Papa Francisco disse que maior crime de Lula foi lutar contra a fome #boato

Boato – Durante missa em Roma, papa Francisco saiu em defesa de Lula dizendo que o “maior crime dele foi ter lutado contra a fome no mundo”.

Um dia depois de ter o habeas corpus negado pelo STF, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se vê em situação delicada. Além de ter a sua candidatura à Presidência da República (muito) dificultada, ele pode ser preso nos próximos dias.

Enquanto muitos “comemoram” a possível prisão de Lula, outras pessoas se levantam para o defender. No meio disso, uma imagem dá conta de que até o papa Francisco se manifestou. A montagem, que viralizou no WhatsApp e Facebook, aponta que o pontífice disse que Lula foi preso porque lutou contra a fome. Leia conteúdo da imagem:

O maior crime de Lula foi ter lutado contra a fome no mundo. Os poderosos costumam ser implacáveis contra esse delito”. Papa Francisco. 31/03/2018. Missa sacristia Santa Pascoal em Roma

Papa Francisco disse que maior crime de Lula foi lutar contra a fome?

A imagem circulou muito na internet (principalmente entre pessoas simpáticas ao ex-presidente) e gerou comentários como “#PapaFrancisco sabe o que diz…” e “Uau, tiro meu chapéu para esse papa. Grande Francisco, que Deus o ilumine sempre”. Mas será mesmo que o papa saiu em defesa de Lula? A resposta é não. Para você entender tudo, vamos aos fatos.

Algumas informações simples nos ajudam a desvendar a história. A primeira está no fato de que não há uma fonte confiável que fale sobre a declaração do papa Francisco. Com a mídia falando “o tempo todo” sobre a situação de Lula, a declaração viria à tona se fosse real.

O segundo ponto está na “missa” e na “data da declaração”. Primeiro, Francisco não falou em nenhuma “Missa sacristia Santa Pascoal em Roma”. No dia 31 de março (sábado de aleluia) ele celebrou a “Missa da Vigília Pascal, no Vaticano”.

O site do Vaticano tem a homilia de Francisco naquele dia. No “sermão”, ele falou sobre a data (sábado de Aleluia), o enfrentamento de situações dolorosas, o silêncio nessas situações e a Páscoa (que seria a redenção). Não há nada sobre Lula, fome e etc.

Ao buscar pela frase, descobrimos que algo muito parecido foi dito por outra pessoa. Em janeiro, Enrique Yeves (diretor de comunicação da FAO) escreveu no El País um artigo que relacionava a condenação de Lula à luta contra a fome. Porém, sequer a frase foi dita ipsis litteris.

Resumindo: a história que aponta que o papa Francisco disse que Lula está sendo preso por “lutar contra fome” é falsa. É apenas mais um boato sobre o pontífice e sobre o ex-presidente que circula na internet.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

6 comentários em “Papa Francisco disse que maior crime de Lula foi lutar contra a fome #boato

  • 09/04/2018 em 20:33
    Permalink

    Boatos.org, é vergonhosamente tendencioso.
    Basta ler nas entrelinhas.
    Credibilidade? Adeus!

    Resposta
  • 08/04/2018 em 19:15
    Permalink

    Se não disse, pensou. E bem poderia ter dito. Ele é argentino e sabe das coisas.

    Resposta
    • 07/04/2018 em 16:51
      Permalink

      Todos que pregam estas falas, estão sempre lado comunistas, no caso Lula, tenham um pouco mas de informação sobre este bandido do qual vocês sempre citam.
      Sou católico mas estou começando odeia-los maldito padres, papa e outros.
      Povo sem informação, Maria com as outras.

      Resposta
      • 09/04/2018 em 20:35
        Permalink

        Você é uma besta fascista.
        Cresça homem!

        Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)