Padre católico cede igreja para evangélicos em Mariana (MG), diz boato

By | 23/11/2015

Boato – Depois de a Primeira Igreja Batista de Mariana (MG) ter sido destruída pela lama, padre da cidade cedeu a igreja para realização de um culto evangélico.

Sabe aquela história do “eu aumento, mas não invento” que é clássica dos programas de fofoca na TV. Parece que a máxima está valendo também quando estamos falando de internet. E aí nascem também os “meio-boatos”. É mais ou menos assim: o pessoal pega uma informação verdadeira e vai distorcendo até que ela se transforma em um boato.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org

Paróquia de Mariana foi cedida por padre para culto evangélico, diz boato

Paróquia de Mariana foi cedida por padre para culto evangélico, diz boato

Esse é o caso de uma história que tem feito sucesso na internet. Publicada por diversos sites como, por exemplo, o “Fuxico Gospel”, o texto aponta que um padre cedeu a Igreja de Mariana à “Primeira Igreja Batista de Mariana-MG” para que fosse realizado um culto. O motivo? O local para os cultos foi destruído. Leia trechos do texto e veja a foto:

Os acontecimentos recentes com a tragédia ocorrida em Mariana MG com o rompimento das barragens da mineradora Samarco deixou muitas vítimas e um rastro de destruição e tristeza para os moradores.

De acordo com o Bispo Josep Rossello, a Primeira Igreja Batista foi atingida pela lama do desastre, e o templo da igreja foi totalmente destruído com a tragédia. Porém um ato inusitado por parte de um padre de Mariana fez em meio ao caos, pessoas acreditarem que é possível vivermos em um mundo onde o amor e a solidariedade possam falar mais alto do que a divisão da religião.

O Padre da Igreja Católica disponibilizou uma paróquia ara que os irmãos da PIB – Primeira Igreja Batista de Mariana-MG possam cultuar a Deus. De acordo com o padre, nesse momento de tristeza e dor, a missão como cristãos e filhos do mesmo Deus, é acolhermos uns aos outros como Cristo fez.

O gesto fez que católicos e evangélicos se unissem no momento de solidariedade, e os cultos tem sido motivo de alegria entre ambos os grupos, e até mesmo o padre tem participado dos cultos da Igreja Batista.

A história é comovente e as fotos são verdadeiras, mas espera aí? Um padre participando de um culto evangélico? Em Mariana (MG)? Como o nosso negócio é dar a informação direitinho, vamos aos fatos.

Para começar, a história não aconteceu em Mariana. Foi na cidade de Barra Longa, que fica a cerca de 40 km de Mariana. Vale lembrar que as Igrejas de Mariana sofreram com a lama e estão interditadas (essa matéria do UOL fala sobre o assunto). Aliás, tem até um boato relacionado à destruição da Igreja de Mariana. Lê aqui.

Segundo ponto: não teve nada de “Primeira Igreja Batista, que teve o local de cultos destruído pela lama”. A Igreja foi cedida para voluntários da Convenção Batista Mineira. Detalhe: o padre (que identificamos como Wellerson Magno Avelino) aparece em uma foto, mas ela não parece ser do culto. É só um abraço em uma voluntária. Aliás: essa matéria fala da ação dos voluntários.

Terceiro ponto: o texto coloca na “boca” dos personagens um monte de informações que não são reais. O padre pode até pensar que “nesse momento de tristeza e dor, a missão como cristãos e filhos do mesmo Deus, é acolhermos uns aos outros como Cristo fez”, mas não disse isso. E pelo o que vimos, o bispo Josep Rossello não disse nada sobre lama (apesar de ter errado a cidade do culto e congregação no post do Facebook).

Resumindo: houve empréstimo sim e as fotos são verdadeiras. Porém, toda a história escrita em volta dela foi uma distorção da realidade e, cá para nós, é conversa mole para boi dormir. Ou “aumento, mas não invento”.

PS: este artigo foi uma sugestão dos leitores Mada Massaro e José Carlos Júnior. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.

3 thoughts on “Padre católico cede igreja para evangélicos em Mariana (MG), diz boato

  1. FERNANDO

    Equívoco na matéria : “As igrejas de Mariana sofreram com a lama e estão interditadas ” . As igrejas de Mariana não sofreram com a lama até pq a cidade de Mariana não sofreu absolutamente nada diretamente com o acidente , que foi na zona rural e a sim algumas poucas igrejas sofreram , mas só as que se encontravam na calha que receberam o resíduo da barragem . Mariana propriamente está intacta e suas igrejas preservadas .

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *