Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Fumar narguilé é como fumar 100 cigarros?

Fumar narguilé é como fumar 100 cigarros?

Boato – Post na internet levanta suspeitas sobre tese de que uma rodada de uma hora do cachimbo oriental equivale a fumar 100 cigarros.

Assim como Palmeiras e Corinthians vivem às turras, como há quem acredite que Capitu traiu Bentinho e quem defenda que não, discussões sobre narguilé e o cigarro geram ânimos exaltados de ambos os lados.

Fumar narguilé equivale a fumar 100 cigarros
Fumar narguilé equivale a fumar 100 cigarros

Segundo uma pesquisa feita pela Organização Mundial de Saúde, o narguilé reúne substâncias tão maléficas à saúde quanto o cigarro e que são ingeridas em alta quantidade. Narguilé equivale a fumar 100 cigarros comuns. O Ministério da Saúde aproveitou e fez um postes (já há algum tempo) apontando que fumar narguilé vale 100 cigarros. Paira sobre muita gente a dúvida: fumar narguilé realmente equivale a 100 cigarros?

A campanha fez com que uma postagem no Facebook se manifestasse contra a premissa. O post já recebeu mais de 15 mil curtidas e 20 mil compartilhamentos, adeptos do narguilé apontam que o cachimbo reúne 5 substâncias maléficas à saúde. Bem menos que as 4 mil do cigarro tradicional. Leia trecho:

GALERA LEIAM ISSO E MOSTRE PARA PARENTES QUE FALAM MERDA DE VOCÊ FUMAR O SEU NARGUILE E POR FAVOR COMPARTILHEM

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Vamos lá, então como muita gente sabe cada cigarro tem mais de 4.500 substâncias, incluindo 60 agentes cancerígenos conhecidos. Já a essência usada no arguile é composta por mel, essência que é o “sabor”, glicerina que faz gerar a fumaça e o fumo que em alguns contém nicotina (Essências de pedra são livres de nicotina, alcatrão e tabaco), no processo de combustão do carvão com pólvora é liberado o monóxido de carbono (CO). Resumindo são apenas cinco substâncias, para os fumos tradicionais.

Comparação da nicotina: a maioria dos cigarros contém até 10mg de nicotina, porém cada tragada o fumante absorve de 1mg a 2mg, vamos supor que um fumante absorva 1mg de nicotina X 20 unidades que é a quantidade de cigarros em uma carteira, o que dá 20mg de nicotina. Enquanto uma caixa de essência de arguile com peso total de 50g tem 0.5mg de nicotina para caixa toda.

Circula pela internet e na mídia a informacão (incompleta) que 1 hora de arguile se compara a 100 cigarros, pois bem, NENHUMA pesquisa diz que o malefício é igual, pois o que equivale é apenas a quantidade de fumaça, a informacão completa seria: a quantidade de fumaça inalada por 1 hora de arguile equivale a quantidade de fumaça de 100 cigarros, sem contar que mais de 80% da fumaça produzida no arguile é apenas agua e glicerina.

 

Arguile faz mal sim. Principalmente para quem costuma usar fumo e carvão de má qualidade. Mas comparado ao cigarro, faz muito menos, pois além de não ter tantas substâncias tóxicas quanto o cigarro, no arguile o fumo é esquentado e dai retirado a sua essência, não sendo queimado diretamente como o cigarro.

A postagem, um tanto quanto bem escrita deixou as pessoas com dúvidas. Será que o narguilé é inofensivo então? Ou ainda: será que fumar narguilé equivale a 100 cigarros? As respostas são sim e depende do ponto de vista, respectivamente.

Antes que você saia correndo e fume narguilé por horas tranquilamente saiba que ele não é tão inofensivo quanto aparenta ser na postagem acima. A postagem afirma que há apenas cinco substâncias no narguilé, mas não leva em conta que as substâncias são feitas de outras substâncias. Ou você acha que “fumo” é só “fumo”? Neste texto, o INCA alerta que, assim como todos produtos derivados de tabaco, o narguilé tem 4.700 substâncias, algumas delas cancerígenas.

Sobre o ponto de um narguilé equivale a 100 cigarros, pense bem antes de você sair fumando 5 maços em uma noite. Se formos levar em conta o quesito inalação de fumaça, a resposta é sim. Vale lembrar que uma sessão de narguilé pode durar horas e “uma fumada” de cigarro dura minutos. Se você for fumar por uma hora vai inalar o mesmo de fumaça. Além disso, em termos de nicotina dá no mesmo fumar um ou outro.

Neste sentido, dá para admitir que o marketing dos “100 cigarros” é um pouco exagerado e não muito preciso. Também não vale muito dizer que o narguilé é a solução para quem quer fumar e não prejudicar a saúde. Enfim, o mais saudável é não fumar nada. Esse é o fato.

PS: esse artigo foi uma sugestão do leitor Sandro Anderson. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.