Bactéria no feijão vem das plantações; deixe de molho no vinagre #boato

By | 06/09/2016

Boato – Médicos de São Paulo estão pedindo para que as pessoas deixem o feijão de molho por 15 minutos no vinagre por causa de uma bactéria que vem das plantações.

Em 2015 um dos boatos que mais circularam na internet foi o do feijão com bicho. Nesse texto do Boatos.org, vocês podem ver que circulou uma informação que dizia que dez pessoas morreram por causa de uma larva no alimento. Mesmo após o desmentido, a história voltou à tona em 2016.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org

Feijão está com bactéria que vem das plantações, diz boato

Feijão está com bactéria que vem das plantações, diz boato

Desta vez circula no WhatsApp um texto que aponta que médicos em São Paulo recomendaram colocar o feijão de molho por 15 minutos no vinagre antes de ele ser cozinhado. O motivo seria uma bactéria que está vindo das plantações. Para atestar a tese, a mensagem coloca um link para um texto sobre uma bactéria vinda das plantações. Leia:

Amigos, os médicos estão pedindo para quem for cozinhar feijão, deixar ele de molho por 15min no vinagre. Depois lava bem e põe para cozinhar. Só o vinagre está matando uma bactéria que está vindo no feijão das plantações. Nem o antibiótico está resolvendo. Os médicos estão desesperados. Vamos passar isso, principalmente para quem tem criança.

Feijão está com bactéria que vem das plantações?

É claro que, assim como em 2015, a história se espalhou pela internet como rastilho de pólvora. Mas será mesmo que o feijão está com uma bactéria mortal que vem das plantações? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Se você ler com cuidado o link da matéria que aponta para bactéria, vê que, na realidade, a matéria fala de um melhoramento genético que está sendo está sendo feito nos grãos para que eles sejam mais resistentes a bactérias em plantações. Ou seja, não tem nada de bactéria que está impedindo o alimento de ser consumido pelas pessoas.

Para além disso, se o grão realmente não estivesse próprio para o consumo não iria para as prateleiras dos mercados. Não é lógico isso?

Por fim, não achamos nenhuma matéria que ateste para tal história de médicos de São Paulo fazendo recomendações a respeito do uso de vinagre. Vale lembrar que em 2015 o boato do feijão com larva também usava como base hospitais de São Paulo. Ou seja, é um boato que se repete.

Resumindo: nenhum médico de São Paulo deu recomendação alguma a respeito de feijão com bactéria nas plantações e a matéria utilizada como argumento para quem espalhou boato não fala nada sobre o assunto. Tudo não passa de mais um boato sobre alimento e seus “males” para a saúde.

16 thoughts on “Bactéria no feijão vem das plantações; deixe de molho no vinagre #boato

  1. Ivete

    Inclusive o boato antigo foi determinado uma marca de feijão, acho até que era uma briga entre marcas…

    Reply
  2. Augusto Machado

    Quem comprou o feijão e não quer mais por causa de boatos furados, pode me enviar porque estou aceitando! Fala sério.

    Reply
  3. Lucia

    Por via das dúvidas, não comerei mais feijão!!

    Reply
  4. James

    Aqui em Curitiba o aviso sobre bactéria no feijão fala que médicos do hospital de clínicas que recomendam o uso do vinagre por 15 minutos antes de cozinhar.

    Reply
  5. Maeline

    Vaamos falar de coisa série nos já estamos com tantos problema ,fala sério

    Reply
  6. Josenildo

    Fazer higienização nos alimentos é necessário,no entanto , esse alarme que andam pregando por aí não procede.

    Reply
  7. alessandra

    nao sei se esta no feijão. mas existe a bacteria. que vem das plantaçes. lavoura. paracoco… pesquise no google

    Reply
  8. Jane

    Infelizmente, pessoas que não tem o que fazer se utilizam da Internet para pregar peças aos mais desavisados. Em contrapartida, existem tb pessoas que a usam com objetivos nobres, como o Boatos.org. A estes só nos resta agradecer.

    Reply
  9. Claudia

    Não entendo o que as pessoas ganham com isso! Eu nunca repasso nada. Nem desaparecimento de criança antes do consultar o site de vocês. Obrigada, Boatos.org.

    Reply
  10. Adilia Lima da Silva

    Pois bem a moça que cozinha no meu trabalho elá deixou por 15 minutos devido o boato. Todos comeram e o restante que sobrou botou na geladeira e manhecia azedo várias vezes então desconfiei que poderia ser o vinagre .

    Reply
    1. sirlei

      o feijão fica impregnado com o sabor do vinagre… mesmo lavando.

      Reply
  11. Josué

    Ao invés de 15 minutos deixo de molho por 30 minutos logo, esta bactéria é poderosa.

    Reply
  12. Antônio Carlos

    Como tem pessoas desinformadas. Este site é muito útil pois desmente na hora a notícia falsa. Parabéns pelo site.

    Reply
    1. Jane

      Infelizmente, pessoas que não tem o que fazer se utilizam da Internet para pregar peças aos mais desavisados. Em contrapartida, existem outras que a utilizam com o objetivoseu nobres, como o Boatos.org. Ainda bem!
      Só nos cabe agradecer.

      Reply
  13. Edileusa aires pimenta

    EXELENTE reportagem explicou tudo bem claro

    Reply
  14. Edileusa aires pimenta

    Muito bem explicado, não deixou dúvida nenhuma.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *