Furar o dedo com uma agulha salva a vida de quem está tendo um AVC (derrame) #boato

Boato – Se você identificar que uma pessoa está tendo um AVC, fure os dedos dela com uma agulha e aguarde 5 minutos. Isso irá salvar a vida dela.

Tratamentos homeopáticos para curar ou retardar sintomas estão em alta hoje em dia. Reiki, Shiatsu, Acupuntura, liberação dos chácaras, água de cheiro com efeito placebo, enfim, o que não falta são opções para quem não gosta muito das “vias comuns” da medicina.

E, na internet, onde tudo se posta e tudo se compartilha, o que não faltam são novas técnicas para “ajudar” aqueles que buscam métodos distintos de lidar com as situações. Um exemplo ótimo é o caso que comentaremos hoje, que junta “dicas” de primeiros socorros com um “tratamento” diferenciado, por assim dizer.

Segundo uma história que só no Facebook já foi compartilhada mais de 360 mil vezes, quando uma pessoa estiver tendo um AVC (também conhecido como derrame) é possível salvá-la com uma simples atitude: furar os dedos da vítima com uma agulha. Pois sim, a publicação vem até acompanhada de um vídeo explicativo comentando o passo a passo na hora de aplicar os primeiros-socorros em uma vítima de derrame. Confira:

Uma agulha pode salvar a vida de um paciente que está tendo um acidente vascular cerebral (AVC), o popular derrame. Isso é o que garante uma técnica herdada da milenar medicina chinesa. Tem muito artigo por aí na internet dizendo que esta técnica não funciona, que é um absurdo, uma mentira. No entanto, esses artigos foram escritos por pessoas sem nenhum conhecimento sobre medicina chinesa. […]

1.Segure a agulha no fogo para esterilizá-la e usá-la para picar a ponta de todos os 10 dedos. Não há necessidade de perfurar um ponto específico (como na acupuntura); deve-se fazer apenas um furinho a poucos milímetros da unha. 2. Realize os furos de modo que o sangue saia. 3. Se o sangue não começar a sair, aperta a área para que ele possa fluir. 4. Quando todos os 10 dedos começarem a sangrar, espere alguns minutos e você vai ver que a vítima pouco a pouco melhorará. […]

Furar o dedo com uma agulha salva a vida de quem está tendo um AVC (derrame)?

Apesar do compartilhamento em massa, e da boa intenção por trás dessa história (vamos dar ao caso o benefício da dúvida), sinto informar que nada disso é verdadeiro. Furar com uma agulha o dedo de uma pessoa que está tendo um AVC não ajuda em nada, muito pelo contrário pode até piorar a situação. Vamos entender por que.

Primeiro ponto a destacar, identificar os sintomas de um AVC não é fácil. Muitas vezes os sintomas são sutis, como confusão mental, lerdeza e perda temporária da visão. E, geralmente, um derrame só é identificado de fato uma vez que a pessoa com os sintomas é levada ao hospital e faz uma tomografia.

Além disso, a primeira indicação médica para casos de suspeita de AVC é que a pessoa seja imediatamente levada ao hospital. O tempo é crucial para reverter o quadro e demorar atrapalha bastante as chances de recuperação. É o que explica um neurologista nesse link. Sabendo disso, perder tempo furando os dedos da pessoa com uma agulha parece ainda mais surreal.

Junte-se a isso o fato de que, no caso de um AVC, o ideal é estressar o menos possível o indivíduo. Afinal, o estresse também piora o quadro. Então, pensem no quanto não cabe na situação essa história de parar e furar os dedos da pessoa e ainda ter que esperar 5 minutos enquanto os dedos dela sangram (oi?).

E mais, essa história já foi refutada por especialistas, inclusive anos atrás quando uma conversa do tipo começou a circular pela internet. Para fechar, a suposta “técnica que salva vidas” vem da mesma fonte que não faz muito tempo publicou que cheirar pum prolonga a vida das pessoas, história que nós também já esclarecemos. Precisa dizer mais?

Depois de tudo, fica fácil concluir que furar os dedos com uma agulha salva a vida de quem está tendo um AVC é uma grande balela. Não tem fundamento científico, já foi desmentido por médicos e só atrasa as chances da pessoa ser atendida devidamente em um hospital. Portanto, essa história é uma daquelas que só deve ser entendida de uma forma: com saúde não se brinca, não vou compartilhar.

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitoras do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164.

3 comentários em “Furar o dedo com uma agulha salva a vida de quem está tendo um AVC (derrame) #boato

  • 20/06/2018 em 15:40
    Permalink

    A graça e a paz do SENHOR JESUS CRISTO.
    Esses anúncios do site boatos.org deveriam também serem investigados pelo próprio site antes de serem divulgados.
    Esses anúncios fazem o site perder credibilidade.
    Que me dizem disso?
    Muito obrigado
    JESUS te ama muito
    DEUS abençoe e proteja.

    Resposta
  • 17/04/2018 em 01:06
    Permalink

    O vídeo é tão bem feito que passa credibilidade. É lamentável!

    Resposta
  • 13/04/2018 em 01:06
    Permalink

    Quem inventou uma história perigosa dessas deveria ficar preso e incomunicável! Imagina, mais de 360 mil compartilhamentos de uma sugestão absurda que ainda pode piorar a situação por atrasar o socorro.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)