e postagens sobre diferentes causas. Correntes de WhatsApp, alertas no Facebook, avisos por e-mail. Coma carne, não coma carne, beba cerveja, não beba, vote nesse, não vote, diga sim, diga não… Aos poucos, a internet tem se convertido em uma sucessão de ordens sobre o que fazer e o que não fazer.

Nessa onda, um vídeo polêmico sobre como são feitos os nuggets (pedaços de frango empanado) tem se espalhado pelo Facebook. As imagens mostram pintinhos sendo triturados vivos em uma máquina. Na legenda, o alerta: ‘Como é feito o nuggets.. Bom pensar duas vezes antes de comprar pra sua casa. Horrorizada com isso!’

Sem nenhuma outra informação a respeito do processo ou sobre a origem das imagens, o vídeo na verdade é um exemplo dos métodos cruéis de tratamento dos animais, mas não tem relação alguma com o processo de produção dos nuggets.

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

O que sabemos sobre esses alimentos é que eles são pouco saudáveis e que grande parte de sua composição é gordura. Um estudo feito por pesquisadores da Universidade do Mississipi, nos Estados Unidos, apontou que menos da metade de seus componentes é de fato carne de frango e o restante reúne gordura, tecidos e até nervos do animal.

Há cerca de dois anos a imagem de uma pasta rosa semelhante a sorvete foi divulgada na web sob a afirmação de que era o material dos nuggets. Depois disso, um vídeo do Mc Donalds mostrou o processo de feitura dos steaks empanados da rede de fast food para esclarecer as dúvidas sobre os nuggets.

É válido reforçar que realmente existe crueldade no trato de animais por parte da indústria alimentícia, isso não está em discussão nesse desmentido. Mas não podemos generalizar acontecimentos e repassar informação errada, mesmo que em prol de boas causas. Queira ou não queria comer nuggets, nossa velha máxima é a mesma: pesquise antes de ajudar a compor 230 mil compartilhamentos de uma informação sem checagem.