Comer frutas de estômago vazio evita o câncer #boato

Boato – E-mail informativo ensina tratamento de câncer a base de frutas, basta comê-las de estômago vazio. Quem criou foi o eminente Dr. Stephen Mak.

Saúde é coisa séria, bem que dizem por aí. Na internet, nas conversas de bar, no café, no papo pós-almoço de domingo, alguém sempre puxa um assunto que tem a ver com saúde. E aí, quase sempre ligado a esse tema está o tópico “comida” e com ela as discussões sobre a melhor forma de ingeri-la.

Boato afirma que comer frutas de estômago vazio evita o câncer
Boato afirma que comer frutas de estômago vazio evita o câncer

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org
Siga o Boatos.org no Twitter:
Envie uma mensagem com a palavra #boato para (61) 99331-6821 e agende este número no seu telefone para receber as nossas atualizações gratuitamente no WhatsApp

Ou seja, é um ciclo que parece dominar as conversas do século XXI: diga-me o que e como você come, e te direi quão saudável você é. Seguindo esse raciocínio, fica fácil entender o sucesso que tem feito a história da qual falaremos hoje.

Uma espécie de corrente tem sido compartilhada nas redes sociais afirmando que comer frutas de estômago vazio é a chave para combater o câncer. Segundo as informações repassadas, ingerir frutas de estômago vazio não só facilitam a digestão correta como permitem absorção das boas propriedades desses alimentos, e é aí que está o “milagre”. Confira no texto:

Gente essa matéria vale muito a pena ler. Comer fruta de estômago vazio. Isto abrirá os seus olhos! Lê a mensagem até ao fim; e depois, manda para os outros na tua lista de amigos como eu fiz contigo! Dr. Stephen Mak trata de doentes com cancro terminal de uma forma “não ortodoxa/menos comum” e muitos paciêntes recuperam. Antes, ele usava energia Solar para eliminar a doença dos seus pacientes. Ele acredita no tratamento natural contra doenças no corpo. Vê o seu artigo abaixo.

“É uma das estratégias para curar o cancro. Ultimamente, a minha taxa de sucesso é de 80 %. Pacientes com cancro não devem morrer. A cura para o cancro já foi encontrada – está na forma como comemos fruta. Isso é, quer acredites ou não. Fico sentido pela morte de centenas de pacientes através do método convecional. Todos nós pensamos que comer fruta significa comprar fruta, cortar e pormos nas nossas bocas. Não é assim tão facil como pensamos. É importante saber como e quando comer as frutas. Qual é a forma correta de comer fruta? Significa não comer as frutas depois das refeições!

Frutas devem ser comidas de Estômago vazio. Se comeres fruta de estômago vazio, elas terão um papel maior na desintoxicação do teu sistema, fornecendo-te com muita energia para perderes o peso e outros bens de saúde. As frutas são os alimentos mais importantes. 

Digamos que tu comes duas fatias de pão e depois uma fatia de fruta. A fatia de fruta está pronta a ir directo aos intestinos através do estômago, mas é impedida de ir devido ao pão que comeste antes da fruta. Enquanto isso, a comida toda de pão e fruta apodrece e fermenta, tornando-se em ácido. No minuto que a fruta entra em contacto com a comida no estômago e sucos digestivos, a massa inteira de comida começa a estragar o seu efeito. Portanto, por favor, come a tua fruta de estômago vazio ou antes das refeições!

 

Comer frutas de estômago vazio evita o câncer?

Antes de mais nada, vamos esclarecer que a notícia (se é que podemos chamar assim) era muito maior. Editamos por motivos de seleção de baboseira, deixando apenas a parte mais relevante. É importante saber apenas que o restante do texto falava das propriedades de algumas frutas e colocava até a ingestão de água nas refeições no meio de tudo – resumindo, uma confusão.

Feito isso, agora é a hora de informar que essa história de que comer frutas com estômago vazio evita o câncer é mentira. “Ah, mas por quê?” Simples, não existe um estudo sequer que comprove essa afirmação.

Além disso, o que essa corrente traz é uma junção de nomes e versões de criadores de dietas que apareceram ao longo dos anos. O Dr. Hebert Shelton, por exemplo, é um famoso educador alimentar que morreu em 1985. Ele ficou bastante conhecido por defender a naturopatia (sistema baseado na cura pela natureza), mas nunca foi médico de fato. Inclusive foi preso várias vezes por atender sem licença médica.

E mais, conforme investigações feitas pelo site gringo de desmentidos Snopes, versões diversificadas desse mesmo e-mail aparecem na internet desde 2001, pelo menos. A origem do e-mail que circula desde então é um artigo chamado “O jeito correto de comer fruta” [tradução livre], escrito em 1998.

Sobre o Dr. Stephen Mak que alega ter 80% de sucesso no tratamento do câncer apenas com a ingestão de frutas, não encontramos nada além de menções a ele em republicações desse e-mail. Em diferentes idiomas, inclusive. Ou seja, muito provavelmente esse homem nem exista.

Por fim, apenas lembrando, câncer é um termo genérico que abrange dezenas de tipos diferentes da doença. É improvável que exista um método capaz de evitar todos os tipos de câncer. Aliás, é nesse fator (a multiplicidade) que reside um dos principais desafios para encontrar uma cura.

Portanto, comer fruta de estômago vazio não evita essa doença tão séria, essa história é #boato. E em tempo, comer frutas de estômago vazio não tem problema e se comer com algo mais no estômago, tudo certo também. O importante é comer frutas.

PS: Esse artigo foi uma sugestão da leitora Luciana Monteiro e diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou WhatsApp, no telefone (61) 99331 6821.

33 comentários em “Comer frutas de estômago vazio evita o câncer #boato

  • 17/05/2017 em 17:49
    Permalink

    Vegetais, o alimento humano, crus, para melhor desempenho. É melhor prevenir do que remediar.

    Resposta
  • 17/05/2017 em 17:40
    Permalink

    Ai…pessoal, tds sabemos q uma alimentação saudável e à base de frutas tem tudo a ver com uma velhice mais tranquila , tbm sabemos que a indústria farmacêutica, assim como a de bebidas e cigarros precisam sobreviver…afinal milhares de pessoas dependem de suas produções e vendas…logo cabe a cada um a decisão de cuidar de si da melhor forma q achar e absorver o q mais encontrar de lógica e comprovações nesses tipos de informações; mesmo porque um organismo reage diferentemente do outro…Boa sorte a tds em suas escolhas…

    Resposta
  • 17/05/2017 em 17:20
    Permalink

    Há aproximadamente 15 anos atrás recebi este e-mail. Há poucos dias recebi novamente, só que desta vez via whatsapp.
    Acho impressionante como um idiota perde tempo escrevendo baboseiras, inventando teorias, etc.
    Mais impressionante ainda são as pessoas que simplesmente retransmitem essas porcarias sem checar.

    Resposta
    • 15/07/2017 em 22:12
      Permalink

      O sr deve sê dono de de laboratório, para falar sobre isso!

      Resposta
  • 08/05/2017 em 14:43
    Permalink

    Veja bem amigo. Mais fantasioso e acreditar que a indústria farmacêutica tem interesse em curar alguma doença, o único intuito desta indústria é “tratar” doenças, inclusive câncer que movimenta bilhões todo ano vendendo tratamento para todos os governos do mundo. E estes gastam milhões em pseudo pesquisas e propaganda para tentar provar que tratamentos alternativos não dão resultado, compram e corrompem institutos de pesquisas, pesquisadores e universsidades, médicos como o Tal Drauzio Varela para manipular a opinião pública. Não é atoa que em quase todos os países e proibido fazer tratamentos alternativos para o câncer. E vc acha que isso é para protejer o paciente ou a indústria do câncer??? um dos poucos países onde não é proibido é no México, e é onde existe um hospital que pratica a medicida de Max Gerson e tem uma taxa de cura superior à 40% para pacientes terminais, agora pesquise qual é a taxa de cura definitiva com quimio, rádio e cirurgia, menos de 17% se não me engano. E qual é o tratamento do Dr. Max Gerson? Terapia baseada em frutas e vegetais in natura. E por conta dos seus pacientes se curagem e deixar de praticar os tratamentos convencionais o que vc acha que ocoreu com Max Gerson? Pesquise e descubra por vc mesmo. Uma dica, desligue a TV, e passe a Pesquisar e experimentar por conta própria, pois existe um grande interesse e esforço em esconder tudo aquilo que pode atrapalhar os ganhos dessas indústrias, e eles tem muito dinheiro e recursos disponíveis para isso, então não acredite na primeira ipótese e nem pense que as informações reais vão estar muito acessíveis. Tudo que vale a pena depende de muito trabalho, muito esforço e dedicação.
    BOA SORTE.

    Resposta
    • 20/05/2017 em 03:16
      Permalink

      Parabéns, você mostrou conhecimento, obviamente não podemos deixar de lado a consulta com profissionais interessados na saúde.O conhecimento é a arma para se obter saúde também. Você foi 10 em sua análise.

      Resposta
  • 07/05/2017 em 15:20
    Permalink

    É sabido que as frutas tem um grande poder na digestão, no conteúdo de vitaminas que atuam na saúde de forma geral. Mas acreditar que a alimentação de frutas tem o poder de curar o câncer é um tanto fantasiosa.
    No blog Valorizarsuaimagem.com tem um artigo que comenta sobre a cura do câncer.
    Acredito que a cura do câncer está na prevenção e não nos tratamentos fantasiosos que agente vê por aí espalhado pela internet.

    Resposta
  • 13/04/2017 em 22:19
    Permalink

    Os alimentos cancerígeno são alimentos a base de carne!

    Resposta
  • 06/04/2017 em 12:09
    Permalink

    Bom dia !

    Acredito serem verdadeiras as observações do texto! tenho observado muito proximo disso em meu organismo com relação as frutas misturadas com demais alimentos .
    publiquei em meu blogger um assunto similar com o titulo “Limão a melhor ora de consumir”

    Atenciosamente

    Luciano Favretto da Rocha

    Resposta
  • 05/04/2017 em 13:32
    Permalink

    É tão simples pesquisar, mas o pessoal e talvez até mesmo o autor desta página parece ter certa preguiça!
    A realidade dos fatos é a seguinte:
    O único Stephen Mak que se encontra na internet tem Ph. D em história, nada a ver com qualquer conteúdo relacionado a saúde e/ou medicina, nem nunca publicou qualquer coisa relacionado ao assunto. Basta pesquisar um pouco.
    http://www.stephenmak.com

    Quanto ao Herbert Shelton, este sim, tem relação com o assunto, porém, ele é um naturopata, ou seja, ele aplicava medicina através de métodos naturais, tais, como o da fruta citado acima, porém, foi preso diversas vezes por praticar medicina sem licença, inclusive foi processado por ser negligente com o tratamento de alguns pacientes, causando a morte de um que morreu de fome! E outro que teve um ataque cardíaco. Tudo isto entre 1927 e 1978, ou seja, faz tempo pra cara***. De lá pra cá, muita coisa mudou e conhecemos nosso corpo e seu funcionamento muito melhor.
    Qualquer dúvida tem um artigo falando do Herbert Shelton aqui. Caso tenha dúvidas da veracidade, tem os links no fim do artigo para que se possa pesquisar mais. Além de haver diversos outros artigos falando do mesmo.
    en.wikipedia.org/wiki/Herbert_M._Shelton

    Quanto a questão da digestão no intestino, esta parcialmente (quase completamente) incorreta, porque a digestão não ocorre somente no intestino delgado, mas sim tem todo um processo, iniciando inclusive pela saliva, passando, por estômago, fígado, rins e obviamente, intestinos, ou seja, indiferente de comer em jejum ou não, a fruta não vai direto para o intestino como o artigo do boato diz, isso varia conforme o alimento que a pessoa está comendo. Claro que fruta faz bem, mas excesso pode fazer mal ao fígado, porque força o órgão demais, e comer fruta com muita coisa, vai causar inchaço como qualquer outro alimento o faria, depois de um almoço farto.

    Enfim, as pessoas precisam parar de acreditar em tudo o que veem na internet e passar a pesquisar mais por si mesmas ou ir atrás de notícias com embasamento, que tal, começar lendo artigos científicos em REVISTAS CIENTÍFICAS? Seria um excelente começo!

    Resposta
    • 06/04/2017 em 11:50
      Permalink

      Bom dia !

      Acredito que não esteja tão errado essa teoria do pseudo Stphen Mark! pois observo exatamente o que a publicação aponta !
      Tanto é que publiquei a menos de um mês no meu blogger com o titulo “Limão a melhor hora de consumir”
      Atenciosamente
      Luciano Favretto da Rocha

      Resposta
    • 13/04/2017 em 22:02
      Permalink

      Boa noite! O comentário e o estomago não o intestino!!

      Resposta
  • 28/03/2017 em 21:39
    Permalink

    Existe uma diferença entre evitar e tratar. O Dr. Stephen trata pessoas com câncer. Óbvio que não adianta a pessoa comer fruta de estômago vazio e ingerir gordura, carne, leite, industrializados sem limites. Não vai evitar o câncer mesmo.

    Resposta
  • 26/03/2017 em 17:23
    Permalink

    A indústria da doença (remédios) patrocina médicos e suas receitas. Fabricam remédios e por isso saúde é um péssimo negócio para eles.

    Resposta
  • 18/03/2017 em 11:11
    Permalink

    Eu acredito na dieta das frutas sim, a mídia não divulga porque é um tratamento mas barato, já pensaram se toda população fica sabendo o SUS que é uma mina de dinheiro não iria ter tantos pacientes

    Resposta
  • 22/02/2017 em 16:48
    Permalink

    Comer frutas antes da refeição, talvez não p a cura do câncer mas como uma forma de sdesentoxicacao

    Resposta
  • 21/02/2017 em 17:39
    Permalink

    Agradeço imensamente as informações contidas neste site. Pois nessa era d redes sociais as pessoas compartilham tudo e QQ coisa, sem saber se realmente procedem.
    P os q acham q os argumentos aqui são fracos, a ideia é pesquisar, procurar sempre mais informações. É o que tenho feito.

    Resposta
  • 21/02/2017 em 10:35
    Permalink

    Sempre uso esse site para espalhar a verdade sobre as farças e hoax que aparecem na rede, mas desta vez pisaram na bola feio.
    Nem pesquidaram direito o assunto para poder opinar. Por favor leiam mais, aprofundem mais.
    Só pra iniciar pesquise sobre a Terapia Gerson.
    Esse médico tbm foi ameaçado de ir preso na sua época põis tratava câncer de formas alternativas, (porque será que é proibido tratar câncer de formas alternativas? Independente do resultado?) e os resultados sempre foram superiores a Quimio e Rádio. Além de matar somente o câncer nao o paciente, pelo contrario promove a ótima saúde do paciente.

    Certo deve estar o doutor Drauzio Varela que mesmo com vários pacientes curados com a Fosfo ainda diz que é charlatanismo.

    Dica: Desligue sua TV, e abra os livros. Não acredite em tudo que vê e procure sempre os vários lados da verdade.

    Resposta
  • 19/02/2017 em 05:03
    Permalink

    Contrariações a cada afirmação definida nas matérias apresentadas deveriam estar acompanhadas de respectivas justificativas. Há correntes expressando inúmeras experiencias que darão um seguimento duvidoso a quem deseje esclarecimentos a serem aplicados no dia a dia. As frutas ingeridas em jejum sustentam um corpo em atividade normal de forma equilibrada sem lhe causar astenia. Experiência própria.

    Resposta
  • 17/02/2017 em 00:18
    Permalink

    Ainda bem o povo ista acordando da estrategia das industrias !

    Resposta
  • 16/02/2017 em 11:56
    Permalink

    O comentário à pesquisa e tratamentos do Dr. Stephen Mark , pode ser pago por alguns laboratórios de remédios oncológicos, pois pesquisaram o dr. Stephen Mark com o nome errado Stephen Mak . Para quem quer saber no Google acadêmico há muitos trabalhos dele.

    Resposta
  • 15/02/2017 em 17:15
    Permalink

    Se não existe um estudo que comprove ser capaz de evitar o câncer, também não existe o contraditório.
    Se comer frutas é saudável, podemos faze-lo com base no que diz o Dr. buscando um melhor aproveitamento de tudo que comemos.
    Existe algum estudo que diz que o refrigerante é nocivo a saúde? – se exite por que ainda são comercializados??
    Existe um estudo que diz que o cigarro é cancerígeno?? – então por que ele ainda é industrializado e comercializado?
    Tem coisas que não se deve atribuir total aceitação só porque vem de uma instituição , pois existem muitos interesses que vão além da saúde publica.
    é preciso ter consciência e conscientização e então, mudar nossos hábitos ….

    Resposta
  • 15/02/2017 em 11:44
    Permalink

    Ainda acredito na matéria das frutas. A contra resposta afirmando que é mentira é mto fraca. Não explicaram mto bem o pq é um boato.

    Resposta
  • 15/02/2017 em 00:56
    Permalink

    A DIETA DO SENHOR DEUS CRIADOR É DE VERDADE DIFERENTE DA INDÚSTRIA E DA MEDICINA TAMBÉM QUE VISA LUCROS FINANCEIROS. QUEM FIZER O TESTE DE COMER O CRU, AS FRUTAS SEPARADAS E O CRU ANTES DO COZIDO, PODERÁ VER OS RESULTADOS. SUGIRO ASSISTIREM AS PALESTRAS DO DR. SILMAR CRISTO, E DR. JEA.

    Resposta
  • 14/02/2017 em 18:01
    Permalink

    Excepcional. Site importante é de utilidade pública nesta era de internet.

    Resposta
  • 14/02/2017 em 16:56
    Permalink

    A indústria sempre arruma um jeito de criticar as formas naturais de cura, eu acredito plenamente na na cura vinda da natureza , dos alimentos naturais que Deus em sua infinita sabedoria nos deixou de graçapa para nos saciar de forma completa e nutritiva.
    A indústria só veio para matar , mutilar e definhar os pacientes, tudo pelo maldito dinheiro, sistema podre, hipócrita e sem escrúpulos.

    Resposta
  • 14/02/2017 em 12:23
    Permalink

    Benefícios do óleo de côco para a saúde.

    Resposta
  • 14/02/2017 em 11:45
    Permalink

    Pois o fato é que muito se explica, quando se conhece o sistema digestivo. E é bem verdade que alimentos crus devem ser ingeridos antes dos cozidos. Também se sabe que as células cancerígenas precisam de um meio ácido para se “criarem”, e como diz o texto, as frutas digeridas no intestino passam a ser alcalinas. Acho que sua opinião a respeito de ser um boato deveria ter mais respaldo.

    Resposta
  • 14/02/2017 em 10:17
    Permalink

    É importante que a recomendação esteja respaldada em evidências científicas. Outra coisa, o Dr Stephen Mark ( com R), existe. A pesquisa do site não teve o cuidado de aprofundar essa informação. São informações contraditórias que confundem
    o leitor. Qualquer negação de uma fonte de informação, seja ela a mais absurda, tem que vir com a contraprova. Não estou afirmando que as pesquisas do dr Stephen Mark são corretas. Apenas é importante que sejamos cautelosos na análise dos fatos.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)