Ambev tritura pombos com cevada em fábrica de cerveja #boato

Boato – Vídeo mostra pombos sendo moídos junto com cevada da Ambev. De acordo com diretores, tudo vai junto com a cerveja.

Enquanto o Brasil todo discutia Lava-Jato, BBB e Reforma da Previdência, um novo assunto tomou de assalto os debates no dia 17 de março de 2017. Após a Polícia Federal deflagrar a maior operação da história, diversos frigoríficos foram acusados de adulterar a carne que está na mesa do povo brasileiros.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org
Siga o Boatos.org no Twitter:
Envie uma mensagem com a palavra #boato para (61) 99331-6821 e agende este número no seu telefone para receber as nossas atualizações gratuitamente no WhatsApp

A operação “Carne Fraca” ajudou a suscitar ainda mais a desconfiança com a qualidade do que comemos e bebemos. Junto a isso, surgiu uma nova denúncia na internet: a Ambev estava moendo pombos junto com a cevada em uma das suas fábricas. Um vídeo com pombos sendo triturados em uma máquina seria a prova. Assista ao vídeo e leia o texto:

Ambev, fabricante das cervejas Brahma, Antartica, Skol e outras, moendo cevada em sua principal fábrica em São Paulo. Os pombos são atraídos p/ cevada e acabam moídos junto. Tudo vai na cerveja. Funcionário filmou escondido e disse que não adianta denunciar porque nada é feito contra a gigante das cervejas. “Tudo é proteína”, dizem os diretores.

Ambev tritura pombos junto com cevada em fábrica de cerveja?

É claro que a filmagem se espalhou rapidamente no WhatsApp e no Facebook. Mas será que a história que aponta que pombos são triturados na fábrica da Ambev é real? A resposta é não. Vamos aos fatos.

A resposta para o tal mistério está na origem do vídeo. Descobrimos que ele é de outubro de 2016. Mas não tem nada de Brasil na história. A denúncia inicial que surgiu com o vídeo é que pombos seriam triturados em um silo de grãos na Rússia. O RT foi um dos primeiros a noticiar a história.

À época, todos os principais tabloides britânicos falaram sobre o assunto. De acordo com o Daily Mail, a história aconteceu na cidade de Kazan. O The Sun já “aumentou a história” e perguntou se os animais estavam indo para os pães. O Mirror classificou a cena como “horrível”.

Depois de a história viralizar na internet, começaram a aparecer outros “flagras” dos pombos mundo afora. No Brasil, a versão falsa da Ambev (com direito a fala de um dos diretores) foi a que mais fez sucesso.

Resumindo: não! A Ambev não está triturando pombos junto com a cevada na fabricação de suas cervejas. O vídeo que está viralizando online nasceu na Rússia e está enganando meio mundo. Boato.

PS.: esse artigo é uma sugestão Digi Realista e de diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou WhatsApp no telefone (61) 99331- 6821.

Assista também: desvendamos o boato que fala que Skol dá câncer:

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

15 comentários em “Ambev tritura pombos com cevada em fábrica de cerveja #boato

  • 20/03/2017 em 21:58
    Permalink

    Só mesmo as mentes brilhantes de pessoas inteligentes, cultas e bem informadas forjaria um texto onde afirma que a Ambev usa cevada na fabricação de suas cervejas. Há muito tempo, pelo simples motivo de reduzir o custo de insumos, a grande maioria de nossas cervejas é fabricada com milho transgênico. O paladar do brasileiro já se acostumou com essa formulação tupiniquim e se as fábricas usarem cevada, aposto que vão chover reclamações.

    Resposta
  • 20/03/2017 em 16:17
    Permalink

    é na fábrica da Red Bull, que te “dá asaaaaaaas”…

    Resposta
  • 19/03/2017 em 21:37
    Permalink

    Tudo bem. Mas se for examinadas as etiquetas de conteúdo, quase todas as cervejas brasileiras não são fermentadas. Mas tem muitas ingredientes químicas para imitar fermento. A produção será muito mais lento se AMBEV e outras tiverem que fazer fermentação. Veja as etiquetas da Heineken (e Amstel que é deles) para ver as poucas ingredientes simples como é cerveja real! Foi melhor a sua ideia de cerveja artesanal!!

    Resposta
    • 20/03/2017 em 12:46
      Permalink

      Eu vou dizer o mínimo, para que não se sinta ofendido: Você realmente não sabe do que está falando. Recomendo que faça uma visita a uma cervejaria. Qualquer uma.

      Resposta
  • 19/03/2017 em 13:29
    Permalink

    Este vídeo foi gravado em uma fábrica de pães na Rússia no ano passado –
    veja nesta reportagem
    http://www.mirror.co.uk/news/weird-news/horrific-footage-shows-hungry-pigeons-9029037

    e neste vídeo

    https://youtu.be/Q8I1ImzoXvU

    Na Ambev, os caminhões descarregam em um galpão totalmente fechado na cervejaria. Além disso, os grãos passam por várias peneiras até chegarem na moagem, para garantir que nada além dos grãos seja moído – esse é um dos 1300 pontos que a Ambev checa para garantir a qualidade da cerveja do campo ao copo.

    Resposta
    • 20/03/2017 em 12:51
      Permalink

      Esta é uma resposta decentíssima. Tanto a Ambev, quanto qualquer cervejaria faz uma limpeza prévia dos grãos a serem utilizados. Inicialmente com peneiras, mas também com “despedradeiras”, onde são tirados pedras, pregos, parafusos e qualquer outro material estranho.

      Resposta
  • 19/03/2017 em 12:00
    Permalink

    Mas o pombo era friboi? auhauauahuahauhauhauahu

    Resposta
  • 19/03/2017 em 10:19
    Permalink

    Ufa!!! Tava achando estranho o boato, a AMBEV não faria isso nunca.

    Onde já se viu, a AMBEV usando cevada na cerveja? Só na Rússia mesmo…

    Aqui é só pombo+lúpulo+milho+água

    Resposta
    • 20/03/2017 em 03:31
      Permalink

      Aqui não se usa pombo na cerveja, pare que tá feio.

      Resposta
  • 19/03/2017 em 01:26
    Permalink

    Se na Russia é assim… Imagina na no Brasil.. Que ainda cobram impostos astronômicos para bebidas.

    Resposta
  • 19/03/2017 em 00:40
    Permalink

    Se a AmBev não faz isso tbm, faça um vídeo de como funciona sua produção e higiene!

    Resposta
  • 18/03/2017 em 22:32
    Permalink

    Vcs enrrolaram durante todo o texto não esclareceram se essa historia de triturar pombos é verdadeira.
    Ok. Entendi que a AMBEV não tem nada a ver com o assunto, mas realmente foram triturados pombos na Rússia ou seja lá onde for.

    Resposta
    • 20/03/2017 em 12:57
      Permalink

      Não. Os pombos certamente não foram triturados, embora, a meu ver, devam ter morrido. Quando pombos – ou qualquer animal – são sugados num silo de grãos, afundam e são submetidos a altas pressões, que tornam impossível a respiração. Esses silos costumam ser fechados e lacrados. Acredito que a filmagem tenha sido feita justamente num momento de inspeção, talvez por conta de encontrarem pombos nas peneiras. Os grãos nunca vão direto para o moinho. Sempre são peneirados antes e têm separados materiais estranhos, como pregos, parafusos, pedras e madeira, pois estes estragam o moinho.

      Resposta
  • 18/03/2017 em 22:03
    Permalink

    E por coincidência recebi hoje esse vídeo em um grupo no Whatsapp e já estava me programando para comprar uma dessas cervejarias artesanais que vendem na Internet pra produzir minha própria cerveja ainda bem que tudo não passou de boato ufa!

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)