Bactéria no feijão vem das plantações; deixe de molho no vinagre #boato

Boato – Médicos estão pedindo pela milésima vez para que as pessoas deixem o feijão de molho por 15 minutos no vinagre por causa de uma bactéria que vem das plantações. Atenção: em outubro de 2017, a história voltou a circular na internet. Ela continua sendo falsa. 

Em 2015 um dos boatos que mais circularam na internet foi o do feijão com bicho. Nesse texto do Boatos.org, vocês podem ver que circulou uma informação que dizia que dez pessoas morreram por causa de uma larva no alimento. Mesmo após o desmentido, a história voltou à tona em 2016.

Confira o nosso desmentido em vídeo

Desta vez circula no WhatsApp um texto que aponta que médicos em São Paulo recomendaram colocar o feijão de molho por 15 minutos no vinagre antes de ele ser cozinhado. O motivo seria uma bactéria que está vindo das plantações. Para atestar a tese, a mensagem coloca um link para um texto sobre uma bactéria vinda das plantações. Leia:

Amigos, os médicos estão pedindo para quem for cozinhar feijão, deixar ele de molho por 15min no vinagre. Depois lava bem e põe para cozinhar. Só o vinagre está matando uma bactéria que está vindo no feijão das plantações. Nem o antibiótico está resolvendo. Os médicos estão desesperados. Vamos passar isso, principalmente para quem tem criança.

Feijão está com bactéria que vem das plantações?

É claro que, assim como em 2015, a história se espalhou pela internet como rastilho de pólvora. Mas será mesmo que o feijão está com uma bactéria mortal que vem das plantações? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Se você ler com cuidado o link da matéria que aponta para bactéria, vê que, na realidade, a matéria fala de um melhoramento genético que está sendo está sendo feito nos grãos para que eles sejam mais resistentes a bactérias em plantações. Ou seja, não tem nada de bactéria que está impedindo o alimento de ser consumido pelas pessoas.

Para além disso, se o grão realmente não estivesse próprio para o consumo não iria para as prateleiras dos mercados. Não é lógico isso?

Por fim, não achamos nenhuma matéria que ateste para tal história de médicos de São Paulo fazendo recomendações a respeito do uso de vinagre. Vale lembrar que em 2015 o boato do feijão com larva também usava como base hospitais de São Paulo. Ou seja, é um boato que se repete.

Resumindo: nenhum médico de São Paulo deu recomendação alguma a respeito de feijão com bactéria nas plantações e a matéria utilizada como argumento para quem espalhou boato não fala nada sobre o assunto. Tudo não passa de mais um boato sobre alimento e seus “males” para a saúde.

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

39 comentários em “Bactéria no feijão vem das plantações; deixe de molho no vinagre #boato

  • 13/11/2017 em 09:39
    Permalink

    Deixar o feijão de molho é muito bom por 2 motivos primeiro gasta menos gás para cozinhar, segundo estudo científico todo grão tem uma camada externa chamada antinutriente, que é natural do alimento para proteger o grão, consumir este antinutriente não é bom, vão vai matar quem come, mas como o nome diz este antinutriente dentro de nós vai sequestrar os nutrientes que seria para nosso benefício, então deixar de molho em água o feijão é uma das formas de quebrar estes fitonutriente e termos uma alimentação mais enriquecida, quando deixamos de molho qualquer grão ele começa depois de 6 horas fermentar está fermentação tira está proteção do grão e ele chega a ponto de iniciar a germinação, nesta altura seus nutrientes é 20 vezes, a mais é isto nos é muito bom pois potencializamos o alimento de forma bem natural.

    Resposta
  • 07/11/2017 em 03:16
    Permalink

    As carne podres foram as pratileiras nao só dos brasileiros mas tambem pra fora….vc acha que diriam a verdade!!aqui tambem nao encontrei expliccao cientifica que prove o contrario.como diz melhor pecar no ecesso do que se arrepender ….

    Resposta
  • 31/10/2017 em 12:05
    Permalink

    Muito bem!

    Obrigado pela explicação, pelas pesquisas e pelos desmentidos!

    Abraços a todos!

    Resposta
  • 01/07/2017 em 17:59
    Permalink

    Estão falando até que médicos de Curitiba estão recomendando colocar de molho no vinagre, qualquer médico sabe que só o cozimento do feijão mata as bactérias, até eu sei! Abraços.

    Resposta
    • 03/11/2017 em 09:59
      Permalink

      Com certeza é um boato, mas é importante saber que há bactérias que vivem em lavas de vulcões, em uma temperatura em geral entre 600º e 1250º, então não necessariamente qualquer bactéria é morta numa panela de pressão. Então se achar um saco de feijão na rede de esgoto, não vá cozinhá-lo pensando que eliminará todas as bactérias.

      Resposta
  • 27/05/2017 em 16:32
    Permalink

    No dia em qe os medicos, industria farmaceutica, etc PERMITIREM que a cura do cancer seja por tratamentos naturais QUE JA EXISTEM NAS PLANTAS Da Amazonia, sem qe eles tomem posse dessas plantas para proibirem o tratamento visto nao lhes render bilhoes de dinheiro, eu passarei a respeita-los. No momento, apenas os considero pouco mais do qe terroristas.

    Resposta
  • 26/05/2017 em 19:07
    Permalink

    Deixar o jeijao de molho é uma coisa, agora com vinagre? Tenha a santa paciência! Eu deixo de molho na própria panela de pressão na água morna. Não tem nada a ver com bactérias! Santa ingnorancia!

    Resposta
  • 24/05/2017 em 16:06
    Permalink

    Engraçado que diz que isso é boato. Eu sou dos anos 50, e minha mãe já colocava o feijão de molho dizendo ela que era mais saudável. Até hoje faço isso e vou continuar. Não acredito que esse pessoal está interessado na saúde da população. Coloco feijão, arroz integral, muguzá (milho branco ou vermelho) tudo de molho, e ainda espremi limão.

    Resposta
    • 25/05/2017 em 01:33
      Permalink

      Deixar o feijão de molho com vinagre, ou apenas na água, é um hábito antigo para diminuir um pouco o efeito do enxofre na digestão, causado pela casca de vários tipos de sementes, que contém muita celulose e o estômago humano não tem enzimas capazes de digerí-las com eficiência.
      Isso não tem nada a ver com o que estão querendo ALARDEAR na mensagem mentirosa.

      Resposta
    • 25/05/2017 em 21:38
      Permalink

      Qualquer leguminosa deve ser deixada de molho antes do cozimento, para remover os fitatos. O feijão fica muito mais gostoso quando deixado de molho. A intenção de desmentir a matéria é não deixar as pessoas desesperadas, de maneira que possivelmente parem de comer feijão por causa de um boato.

      Resposta
      • 04/11/2017 em 19:59
        Permalink

        Valeu Daniela, você sabia que os fitatos concorrem no nosso organismo com a absorção de vários minerais (zinco, magnésio, entre outros) ? por isto não se deve comer feijão diariamente, mesmo tendo sido deixado de molho, pois ainda assim ,pelo menos 50%
        do fitato não é retirado.

        Resposta
    • 02/11/2017 em 01:28
      Permalink

      Deijanete preste atenção no que esta falando colocar feijão de molho na agua todo mundo coloca agora no vinagre pra matar bacterias nunca vi,é sobre isso que esta falando.

      Resposta
  • 09/05/2017 em 19:24
    Permalink

    Também recebi no WhatsApp hoje citando Curitiba. Vejam como o texto estava:

    Resposta
    • 09/05/2017 em 19:25
      Permalink

      Ops! O site não aceitou o Ctrl-C.

      Resposta
  • 22/01/2017 em 13:11
    Permalink

    Acabei de receber repassado como sendo de Curitiba, agora.

    Resposta
  • 13/12/2016 em 16:38
    Permalink

    Desde que não seja TRANSGÊNICO. .. mandem pra mim, pois me criei plantando, colhendo e comendo de todo tipo, embora hoje meu preferido seja – O FEIJÃO PRETO.

    Resposta
  • 09/12/2016 em 00:17
    Permalink

    Eu não como feijão, porque também é transgênico, foi modificado(melhorado?) para quem?… para empresários. Nao acredito que eles si importem com a nossa alimentação, importam-se com poder, vendas…. há tempo para tudo! Plantar…. colher…..

    Resposta
    • 11/12/2016 em 19:27
      Permalink

      Oi vc tem insta ou face pra gente conversar não sabia dessa do feijão corro dos trangenico.

      Resposta
    • 24/05/2017 em 15:45
      Permalink

      Quando eu era criança nos anos 60, minha avó, minha mãe já colocava o feijão dê molho um dia antes de ir para panela. Olha que naquela época não tinha tecnologia para essas informações. Até hoje criei meus filhos colocando feijão, milho para o muguza de molho. Hoje está tudo contaminado alimentos transgênico faz a festa. E eles não estão interessados com a saúde do povo não. Vou continuar colocando o meu feijão de molho sim.

      Resposta
      • 07/11/2017 em 10:52
        Permalink

        Do jeito que o mundo está hoje com vários produtos industrializados que estão adoecendo a população,os alimentos com fungicidas,agrotóxicos e os alimentos geneticamente modificados tomando conta dos mercados,as vacinas fazendo mal para as pessoas.Eu não confio mais em nada que venha do ser humano e com a Nova Ordem Mundial que está no mundo inteiro que quer exterminar com 1/3 da população mundial tem mais é que colocar os legumes,as verduras,as folhas no bicarbonato de sódio e os cereais (feijão,arroz,munguzá,grão de bico,lentilha,etc no vinagre para podermos viver mais.

        Resposta
  • 06/12/2016 em 23:36
    Permalink

    Inclusive o boato antigo foi determinado uma marca de feijão, acho até que era uma briga entre marcas…

    Resposta
  • 05/12/2016 em 20:08
    Permalink

    Quem comprou o feijão e não quer mais por causa de boatos furados, pode me enviar porque estou aceitando! Fala sério.

    Resposta
  • 02/12/2016 em 08:59
    Permalink

    Por via das dúvidas, não comerei mais feijão!!

    Resposta
  • 01/12/2016 em 22:31
    Permalink

    Aqui em Curitiba o aviso sobre bactéria no feijão fala que médicos do hospital de clínicas que recomendam o uso do vinagre por 15 minutos antes de cozinhar.

    Resposta
  • 01/12/2016 em 01:37
    Permalink

    Vaamos falar de coisa série nos já estamos com tantos problema ,fala sério

    Resposta
  • 30/11/2016 em 20:24
    Permalink

    Fazer higienização nos alimentos é necessário,no entanto , esse alarme que andam pregando por aí não procede.

    Resposta
  • 29/11/2016 em 23:46
    Permalink

    nao sei se esta no feijão. mas existe a bacteria. que vem das plantaçes. lavoura. paracoco… pesquise no google

    Resposta
  • 27/11/2016 em 21:00
    Permalink

    Infelizmente, pessoas que não tem o que fazer se utilizam da Internet para pregar peças aos mais desavisados. Em contrapartida, existem tb pessoas que a usam com objetivos nobres, como o Boatos.org. A estes só nos resta agradecer.

    Resposta
  • 27/11/2016 em 10:03
    Permalink

    Não entendo o que as pessoas ganham com isso! Eu nunca repasso nada. Nem desaparecimento de criança antes do consultar o site de vocês. Obrigada, Boatos.org.

    Resposta
  • 30/10/2016 em 14:39
    Permalink

    Pois bem a moça que cozinha no meu trabalho elá deixou por 15 minutos devido o boato. Todos comeram e o restante que sobrou botou na geladeira e manhecia azedo várias vezes então desconfiei que poderia ser o vinagre .

    Resposta
    • 04/12/2016 em 13:59
      Permalink

      o feijão fica impregnado com o sabor do vinagre… mesmo lavando.

      Resposta
  • 20/10/2016 em 12:48
    Permalink

    Ao invés de 15 minutos deixo de molho por 30 minutos logo, esta bactéria é poderosa.

    Resposta
  • 11/10/2016 em 08:57
    Permalink

    Como tem pessoas desinformadas. Este site é muito útil pois desmente na hora a notícia falsa. Parabéns pelo site.

    Resposta
    • 27/11/2016 em 21:08
      Permalink

      Infelizmente, pessoas que não tem o que fazer se utilizam da Internet para pregar peças aos mais desavisados. Em contrapartida, existem outras que a utilizam com o objetivoseu nobres, como o Boatos.org. Ainda bem!
      Só nos cabe agradecer.

      Resposta
  • 06/10/2016 em 21:52
    Permalink

    EXELENTE reportagem explicou tudo bem claro

    Resposta
  • 06/10/2016 em 20:53
    Permalink

    Muito bem explicado, não deixou dúvida nenhuma.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)