Santíssimo Sacramento fica intacto em igreja coberta de lama, diz boato

By | 19/11/2015

Boato – Foto mostra que o Santíssimo Sacramento ficou intacto mesmo após a igreja de Paracatu (MG) ficar quase coberta de lama. É um milagre!

Em meio aos desdobramentos do que aconteceu na tragédia do estouro da barragem em Mariana (MG), histórias um tanto quanto duvidosas começaram a aparecer na internet. Uma delas dava conta de um milagre que aconteceu na Igreja de Paracatu (MG), cidade que também sofreu com o estouro das barragens da Samarco.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org

Santíssimo fica intacto após desastre em Mariana, diz boato

Santíssimo Sacramento fica intacto após desastre em Mariana, diz boato

De acordo com o texto, publicado pela página do Facebook Catecismo da Igreja Católica, o Santíssimo Sacramento (aparato utilizado na cerimônia da Eucaristia durante as missas) da capela da comunidade de Paracatu (MG) ficou intacto mesmo após o local ficar coberto de lama. Veja:

O Santíssimo intacto mesmo após a igreja quase coberta de lama. Mesmo após ser quase totalmente coberta pelo mar de lama, decorrente do rompimento da barragem em Minas Gerais, dentro da capela da comunidade da Paracatu – MG, o SANTÍSSIMO SACRAMENTO permaneceu intacto. Nem o véu que cobria ÂMBULA foi maculado. Glórias e louvores se deem a todo momento, ao Santíssimo e diviníssimo Sacramento!

Vamos aos fatos: Santíssimo Sacramento ficou intacto?

Não precisa dizer que a história fez sucesso no Facebook. Teve (até o momento) quase 100 mil compartilhamentos e foi republicada em outros sites católicos. Mas será mesmo que o Santíssimo Sacramento ficou intacto e isso foi um milagre? Se depender das provas apresentadas na postagem, a resposta é não.

Até pode ser que isso tenha acontecido, mas não temos imagens que comprovem. A montagem mostrada na postagem utilizou realmente uma foto da Igreja do vilarejo de Paracatu. A imagem foi publicada em um álbum de foto no site em português da Deutsche Welle. Detalhe: a imagem seguinte da lista mostra a igreja toda suja por dentro. Agora leia o que diz a descrição:

De volta ao vilarejo pela primeira vez após a catástrofe, antigos moradores lamentam a destruição e tentam recuperar imagens de santos escondidas na lama. É preciso se equilibrar sobre os assentos que restaram para não afundar.

Opa. Por que o fotógrafo que estava no local não tirou a foto da imagem intacta? Eu ficaria curioso e tiraria, com certeza. Agora note a imagem que está dentro da montagem. Ela seria do Santíssimo Sacramento de Paracatu intacto? Não, não e não. Fizemos uma busca rápida pela imagem e olha o que achamos: um site que vende véus com ambulas.

Resumindo: a história não passa de uma montagem. Pelo o que todos os indícios apontam e até que se prove o milagre, o Santíssimo Sacramento da Igreja de Paracatu não ficou intacto após o desastre de Mariana. A imagem do aparato é de um site de vendas.

PS: este artigo foi uma sugestão da leitora Rosi Prates. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.

4 thoughts on “Santíssimo Sacramento fica intacto em igreja coberta de lama, diz boato

  1. Emerson Da Silva

    a imagem da ” âmbula ” foi pegada da internet : goo.gl/NqOKIE

    Reply
  2. Carlos

    Sempre que acontece uma tragédia aparece um monte de católicos procurando imagens que se salvaram da destruicão. claro que o ser humano tem uma mente seletiva. 500 imagens são destruídas e só vão se ater a uma que escapou. e também não percebem um monte de outros objetos que se salvaram e não tem cunho religioso. sigam o q prega o Padre Fábio de Melo.: amadureçam a sua fé. chega dessa fé de medalhinha. que Deus é esse que salva um pedaço de pano ou gesso e deixa morrem um monte se pessoas. aqui na região serrana onde moro, morreram mais de 1200 pessoas numa tragédia climática e ficaram maravilhados que uma imagem de uma santa ficou intacta. aonde que tem na biblia que Deus salva imagens e deixa os humanos a deriva?

    Reply
  3. alexandre

    veja um testemunho de um cara chamado Emanuel:
    “Sim, é verdade, Aydianny. Sou Seminarista da Arquidiocese de Mariana e faço pastoral na Paroquia de São Cetano em Monsenhor Horta a qual pertence a comunidade de Paracatu de Baixo que foi atingida pela lama. O ministro local apos a lama baixar foi na capela de Santo Antonio e ao abrir o sacrário viu âmbula intacta e a levou para o padre em Monsenhor Horta. O fato é veridico, pode acreditar.”
    Quanto á foto, é claro que iriam colocar qualquer uma pra ilustrar a matéria e não a do local… Fica mais fácil.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *