Dica falsa: casca de bananas clareia os dentes

Casca de banana clareia os dentes, diz boato
Casca de banana clareia os dentes, diz boato

Boato – Usar cascas de banana nos dentes ajudaria a clareá-los.

A internet está cheia de receitas milagrosas que ajudam, entre outras coisas, a perder 10 kg em 5 dias, curar diabetes, câncer, entre outras. Por isso, o hábito de buscar na internet a resolução para tudo é perigosa. Ainda mais se tratando da saúde, pois qualquer um pode criar conteúdo através de um blog ou qualquer outra ferramenta, simples e gratuita. É esse o caso da receita “milagrosa” que vamos apresentar hoje no Boatosorg.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org
Siga o Boatos.org no Twitter:
Envie uma mensagem com a palavra #boato para (61) 99432-5485 e agende este número no seu telefone para receber as nossas atualizações gratuitamente no WhatsApp

Tem circulado nas redes sociais uma mensagem que aponta que cascas de banana são ótimas para clarear os dentes. A informação vem acompanhada de uma imagem onde contém o “antes” e o “depois” dos dentes. A primeira imagem mostra um sorriso bem amarelado. Já a segunda um sorriso totalmente branco, supostamente ocasionado pelo uso da casca de banana. Leia o texto abaixo:

Pegue um pedaço de dentro da casca de banana e esfregue suavemente em torno dos seus dentes por cerca de 2 minutos. Os minerais surpreendentes na casca como o potássio, magnésio e manganês, absorvem em seus dentes e em seguida dentes brancos.

Tudo não passa de um boato. Para tirar as dúvidas, procuramos o dentista Félix Canchari. Ele afirma que a banana não faz esse efeito. “É mito, não há nenhum teste comprovando que banana possui o efeito de clareamento nos dentes. Muitos também dizem que a maçã proporciona esse efeito, no entanto, ela possui apenas um componente que de certa forma, ajuda a limpar os dentes e não clarear”, diz.

O dentista também ressalta que o clareamento caseiro, com água oxigenada pode ser perigoso. ‘’Os agentes clareadores possuem peróxido de carbamina e o peróxido de hidrogênio que nada mais é a água oxigenada com concentração diferente. A reação que ela proporciona nos dentes de certa forma desmineraliza o esmalte dentário’’.

Outro mito, segundo o dentista, são as pastas de dente que prometem ‘’braquear os dentes’’, muitas marcas são abrasivas e acabam prejudicando os dentes, causando sensibilidade. O melhor é procurar um profissional antes de por em prática qualquer tipo de receita caseira vinda da internet. O barato pode sair caro para saúde. Desconfie de autores anônimos ou sem renome e lembre-se na internet tem de tudo é importante fazer uma filtragem do que pode ser aproveitado e o que pode ser descartado.

Voltando à história da casca de banana. Não é só o nosso entrevistado que diz que ela não clareia os dentes. O site R7 traz também uma entrevista com a dentista Juliana Thompson, e afirma que o clareamento com o uso da casca de banana não é verdadeira. ‘’Mito. Muitas maneiras alternativas de clarear os dentes aparecem na internet, porém a maioria é falsa. Para clarear os dentes, a melhor alternativa é consultar seu dentista. ’’

Outra controvérsia da ‘’receita para clarear os dentes’’ são os nutrientes que são citados como o potássio, magnésio e o manganês. Na tabela de classificação dos nutrientes das cacas de frutas disponibilizada no site Scientific Eletronic Library Online, o manganês não está entre elas.

Concluindo, não é recomendável usar cascas de banana para clarear os dentes. O ideal é procurar um dentista para indicar o melhor tratamento a ser utilizado. Essa receita caseira que possui até vídeos com instruções de como clarear os dentes usando cascas de banana não passa de um mito. Tudo isso, dá margem para a criação de notícias falsas. E muitas pessoas acreditam e compartilham sem mesmo investigar a veracidade do conteúdo. É dessa que forma que esse tipo de informação tende a se propagar em curto período de tempo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)