Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Comer frutas de estômago vazio evita o câncer #boato

Comer frutas de estômago vazio evita o câncer #boato

Boato – E-mail informativo ensina tratamento de câncer a base de frutas, basta comê-las de estômago vazio. Quem criou foi o eminente Dr. Stephen Mak.

Saúde é coisa séria, bem que dizem por aí. Na internet, nas conversas de bar, no café, no papo pós-almoço de domingo, alguém sempre puxa um assunto que tem a ver com saúde. E aí, quase sempre ligado a esse tema está o tópico “comida” e com ela as discussões sobre a melhor forma de ingeri-la.

Boato afirma que comer frutas de estômago vazio evita o câncer
Boato afirma que comer frutas de estômago vazio evita o câncer

Ou seja, é um ciclo que parece dominar as conversas do século XXI: diga-me o que e como você come, e te direi quão saudável você é. Seguindo esse raciocínio, fica fácil entender o sucesso que tem feito a história da qual falaremos hoje.

Uma espécie de corrente tem sido compartilhada nas redes sociais afirmando que comer frutas de estômago vazio é a chave para combater o câncer. Segundo as informações repassadas, ingerir frutas de estômago vazio não só facilitam a digestão correta como permitem absorção das boas propriedades desses alimentos, e é aí que está o “milagre”. Confira no texto:

Gente essa matéria vale muito a pena ler. Comer fruta de estômago vazio. Isto abrirá os seus olhos! Lê a mensagem até ao fim; e depois, manda para os outros na tua lista de amigos como eu fiz contigo! Dr. Stephen Mak trata de doentes com cancro terminal de uma forma “não ortodoxa/menos comum” e muitos paciêntes recuperam. Antes, ele usava energia Solar para eliminar a doença dos seus pacientes. Ele acredita no tratamento natural contra doenças no corpo. Vê o seu artigo abaixo.

“É uma das estratégias para curar o cancro. Ultimamente, a minha taxa de sucesso é de 80 %. Pacientes com cancro não devem morrer. A cura para o cancro já foi encontrada – está na forma como comemos fruta. Isso é, quer acredites ou não. Fico sentido pela morte de centenas de pacientes através do método convecional. Todos nós pensamos que comer fruta significa comprar fruta, cortar e pormos nas nossas bocas. Não é assim tão facil como pensamos. É importante saber como e quando comer as frutas. Qual é a forma correta de comer fruta? Significa não comer as frutas depois das refeições!

Frutas devem ser comidas de Estômago vazio. Se comeres fruta de estômago vazio, elas terão um papel maior na desintoxicação do teu sistema, fornecendo-te com muita energia para perderes o peso e outros bens de saúde. As frutas são os alimentos mais importantes. 

Digamos que tu comes duas fatias de pão e depois uma fatia de fruta. A fatia de fruta está pronta a ir directo aos intestinos através do estômago, mas é impedida de ir devido ao pão que comeste antes da fruta. Enquanto isso, a comida toda de pão e fruta apodrece e fermenta, tornando-se em ácido. No minuto que a fruta entra em contacto com a comida no estômago e sucos digestivos, a massa inteira de comida começa a estragar o seu efeito. Portanto, por favor, come a tua fruta de estômago vazio ou antes das refeições!

 

Comer frutas de estômago vazio evita o câncer?

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Antes de mais nada, vamos esclarecer que a notícia (se é que podemos chamar assim) era muito maior. Editamos por motivos de seleção de baboseira, deixando apenas a parte mais relevante. É importante saber apenas que o restante do texto falava das propriedades de algumas frutas e colocava até a ingestão de água nas refeições no meio de tudo – resumindo, uma confusão.

Feito isso, agora é a hora de informar que essa história de que comer frutas com estômago vazio evita o câncer é mentira. “Ah, mas por quê?” Simples, não existe um estudo sequer que comprove essa afirmação.

Além disso, o que essa corrente traz é uma junção de nomes e versões de criadores de dietas que apareceram ao longo dos anos. O Dr. Hebert Shelton, por exemplo, é um famoso educador alimentar que morreu em 1985. Ele ficou bastante conhecido por defender a naturopatia (sistema baseado na cura pela natureza), mas nunca foi médico de fato. Inclusive foi preso várias vezes por atender sem licença médica.

E mais, conforme investigações feitas pelo site gringo de desmentidos Snopes, versões diversificadas desse mesmo e-mail aparecem na internet desde 2001, pelo menos. A origem do e-mail que circula desde então é um artigo chamado “O jeito correto de comer fruta” [tradução livre], escrito em 1998.

Sobre o Dr. Stephen Mak que alega ter 80% de sucesso no tratamento do câncer apenas com a ingestão de frutas, não encontramos nada além de menções a ele em republicações desse e-mail. Em diferentes idiomas, inclusive. Ou seja, muito provavelmente esse homem nem exista.

Por fim, apenas lembrando, câncer é um termo genérico que abrange dezenas de tipos diferentes da doença. É improvável que exista um método capaz de evitar todos os tipos de câncer. Aliás, é nesse fator (a multiplicidade) que reside um dos principais desafios para encontrar uma cura.

Portanto, comer fruta de estômago vazio não evita essa doença tão séria, essa história é #boato. E em tempo, comer frutas de estômago vazio não tem problema e se comer com algo mais no estômago, tudo certo também. O importante é comer frutas.

PS: Esse artigo foi uma sugestão da leitora Luciana Monteiro e diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou WhatsApp, no telefone (61) 99331 6821.