Papa Francisco proíbe a quaresma (quarentena) #boato

Boato – Papa Francisco proíbe quaresma, pois não somos evoluídos o suficiente para isso. Se você é católico, leia e reflita!

É tempo de quaresma. Após o Carnaval, a quarta-feira de cinzas marca o início da quaresma. Nesse período, muitas pessoas fazem promessas e penitências que vão desde o jejum de carne até abstinência de alguma atividade.

Em mensagem, papa Francisco proíbe quaresma, diz boato.
Em mensagem, papa Francisco proíbe quaresma, diz boato.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org
Siga o Boatos.org no Twitter:
Envie uma mensagem com a palavra #boato para (61) 99432-5485 e agende este número no seu telefone para receber as nossas atualizações gratuitamente no WhatsApp

Como de costume, o papa Francisco enviou uma mensagem aos fiéis. A mensagem, que tem sido replicada na internet e em aplicativos de mensagens, o papa faz um pedido inusitado: não faça quaresma (ou quarentena, como diz o texto), pois não somos evoluídos o suficiente. Confira na íntegra:

“PAPA FRANCISCO PROIBE QUARENTENA, POIS NÃO SOMOS EVOLUÍDOS O SUFICIENTE PRA ISSO. SE VC É CATÓLICO E CRISTÃO, LEIA, REFLITA E NÃO DESRESPEITE O SANTO PAPA.

Para os que vão ficar 40 dias sem comer chocolate, sem beber, sem fumar, sem fofocar, de nada adianta isso para ser uma pessoa melhor. Aí vai a lição do espírito evoluído nosso Papa Francisco: Para a Quaresma o Papa Francisco propõe 15 simples atos de caridade que ele mencionou como manifestações concretas de amor:

Sorrir, um cristão é sempre alegre! Agradecer (embora não “precise” fazê-lo). Lembrar ao outro o quanto você o ama. Cumprimentar com alegria as pessoas que você vê todos os dias. Ouvir a história do outro, sem julgamento, com amor. Parar para ajudar. Estar atento a quem precisa de você. Animar a alguém. Reconhecer os sucessos e qualidades do outro. Separar o que você não usa e dar a quem precisa. Ajudar a alguém para que ele possa descansar. Corrigir com amor; não calar por medo. Ter delicadezas com os que estão perto de você.
Limpar o que sujou, em casa. Ajudar os outros a superar os obstáculos. Telefonar para seus pais.

O MELHOR JEJUM

Jejum de palavras negativas e dizer palavras bondosas. Jejum de descontentamento e encher-se de gratidão. Jejum de raiva e encher-se com mansidão e paciência. Jejum de pessimismo e encher-se de esperança e otimismo. Jejum de preocupações e encher-se de confiança em Deus. Jejum de queixas e encher-se com as coisas simples da vida. Jejum de tensões e encher-se com orações. Jejum de amargura e tristeza e encher o coração de alegria. Jejum de egoísmo e encher-se com compaixão pelos outros. Jejum de falta de perdão e encher-se de reconciliação. Jejum de palavras e encher-se de silêncio para ouvir os outros.”

Papa Francisco proíbe a quaresma (quarentena)?

Se você acompanha o Boatos.org, sabe que o papa Francisco é uma das figurinhas mais carimbadas em boatos na internet. E dessa vez a história não foi diferente. Sem mais delongas, vamos aos fatos.

Para começar, o texto tem aquela característica clássica de um boato: uma notícia bombástica cheia de informações vagas. Além disso, tentamos procurar a declaração e, como era de se esperar, a mensagem só foi publicada em sites e blogs de origem duvidosa. Além disso, não se fala “quarentena” (como aponta o texto) e sim quaresma.

Realmente, a mensagem seria super “do bem” se não fosse um detalhe: o papa não proibiu nada. Ele até publicou uma mensagem para a quaresma, mas as recomendações são outras. O texto com o tema “A palavra é um dom. O outro é um dom”, alerta para as consequências de uma vida centrada no dinheiro.

Para encerrar a discussão, a reflexão até vale a pena e pode ser seguida, mas vale ressaltar que ela não pertence ao papa. Ou seja, pode seguir com suas promessas e penitências, porque o papa Francisco não proibiu nada.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de diversos leitores no WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou no WhatsApp no telefone (61) 99331-6821.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)