Hoax – Limão congelado cura câncer e é mais forte que quimioterapia

By | 23/07/2013
Limão congelado cura câncer, diz boato

Limão congelado cura câncer, diz boato

Boato – Ralar limão congelado e colocar nas refeições ajuda na cura do câncer. Fruta seria mais forte que quimioterapia e não dá efeitos colaterais.

Dicas de saúde eram transformadas em boatos muito antes do advento da internet. Porém, é inegável que as redes sociais reinventaram o modo de repassar as “dicas da vovó” para outras pessoas. Também potencializou a divulgação de muitas histórias sem pé nem cabeça.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org

No caso citado nesta postagem, a dica é congelar limões, ralá-los e colocá-los na comida. De acordo com o texto, que cita como fonte uma “amiga da Universidade de Kirche” (que seria na Alemanha) que tinha câncer e melhorou após comer limão congelado.

A mensagem cita muitas vantagens sobre o uso da fruta como remédio: ela teria efeitos 10 mil vezes mais fortes do que a quimioterapia, não traria efeitos colaterais (como a queda de cabelo), curaria infecções e ainda daria um novo sabor na comida.

O texto, que pode ser visto ao aqui, é gigantesco, escrito em português de Portugal e tem características de hoax: erros de ortografia, palavras escritas em caixa alta e exageros nos pontos de exclamação.

Apesar de o limão ser uma fonte de vitamina C, não há nenhuma prova científica de que ele pode curar câncer. Uma rápida busca na internet acha, no máximo, alguns artigos que dizem que o alimento poderia ajudar a prevenir o câncer. Mas tudo ainda está em fase de estudos.

O UOL, inclusive, fez um artigo em janeiro deste ano no qual especialistas desmentem que o limão poderia curar o câncer. Ou seja, a dica é, até que se prove o contrário, falsa. É importante ficar ciente nessas informações porque um mau procedimento na cura de uma doença grave como o câncer pode ser fatal.

Nunca é demais lembrar: quando você ver mensagens como essa na internet, procure se informar com uma rápida busca no Google, em sites de notícias ou locais especializados em desmentir boatos.

Leia o texto que afirma que limão congelado cura câncer

30 thoughts on “Hoax – Limão congelado cura câncer e é mais forte que quimioterapia

  1. Leocir Salvini

    Minha mâe esta con cancer no utero meu pai já morreu de cancer no pancreas e por acretitar somente na medicina não pudemos fazer muito pelo meu pai mas agora com a minha mãe vamos tentar as curas alternativas claro junto com a quimioterapia vamos começar hoje mesmo a usar na alimentação de minha mãe o limão

    Reply
  2. Antonio Roberto Arantes Barreto

    O Limão cura sim, eu tinha HPB (prostata) e o urologista me receitou tomar o euprostatin mas o mesmo estava me deixando meiu zonzo quando tomava, passei a evita-lo e comecei tomar um copo de agua (não gelada) pela manhã em jejum com um limão espremido e usando tambem a casca ralada (não precisa ser congelado) e nunca mais senti nada. Falam em congelar o limão para facilitar a ralação do mesmo mas sem congelar é bem facil e para espremer é o ideal.Só que tem um porem: EU TOMO MESMO TODO DIA-NÃO TEM ESSE NEGÓCIO DE FALAR: ah hoje esqueci.
    O limão cura inclusive alergias. Bom, cada caso é um caso-Espero ter ajudado

    Reply
  3. Udilson Darci Ramos

    Eu tenho um vizinho que estava com cancer e começou a fazer quimio,mas alguem mandou que ele tomasse cha de graviola. Ele seguiu o conselho e após 9 seções de quimioterapia o medico falou que estava liberado. Terá sido pela quimio ou pela graviola a cura ? Tive 3 parentes que fizeram quimio por quase um ano e não resistiram, Passei a tomar suco de limão,há duas semanas,misturado no suco de laranja pela manhã, hoje comprei um ralador e amanhã começarei a usar o limão congelado.
    Udilson Ramos

    Reply
  4. Irene de Fatima

    Oi Marcia! Descobri um tumor no cérebro e fiz a cirurgia. Tb estou tentando de td e estou fazendo a receita do limão congelado e ralado. Estou fazendo a radioterapia, orando muito tb e pedindo a Deus que me cure. Um beijo para a sua irmã e melhoras para ela. Fica com Deus.

    Reply
  5. Gilberto Camargo

    O limao pode ate nao curar o cancer mas o que ele traz be beneficios pra saude e inacreditavel,digo porque sou um consumidor desde a infancia tenho 53 anos e tenho uma saude de ferro,aconselho o consumo desta frutinha mesmo para o cancer em alguma coisa vai ajudar sim,nao vai ter custo nenhum.

    Reply
  6. Samir Dunkglin Bassis

    Porque será que a indústria, principalmente a famacêutica, jamais irá admitir que qualquer remédio caseiro que se mostre tão “milagroso” tenha qualquer propriedades de cura? Porque não temos notícias de laboratórios empenhados em pesquisar as propriedades de alimentos naturais? Seria por medo de ter seus lucros drasticamente reduzidos caso se comprovasse o que a sabedoria popular conhece ha milênios? Antes que alguém “corra” em defesa da “ciência da indústria farmacêutica” quero ressaltar que estou apenas questionando e não fazendo qualquer afirmação.
    Vivi a infância em fazendas no interior do goiás. Muitas vezes, vi pessoas sendo tratadas com remédios feitos à base de cipós e ervas. Um deles, chamado Raiz de Mirombo (nome popular) é um poderoso anti-inflamatório. Tão potente que se misturado a meio litro de alcóol comum e aplicado topicamente, reduz na hora a dor e o inchaço de picadas de formigas. Em poucos minutos o local da picada fica apenas com a cicatriz deixada pelo inseto, sem vermelhidão ou inchaço. Isso eu vi. Sendo assim, creio que não se deve desprezar o conhecimento popular. Não sem antes colocá-lo à prova. Óbvio que, no caso de um câncer, pelo menos por enquanto, é melhor confiar nos tratamentos convencionais. Mas adianto que, já ouvi relatos (ainda não presenciei) de pessoas que foram curadas de várias doenças (inclusive do câncer) apenas fazendo uso de ervas.

    Reply
  7. Lílian

    Putz! Lendo esses comentários acabo de comprovar meu desgosto com a imbecilidade humana. Preferem acreditar em boatos ao invés de fontes sérias. Adoram uma teoria da conspiração, andam assistindo filmes ruins demais. Nem sabem escrever direito, mas sabem a cura do câncer. Aff!

    Reply
    1. Luciano

      O que você chama de “fonte confiável”.?

      Reply
  8. Gilvandi de Almeida costa

    Ainda que tudo o que se escreveu a respeito do limão seja uma verdade, não nos esqueçamos de que as pessoas que estão a serviço dos grande laboratórios vão tentar de toda a forma impedir que as potencialidades do limão sejam reveladas.

    Ou os grandes laboratórios não querem ver mais pessoas doentes e necessitando dos seus medicamentos? Ah, não ?

    Reply
  9. dinis da Graca

    Meu irmao que sofre de cancer do colon estava mesmo nas ultimas principalmente por causa da quimoterapia. Ja nao tinha paladar da comida e por isso era dificil engolir . Depois de usar o limao dissolvido num copo de agua pela manha, recupreou o paladar e o apetide e hoje faz uma vida quase que normal>

    Reply
  10. lucia.f

    na minha cocha saiu um caroço, fui ao medico ele disse que não era nada era só um lobinho, eu pesquisei na internet, para que serve o limão.mandou que o limão cura tumores, e pode curar câncer, assisti um vídio na internet que o limão é mais forte do que a quimioterapia porque distróias células cancerija. então comecei a tomar limonada de limão cravo todos os dias porque no quintal da minha casa tem um pé manerei na carne vermelha como mais carne branca e verduras já diminuiu bem o caroço, primeiramente graças a DEUS e o limão.

    Reply
  11. luiz

    SE cura o câncer não se pode provar ainda, mas tenha certeza de uma coisa a fruta é extremamente gostosa e realça o sabor dos alimentos. Tenham certeza de uma coisa um limão por dia não fara tanto mal como um copo de refrigerante por dia… mas como o refrigerante é uma fonte maravilhosa de dinheiro poucos falam a respeitos dos efeitos do refrigerante no organismo… então entre uma limonada natural e o refrigerante…

    Reply
  12. julieta weber

    Eu acredito muito no limao e outras plantas naturais eu sofri muito com azia estou tomando o limao estou me sentido muito bem graças o limao ,e assim ele pode fazer outras curas.

    Reply
  13. emerson

    Realmente o limão não cura o cançer mas previne , vamos acordar minha gente essa raça ruim quer é vender remédios pra gente , consumam sim um limão por dia puro ou com agua ter esse habito pode evitar sofrimentos futuros com doenças desse tipo , e mais cultivem pensamentos e emoções boas isso também influencia no nosso corpo , isso é verdade não importa o que digam por ai , pra tentar te vender alguma coisa .

    Reply
  14. pedro avelino pereira

    Se sol causase canse de pele, meu pai teria morrido de canse, pois ele trabalhou na lavoura a vida toda.O que eles querem é vender protetor solar.

    Reply
  15. Meg

    A ciência até hoje não comprovou a cura de doenças por nenhum remédio caseiro. Isso é fato! simplesmente pq não é interessante do ponto de vista financeiro.
    Eu penso que na natureza tem sim, a cura para todas as doenças. Deus é perfeito! Ele criou todos os meios de vida e sua conservação.
    Se analisarmos de forma mais criteriosa, existe centenas, talvez milhões de medicamentos cuja base seja de algum vegetal, ou animal. Ex. a medicação biológica Infliximabe (medicamento para doença de Crhon), é feita a partir das células de camundongos, e custa em torno de 5 mil a ampola de 100ml. É claro que não vamos sair por aí comendo os ratinhos rsrsrs o que estou dizendo é que esse medicamento extremamente caro é feito com princípio animal, ou seja, da natureza.
    Outro exemplo é a autohemoterapia, um tratamento feito com a retirada do nosso próprio sangue e injetado imediatamente no nosso músculo. A medicina nunca comprovou. E pq? pq é de graça. Eu mesma fiz autoemoterapia por um período curto, e nesse período não tive as dores de cabeça que sempre me incomodaram, nem gripe eu tive.
    Isso sem falar nos cosméticos feitos a partir de vegetais.
    Então, não duvido que o limão usado dessa forma possa curar o câncer. É lógico que os pacientes devem sim se tratarem com médicos, mas não custa tentar.
    Eu penso que Deus nos oferece todas as formas de cura. Pode ser que seja apenas prevenção; mas quem sabe daqui uns anos, estaremos sendo notificados de que o limão congelado previne o câncer, assim como já foi cientificam. comprovado que o tomate tem substâncias que previnem o câncer de próstata.
    O meu limão já está no freezer e não tenho vergonha de dizer que vou tentar.

    Reply
    1. Rita

      o meu também e é uma delícia coloco até na minha água pra tomar, na salada muito bom faço isso e uso minha fé com Deus, minhas orações e tenho certeza que valerá a pena, como já disseram mal não faz

      Reply
  16. Andreia

    Gente, se ainda não foi provado que cura o câncer, já foi provado que é rico em vitamina C, além do mais, fica uma delícia na salada. Cada pessoa precisa se conhecer, nada em exagero, mas vale a pena experimentar.

    Reply
  17. Joao Goiânia

    Sem pé nem cabeça e sermos refém da industria farmacêutica que usa como matéria prima as substâncias naturais da natureza e esconde tudo o que é de bom para a saúde e que poderíamos ter no quintal.
    Sem pé nem cabeça é saber que a vitamina C poderia resolver MUITOS PROBLEMAS de saúde e que seu custo é de 10 a 20 centavos de reais para produzir os tubinhos que são vendidos a mais de 7 reais. Que seria uma forma da população mais pobre estabelecer um equilíbrio alimentar e diminuiria o que o governo gasta para atender as pessoas por deficiências de vitaminas e outros substâncias encontradas nos alimentos. Desafio a QUALQUER UM provar que isto não é verdade (a vitamina C).
    Sem pé nem cabeça é ver a industria farmacêutica criar TRATAMENTO e não CURA para ter por mais tem seus consumidores. E ver a indústria farmacêutica com seu monopólios sobre fórmulas e cobrar por seus remédios FORTUNAS e que está fortuna em sua grande maioria é 10 vezes mais que o preço já com lucro escorchante.
    Com se vem desmentir o remedinho da vovó e interessante também mostra o que se tem de experiência científica provando que a dica não vale.
    E como alguém já disse aqui, abuse do limão, mal ele não vai fazer.

    Reply
    1. julyfrct ferreira

      Concordo, a indústria farmacêutica é tão FDP que não informa por exemplo que o sol não causa câncer de pele, e sem ele não podemos sintetizar vitamina D, sem vitamina D podemos ter vários problemas de saúde, muitas pessoas tem carência de vitamina D !! E oque vemos é a tv e as revistas informarem sempre que não podemos sair de casa sem protetor solar, que devemos usar mesmo em dias nublados, e a maioria das pessoas trabalham em lugares fechados, e só saem do trabalho á noite, e todas estas pessoas vão ter algum problema de saúde relacionado com a falta de vitamina D!E o pior é que o tal protetor solar também nos faz mal!!E adivinha oque podemos fazer para não ter queimaduras solares?Nossa pela é o maior órgão do corpo, se quer que ela seja mais saudável e resistente ao sol, como apenas comida natural, carne, frutas, verduras, ovos, muita água!!E se for se expor por muito tempo no sol, depois de 40 min no sol, pode passar óleo de coco, ou abacate, que também tem fator de proteção e é natural.Outra coisa, ovo não faz e nunca fez mal á saúde, não causa colesterol !!Agora as porcarias que industrializadas são para você ficar doente, obeso e comprar mais remédios!!

      Reply
    2. Eduardo

      O fato é que isto é uma mentira! se fosse tão fácil assim não haveria tantas pessoas sofrendo com esta doença, além do mais fica criando falsas expectativas.

      Reply
  18. Claudemyr cordeiro

    A midia e isso ai, so querem ganhar din heiro do povo, colocamos uma coisa na cabeca, tudo que vem na naturesa e de deus, tudo que vem de deus e maravilhoso e faz bem, sendo ou nao cura cancer o limao,isso nao sepende dele, Mai’s sim de deus, pois so ele sabe nossa hora de partida, e nao e um cancer que vai te matar, mais deus sabe de todas as coisas e cientistas pra mim, querem ser em deus e isso nunca vai acontece, FICA ai a dica, buscar primeiro o reino de deus, e as outras coisas, seram acresentadas!!!

    Reply
    1. Ozilene Cabral

      Belas palavras Claudemyr DEUS acima de tudo

      Reply
  19. Marcia Lopes

    Não custa usar o limão nas refeiçoes, se não fizer bem, mal tbm não vai fazer…alem do que é muito gostoso e eu acredito no poder de cura do limão para muitas coisas e posso passar a receitinha se quiserem…experiencia própria….usem limão na alimentação que ninguem vai se arrepender…no minimo vai deixar tudo muito mais gostoso

    Reply
    1. Luísa Cordeiro

      É preciso ter cuidado com a falta de equilíbrio. Como excelente fonte de vitamina C, que é um ácido, pode causar sérios danos ao sistema digestivo se ingerido em excesso. Realmente pode fazer muito mal à saúde…

      Reply
    2. Marcinho

      Marcia, você pode até usar maconha na alimentação, desde que de forma comedida. Tudo em excesso faz mal.

      Reply
    3. lúciã

      isso mesmo não custa tentar,só conseguimos as coisas na vida se tentarmos!

      Reply
    4. Amanda

      Marcia Lopes me passa a receita do limão.
      Obrigada !

      Reply
    5. cristina silva

      Oi Marcia Lopes, boa tarde. Minha irmã está com um tumor no cérebro e ifelizmente nao vai poder fazer cirurgia, então fiquei sabendo da reportagem à respeito do limão congelado. Se você puder me mandar receitas para que possamos fazer, para quem sabe, ajudar no tratamento dela fico muito agradecida. Obrigada,

      Cristina Silva

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *