Foto falsa: mulher dá a luz em frente à maternidade Bom Pastor

Foto mostra mulher dando luz a recém nascido
Foto mostra mulher dando luz a recém nascido

Boato – Após não ser atendida, uma mulher se sentou na rua, e sem perceber, um bebê caiu no chão. Isso teria acontecido na maternidade Bom Pastor, da cidade de Queimados (RJ).

Esse é mais um exemplo de “foto denúncia” que não passa de uma montagem, mas que faz sucesso na rede. Desde o mês de dezembro de 2013, circula na internet uma imagem de uma mulher negra sentada na rua e um bebê caído no chão. Não se sabe a origem da mensagem, mas faz uma denúncia contra a maternidade Bom Pastor, da cidade de Queimados, no Rio de Janeiro. Leia:

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org
Siga o Boatos.org no Twitter:
Envie uma mensagem com a palavra #boato para (61) 99432-5485 e agende este número no seu telefone para receber as nossas atualizações gratuitamente no WhatsApp

Descaso é isso aqui, ó: Ontem, uma mulher chegou à maternidade da “Bom Pastor” sentindo fortes dores em sua barriga. O médico se virou e disse à ela que ainda não estava na hora de seu bebê nascer. A mulher atravessou a rua, voltou à sentir dores, sua bolsa estourou e seu bebê caiu no chão. E ainda há quem passe a mão na cabeça desses médicos safados! Alegaram falta de incubadoras. É o ápice do ridículo! Me enoja! Me faltam as palavras! Lamentavelmente, é mais uma vida que se vai. Brasil, mostra a tua cara!

Esta é outra versão do boato:

É um absurdo as coisas que acontecem nesse país. Essa senhora foi até uma unidade de saúde em Queimados no RJ e lá disseram que as dores que ela sentia não era nada. A mandaram de volta para casa sem ao menos consultá-la, alguns minutos depois ela sentou-se na praça proxima a unidade de saúde, começou a passar a mal…. e a imagem mostra o que aconteceu. Mas tudo bem não é? Ano que vem tem carnaval, tem copa do mundo e com certeza mais vítimas da Saúde e Educação dessa m… de país. Brasil – um país de tolos

Como podemos ver, a imagem causou indignação nas pessoas. Tanto que as mensagens têm muitos xingamentos e pouca informação. Resolvemos procurar na internet mais informações a respeito do caso. Não encontramos uma matéria que falava do tal “flagra”. Será que não seria uma pauta para veículos de mídia?

Só para constar, a tal maternidade Bom Pastor, de Queimados, tem um histórico de problemas com recém nascidos. Essa reportagem da Record fala de um caso mal explicado de morte de um bebê. O mesmo caso é relatado pelo jornal Extra. Mas nada do tal caso que viralizou em redes sociais. Porque será?

Resolvemos, então, analisar a tal imagem. Alguns fatores apontam que se trata de uma montagem. O primeiro é relativo a própria lógica da imagem. Será que ninguém faria nada para ajudar a mulher? E se ela estivesse acabado de dar a luz, será que não estaria com outra expressão? Afinal, ter um bebê não é uma das tarefas mais fáceis.

Tem mais: a cor do bebê destoa da cena. Note que há luz do sol incidindo na perna da mãe, mas ela não passa para a parte onde está a poça de água e o bebê. Além disso, não há respingos de líquido na parede em que ela está sentada. Note que a poça de água vai até uma distância considerável. Por fim, o bebê parece ser muito claro para ser filho da mulher negra. Esse indícios apontam que a história é falsa e que a foto é uma montagem.

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

44 comentários em “Foto falsa: mulher dá a luz em frente à maternidade Bom Pastor

  • 20/04/2014 em 00:57
    Permalink

    a maternidade do interior da bahia ” ALAGOINHAS” não é indiferente da do rio de janeiro …

    Resposta
  • 17/04/2014 em 22:48
    Permalink

    Se e fake eu não sei, mais se pesquisarem no google maps irão ver que em frente a essa maternidade não existe pedras portuguesas e não há indícios de canteiros com arvores, isso já fica estranho. Agora sobre o comentário em relação da cor da mãe e do bebê nada haver, isso só mostrou o preconceito que existe, tenho amigas negras que os filhos são brancos, isso depende da genética.

    Resposta
    • 14/04/2014 em 01:54
      Permalink

      Esse vídeo que só mostra a foto com uma narração amadora no fundo também não prova que o evento aconteceu na República Dominicana. Provavelmente pegaram a foto — que com certeza é uma montagem — na internet e fizeram sua própria propaganda barata com ela.

      Resposta
  • 17/03/2014 em 17:01
    Permalink

    É óbvio que essa foto é montagem. Pesquisei a noticia na WEB em sites de noticia e não tem nada. Bebes não “caem” de suas mães sem que elas sintam. O descaso acredito que seja verdadeiro.

    Resposta
  • 25/02/2014 em 19:50
    Permalink

    A primeira reacao de uma mae parindo desta forma e apatsr o bebe para q ele nao caia no chao…e esse bebe parece ainda set de sete meses. .
    Seria mais complicado ainda um bebe nao resistiria sendo de set meses ao cair no chao….relato falso…..

    Resposta
  • 30/01/2014 em 01:23
    Permalink

    Por mais que a pessoa tenha pais negros ou um pelo menos, a cor depende inicialmente mais da reação da melanina à exposição solar. E como sabemos, no útero não bate sol. Então é comum crianças geneticamente negras, nascerem inicialmente mais claras.
    Ter um filho na rua e nessas circunstancias pode causar um estado de choque, quase catatônico em uma pessoa, deixá-la sem reação, assim como vemos um acidente ou presenciamos um assalto e ficamos estáticos, sem reação.
    A placenta muitas vezes não esta presenta na foto, porque simplesmente ainda não saiu do útero.
    Não sabemos os antecedente obstetricos da paciente, mas mãe multiparas tem partos normais rápidos, quase “espirrados”, ainda mais com um feto pequeno.
    A noticia pode ser falsa, mas a foto até poderia ser possível.

    Resposta
  • 29/01/2014 em 14:41
    Permalink

    Brincadeira de muito mal gosto, ser for fake!!!

    Resposta
  • 29/01/2014 em 14:23
    Permalink

    A criança não tem tamanho de um recém nascido. Prestem atenção ao corpo da mulher e ao feto. Mais parece que ele tem uns 4 meses de gestação do que um bebê que nasceu.
    A foto pode até ser verdadeira, mas não é recem nascido e sim um aborto.

    Resposta
  • 29/01/2014 em 13:49
    Permalink

    Concordo, o país tem muitos problemas na saúde, descaso, desvios, ficamos revoltados, etc. Mas antes de ficarmos de MIMIMI (com razão) aqui, vamos analisar esta foto em particular:

    1. AONDE ESTÁ O SANGUE, elemento SEMPRE PRESENTE em um parto? Nem uma gota!

    2. POR QUE O CHÃO ESTÁ MOLHADO, E A PAREDE DO CANTEIRO AONDE ESTA SENHORA ESTÁ SENTADA NÃO ESTÁ? Não deveria ter escorrido algo?

    3. PORQUE AS ROUPAS DA MÃE ESTÃO LIMPÍSSIMAS, SEM MANCHA DE SANGUE OU DE LÍQUIDO AMNIÓTICO? Parece cena do filme Macunaima… um parto surreal?

    4. POR QUE A MÃE, ou alguém presente na cena, NÃO ESTÁ SEGURANDO O FILHO RECÉM SAÍDO DE SEU VENTRE? E notem que o bebê está com uma luz e definicão de imagem diferente do resto da foto. Qualquer pessoa que trabalha com foto, percebe!

    5. POR QUE EM UM SUPOSTO PARTO NO MEIO DA RUA TEM TÃO POUCA GENTE RODEANDO A CENA? Do jeito que o povo é, ja teriam 10 filas pra assistir a desgraca.

    6. EXISTEM OUTRAS FOTOS DO CASO? Só vi essa… Gostaria de ver outras, para comparar a cena… será que o fotógrafo (mesmo amador) quis ”economizar” fotos?

    7. É impressão minha, ou O SEMBLANTE DA MÃE ESTÁ MUITO CALMO E SERENO PARA QUEM ACABOU DE PASSAR POR UM PARTO E MORTE DE SEU FILHO? Tipo… ”Pari e daí… e já estou com depressão pós-parto”. Estranho essa cena grotesca.

    8. IMPORTANTE: Estão vendo este “quadriculado” na perna direita da mãe? Isso é uma marca de montagem!!… Quem manja (ao menos um pouquinho) de Photoshop, sabe que é uma marca de camada! A foto foi claramente adulterada. Por que?

    9. AONDE ENCONTRAMOS UM SITE DE NOTÍCIAS SÉRIO RELATANDO O FATO? Será um notícia tão comum assim? Com a onda anti-governo da imprensa, deixariam passar?

    No Brasil é assim. Acreditam em tudo, reclamam por reclamar, espalham provas falsas, usam argumentos vazios e sensacionalistas. Sao puramente emocionais e reativos, mas nao sabem usar a inteligencia e uniao pra mudar as coisas. Perdem tempo com uma foto-montagem idiota e ”revolta” fabricada, nem averiguam fontes. Sao acomodados e omisso, revoltadinhos de internet, mas reclamar de fato, protestar, se engajar, ir as ruas, e votar direito, nao sabem ou nao querem. ACORDEM!

    Resposta
  • 29/01/2014 em 04:07
    Permalink

    a montagem é so do bb p baixo,ela estava com dor,o medico mandou voltar p casa,ela sentou na praça,as pessoas olhando por causa da cara de sofrimento da mulher.a parte do bb é q é montagem.

    Resposta
  • 29/01/2014 em 00:34
    Permalink

    montagem, é só baixar a imagem e ampliar que da para ver que onde tem o cordão umbilical a imagem e alterada, alem do liquido parecer mais com urina.

    Resposta
  • 28/01/2014 em 18:19
    Permalink

    Snif, ta na cara que é montagem gente! Uma mãe que dá a luz no meio da rua não estará nessa tranquilidade com a criança no chão dessa forma. Ninguém merece essas pessoas desocupadas. Invés de preocuparem com os que passam fome.

    Resposta
  • 28/01/2014 em 17:23
    Permalink

    Bom , sempre houve casos de mortes nessa maternidade, sempre ha negligências médicas.
    Nesse caso só foi mais uma , sem qualquer punição. .Essa maternidade já era p estar fechada há muito tempo, pois eles se aproveitam de famílias q não tem a possibilidade de pagar uma clínica e deixam essa porcaria aberta. Não creio que isso possa ser montagem não, e nem que as outras mortes seja mentira ,afinal é horrível essa Maternidade.

    Resposta
  • 28/01/2014 em 16:08
    Permalink

    Essa foto eh da República Dominicana e eh verdadeira. Porem a notícia eh falsa pois não se trata do hospital em questão e nem i país.

    Resposta
  • 27/01/2014 em 23:28
    Permalink

    Posso ate concordar que a foto pode ser montagem mas e` facil p todo o mundo acreditar pois o Brasil e bem capaz disso e muito mais.

    Resposta
  • 27/01/2014 em 23:24
    Permalink

    De ridículo fazer um comentario desses! Dizer que o babe nao pode ser dela porque nao e negro. Obviamente se o pai da criança for de cor clara a possibilidade que o a criança podera nascer
    mais clara que a mae. Ignorância? Racismo? Vai saber!

    Resposta
    • 29/01/2014 em 02:58
      Permalink

      Não querida. Se chama genética, vai me dizer que você não o que sÃO características recessivas e dominantes?

      Resposta
    • 29/01/2014 em 05:11
      Permalink

      Os bebês de pessoas com pele negra nascem mais claros e, com o tempo e a exposição à luz solar, a pele escurece. É da natureza, afinal a cor da pele é para protegê-la e somente após o nascimento que ela adquire cor mais escura.

      Resposta
  • 27/01/2014 em 16:06
    Permalink

    Claro que é totalmente fake, acorda povo. Montagem isso, ninguém ia fazer nada com o bebê ali no chão?? e a mãe ia ficar ali sentada? Me poupe

    Resposta
    • 28/01/2014 em 17:25
      Permalink

      Cara , acho que não !!!!
      Criança já está morta ..e a mãe provavelmente com muita dor.. Pegar o bebê nessas condições não iria resolver mta coisa ….

      Resposta
  • 27/01/2014 em 15:25
    Permalink

    Bom, pra mim nao é real. 1º pq essa senhora esta sem calcinha? Ela como mae e no seu sofrimento nem ta olhando p o BB no chao? Como mae e protetora ela nao teria deixado o BB cair no chao, ela teria segurado. Onde esta sangue na foto? E a placenta, onde esta? É o q acho…

    Resposta
    • 28/01/2014 em 13:10
      Permalink

      Concordo. Todo mundo olhando, fotografando e ninguém acudiu. Para mim, ela deu foi uma bela de uma mijada, isso sim. Para ter nascido uma criança, ao menos o vestido dela deveria estar mais para cima das coxas. Arreado como está, a criança teria sido aparada pelo tecido. FAKE NO ÚLTIMO GRAU

      Resposta
  • 26/01/2014 em 19:15
    Permalink

    Essa imagem é interessante. Realmente é de se perguntar o porque de ninguem segurar a criança, mas da pra ver que nao é “montagem”.

    Resposta
  • 26/01/2014 em 19:12
    Permalink

    Se o bebê já tava prontinho pra sair,e de parto normal,ele deveria ser bem maior.
    Fake até a alma.

    Resposta
  • 26/01/2014 em 04:16
    Permalink

    Vocês acham que é fácil sair um bebê de dentro da barriga de uma mãe? Vocês acham que foi só ela sentar e o bebê atravessou sua vagina como se o mesmo fosse um feto de 3 semanas, com milímetros de comprimento? Por favor, vamos ter lógica, mesmo que estivesse na hora do parto, era mais fácil o bebê morrer na barriga de sua mãe do que sair dessa maneira surreal.

    Resposta
  • 25/01/2014 em 12:17
    Permalink

    O que me intriga é deixar o bebê no chão.
    Mesmo estando morto era para a mãe o pega nos braças.. .é instinto!
    Se é montagem eu não sei, mas se for é muito bem feita!

    Resposta
  • 25/01/2014 em 08:32
    Permalink

    Meeeu sei lá viu minha filha nasceu de parto normal por isso sei que uma criança não nasce assim como um espirro, acho que ia dar tempo ao menos de segurar a criança seei lá… Vi a imagem pelo face fiquei sem palavras mais depois que a gente para pra repara realmente ve falhas na situação que apontam a possibilidade de uma notícia falsa

    Resposta
  • 24/01/2014 em 23:48
    Permalink

    A foto parece ser real, mas a notícia deve ser totalmente falsa. Acabei de ver essa foto sendo compartilhada HOJE (24/01/2014) e assim diz: “Anti ontem (19/01/2014) essa senhora chegou na maternidade Bom Pastor”. Bom se não notaram o primeiro cometrário sobre essa imagem aqui é do dia 06 de JANEIRO de 2014… Sem mais palavras.

    Resposta
    • 28/01/2014 em 17:29
      Permalink

      ou seja , mesmo sendo de datas contrárias , ainda assim as duas notícias levam p a mesma maternidade .. Correto ?

      Resposta
  • 24/01/2014 em 21:38
    Permalink

    A foto nao é fake! Mas voce sim! Tome vergonha na sua cara e peça perdao a Deus! Procuremos esta mulher pra dar xonforro a mesma porque nao precisa ser perito pra ver o cordao umbilical ainda pendurado a cor da criança e o desolamenro da mae que ficou em posiçao ja para dar a luz quando percebeu que o bebe ja estava nascendo! Isso é um caso de policia sim!!! E quem ganha presrigio com a desgraça alheia ou levantando falso testemunho vai para o inferno!!!

    Resposta
      • 27/01/2014 em 15:47
        Permalink

        SAINDO ATRAVÉS DO VESTIDO, ROSEMARY, SEJA MAIS INTELIGENTE, PARA O VESTIDO DELA ESTAR NORMAL ASSIM, NAO TERIA COMO O BEBE PASSAR ATRAVES DO VESTIDO. A FOTO É FALSA.

        Resposta
    • 19/04/2014 em 15:06
      Permalink

      Não tem uma gota de sangue ou de líquido nas pernas ou no vestido, só no chão …

      Resposta
  • 24/01/2014 em 20:26
    Permalink

    Olha a cara dela meio de sofrimento e desgosto ! vc não sabe nada sobre montagem!

    Resposta
  • 23/01/2014 em 23:28
    Permalink

    E a mulher senta numa praça sentindo dores já sem calcinha? Não entendi…

    Resposta
    • 29/01/2014 em 03:27
      Permalink

      Na hora do desespero a última coisa que se pensa é na calcinha.

      Resposta
  • 23/01/2014 em 22:19
    Permalink

    Bom, enquanto a mulher ser negra, não importa ter um filho negro ou branco. O marido pode ser branco ou ter pessoas na familia que também é branco. Se eu me deparasse com uma mulher nessa situação eu teria um tipo de reação. Como vemos na imagem, tem gente até de mãos no bolso. E ai?

    Resposta
  • 22/01/2014 em 19:07
    Permalink

    e o quê tem a ver a mulher ser negra e a cor do bebê ai, cheio de sujo da placenta, e eu mesmo não sou branca e meu filho é branco, puxou ao pai. e ai ?!

    Resposta
  • 06/01/2014 em 01:54
    Permalink

    Caro amigo se não notou tem uma parede bem na frente da perna dela, que obviamente não deixa a luz do sol passar … ( será mesmo que não viu na hora que analisou a foto)…
    inclusive a ponta do pé direito dessa senhora está até levemente levantada por estar encostando na pilastra verde….se é fake ou não eu não sei…mais preste mais atenção ao falar da foto…

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)