Cirurgia de catarata gratuita no Instituto Benjamin Constant #boato

Boato – Instituto Benjamin Constant (IBC) está realizando cirurgia de catarata gratuita no Rio de Janeiro. Para fazer o procedimento é só chegar ao local.

Vocês, que acompanham o Boatos.org, sabem que não são raras as vezes que informações falsas circulam online graças “a vontade de ajudar”. Basta ver o número de casos falsos de crianças desaparecidas, procurados pela Justiça ou mesmo de vagas de emprego não bombaram na internet.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org
Siga o Boatos.org no Twitter:

Envie uma mensagem com a palavra #boato para (61) 99432-5485 e agende este número no seu telefone para receber as nossas atualizações gratuitamente no WhatsApp

Se inscreva no nosso canal no Youtube

Eis que aqui estamos para falar de mais um boato que tem viralizado em redes sociais graças às “boas intenções” das pessoas. A história de hoje dá conta que o Instituto Benjamin Constant (IBC), órgão do governo federal, estaria realizando um multirão de cirurgias de catarata gratuitamente.

A mensagem, que circulou no WhatsApp e Facebook, aponta que a única coisa que o interessado precisa fazer é ir até o endereço do Instituto Benjamin Constant: Av. Pasteur, 350, Urca. Leia o texto que circula online:

Estão abertas as inscrição para realização de cirurgia de Catarata gratuitas no Instituto Benjamin Constant. Interessados devem comparecer ao local de 8h às 16h com identidade e laudo médico indicando a necessidade de cirurgia (pode ser laudo de clínica particular). Endereço Av. Pasteur 350 Urca.  Obs: NÃO precisa chegar de madrugada 8h às 16h na recepção. Divulguem!!!!!

Cirurgia de catarata gratuitas estão sendo realizadas no Instituto Benjamin Constant?

Como é possível imaginar, o anúncio resultou em um viral nas redes sociais. Consequentemente, alguns leitores vieram perguntar ao Boatos.org se a história era real. E aí, nós pesquisamos e chegamos à conclusão que ela era falsa. Vamos aos fatos.

De cara, percebemos que a história tinha “aquela cara de boato”. O texto com diversos erros de português, pedido de compartilhamento e a ordem para “alguém chegar no local e já fazer a cirurgia” já nos ajuda a desconfiar. Junte isso ao fato de a mídia não ter falado nada a respeito do multirão e tínhamos quase certeza que era um boato. Só faltava a confirmação da farsa pelo IBC.

Estamos há alguns dias monitorando a situação. Até tentamos entrar em contato com o próprio Instituto Benjamin Constant por meio de e-mail e redes sociais e não obtivemos sucesso. Porém, no dia 28 de abril, o próprio IBC publicou a seguinte informação e, claro, chegamos ao final do caso. Leia:

Informação sobre mutirão de cirurgia de catarata no IBC é falsa. O boato se espalhou ontem (27) pelas mídias sociais, provocando congestionamento nas linhas telefônicas da Instituição. Foi só o expediente começar que os telefones não pararam de tocar, tanto no Serviço Médico, como no gabinete da Direção-Geral do Instituto Benjamin Constant. As pessoas ligavam pedindo informações sobre um suposto mutirão de cirurgias de catarata gratuitas que o Instituto estaria realizando. 

 De acordo com a diretora do Departamento de Estudos e Pesquisas Médicas e de Reabilitação, Rosane de Menezes Pereira, a informação não procede.  “No início desse ano, nós voltamos a fazer essas e outras cirurgias, mas de forma planejada, sempre com agendamento para o público externo.  Todo o procedimento para se ter acesso ao atendimento especializado do nosso Programa de Residência Médica em Oftalmologia está bem explicado no nosso site”, explicou Rosane. 

Pronto. Uma vez que o próprio Instituto Benjamin Constant já desmentiu a história, podemos cravar: o texto que circula na internet sobre multirão gratuito de cirurgia de catarata é falsa. Cariocas, não percam seu tempo indo para o bairro da Urca. Pelo menos não para a cirurgia.

PS: Esse artigo foi uma sugestão de diversos leitores do WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou WhatsApp, no telefone (61) 99331 6821.

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

3 comentários em “Cirurgia de catarata gratuita no Instituto Benjamin Constant #boato

  • 05/09/2017 em 12:43
    Permalink

    NÃO É BOATO NÃO.ENTÃO O FUNCIONÁRIO DA PORTARIA ESTÁ INFORMANDO ERRADO
    FUI ELE FALOU QUE ESTAVA TUDO PARADO,CIRURGIÃO DE CATARATA SÓ COM LAUDO MÉDICO,ENTÃO OUTROS PROCEDIMENTOS NÃO FAZ.AÍ NÃO ADIANTA. . .

    Resposta
  • 02/06/2017 em 22:22
    Permalink

    Este mesmo anuncio Circula agora no WhatsApp com outro endereço o do Hospital Adventista São Silvestre! E diz que é neste domingo dia 4/06.
    Podem verificar se são os mesmos boateiros?

    Resposta
  • 02/05/2017 em 22:46
    Permalink

    Edgard Matsuki, boa noite.

    Por favor, conserte a palavra “muLtirão” para “mutirão”, ou seja, sem a letra “L” que não existe nesta palavra, de resto, obrigado pela notícia.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)