Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Menina Elisa Mirela precisa de doação de sangue AB negativo #boato

Menina Elisa Mirela precisa de doação de sangue AB negativo #boato

Boato – A menina Elisa Mirela Guedes de Lima está precisando de sangue e correndo risco de morte. Ela precisa urgentemente de AB negativo. A história continua circulando até 2017. 

História voltou a circular após a tragédia de Janaúba em setembro de 2017. Se você quiser saber mais detalhes, clique aqui. 

Não são raras as vezes em que a boa-fé das pessoas é utilizada combustível para boatos na internet. Isso se potencializa em casos de correntes para salvar a vida de crianças aparecem online. Só para citar dois exemplos: a doação de toucas para o Instituto do Câncer e a história do casal que está sequestrando crianças. Agora, um pedido inusitado voltou a circular online: a doação de sangue AB negativo para salvar uma criança.

Isso mesmo. A história, que tem circulado principalmente por WhatsApp pede que as pessoas realizem a doação de sangue para uma criança que que e corre risco de morte. Na versão que recebemos, a história aponta para a cidade de Taubaté, no interior de São Paulo. Leia:

Confira o nosso desmentido em vídeo

Alguém tem sangue AB negativo ou conhece alguém? É urgente! Uma criança está na Policlin de Taubaté precisando e no hemocentro não tem.Ela está correndo risco de morte..O nome dela é Elisa Mirela Guedes de Lima. É só chegar no hemocentro e doar no nome dela. Se quiserem repassar para outro grupo, ajudem galera um dia podemos precisar de ajuda também

Menina Elisa Mirela precisa de doação de sangue AB negativo?

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Aqui no Boatos.org somos muito preocupados com o bem estar das crianças e ficamos preocupados com a história da Elisa. Mas nem precisaríamos porque ela é falsa. Vamos aos fatos.

O primeiro ponto é que pedir sangue AB negativo é levar em conta que as pessoas não entendem o mínimo dos tipos de compatibilidade de doações. Isso porque as pessoas do tipo AB podem receber doações de quaisquer outros tipos de sangue: A, O e B. Por ser fator negativo, pode receber dos fatores A-, O- e B-. Por outro lado, o AB negativo pode doar apenas para sangues do mesmo tipo.

Seguindo uma lógica, para salvar a menina Elisa só seria preciso um sangue do fator Rh negativo. Mais do que isso, o tipo AB negativo é o mais raro de ser encontrado: com 0,5% de incidência. Sendo assim, apenas 0,5% das pessoas poderiam receber esse tipo de sangue.

Por isso, os próprios hospitais se manifestaram dizendo que não existe campanha alguma para doação de sangue AB negativo. Nesta matéria, o hemocentro de Blumenau diz que a mensagem é falsa. Por sinal, ela é de 2014. Isso significa que tratamos de um boato velho.

Sobre a menina Elisa Mirela Guedes de Lima nós apenas encontramos referências relacionadas aos boatos que circula pela internet. Ou seja, é bem provável que ela sequer exista. Atualizado em agosto de 2017: a mãe de Elisa entrou em contato conosco e disse que houve uma campanha no passado e a menina, mas que ela está bem.

Com isso, chegamos à conclusão de que a história da menina que precisa doação de sangue AB negativo é falsa. Não passa de mais um boato que circula na internet.

PS: esse artigo foi uma sugestão da leitora Van Viana. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.