Jeremias Steepek – História do pastor que se disfarçou de mendigo é falsa

By | 14 de agosto de 2013
Foto mostra versão americana de pastor Jeremias Steepek

Foto mostra versão americana de pastor Jeremias Steepek

Boato – No dia em que iria ser apresentado como pastor de uma igreja, Jeremias Steepek se disfarçou de mendigo e ensinou lições de humildade para as pessoas da congregação.

Histórias que envolvem religião ou que apontam para “lições de vida” são algumas das mais populares em redes sociais. É uma pena que nem todas são verdadeiras. Este é o caso de uma mensagem que circula em diversos idiomas pela internet. O texto conta a história do pastor Jeremias Steepek.

De acordo com o texto, que começou a circular em julho de 2013, o pastor Jeremias foi escolhido para ser o pastor principal de uma igreja de 10 mil pessoas. No grande dia, ele se disfarçou de mendigo e começou a circular pela congregação. Jeremias foi ignorado e ninguém lhe deu nenhuma esmola. Ao entrar na igreja, tentou se sentar na parte da frente. Mas foi impedido pelos diáconos (espécie de ajudantes da congregação).

Curta o Boatos.org nas redes sociais e se livre de boatos

Na parte do culto em que seu nome foi anunciado, Jeremias se revelou. Leu uma passagem da bíblia de Matheus, que cita a humildade, e contou o que lhe aconteceu naquela manhã. As pessoas se envergonharam do que haviam feito e o texto termina falando o verdadeiro sentido de ser cristão.

Versão brasileira do boato mostra pastor João Luiz Gimenes Reis

Versão brasileira do boato mostra pastor João Luiz Gimenes Reis

A história realmente é linda, mas não é real. O primeiro furo está no próprio nome do pastor. Na internet, não há nenhuma referência sobre Jeremias Steepek. Além disso, a versão em inglês cita o pastor como Jeremiah Steepek. Qual seria a pessoas certa¿ Além disso, o texto não cita qual é a congregação de 10 mil pessoas (que com tantos fieis, seria bem significativa).

Porém, o maior furo está nas fotos utilizadas nos boatos. Três imagens são populares nas histórias sobre Jeremias. Mas as três imagens são sobre pessoas diferentes. De acordo com o E-farsas, uma das fotos é de um fotógrafo americano, outra de um ator brasileiro que vive em Portugal e a última de um pastor brasileiro, que realmente se vestiu de mendigo em algumas ocasiões.

Publicações internacionais, como o Huffington Post, também citam a história como hoax. Mas o que chama atenção é que apenas um site de notícias cristãs não comprou a história como verdade: o Gospel Prime. Dezenas de outros sites deram a história como verdadeira sem checar. Por isso, não se surpreenda se a linda história de Jeremias Steepek for contada como verdade em algum culto pelo mundo.

Leia na íntegra a história do pastor Jeremias Steepek, que se vestiu de mendigo 

One thought on “Jeremias Steepek – História do pastor que se disfarçou de mendigo é falsa

  1. Joao Luiz Gimenes Reis

    ola a paz,sou o pastor Joao Luiz Gimenes Reis,e ator profissional,quero deixar registrado que a historia do pastor Jeremias Steepek,apesar de ser somente uma historia,na realidade eu ja ministro assim como mendigo a pelo menos 5 anos em muitos estados do brasil,como minha foto parou nessa historia,mas oque importa e que Deus faz sempre do jeito dele,meu site e msn,vou deixar aqui.(joao reis pastor-ator)ou (jeremias steepek-joao luiz gimenez reis)facebook-joao luiz gimenes reis,obrigado pelo carinho e atenção.EU fiz questão de esclarecer,porque na verdade,pelos registro que tnho em minhas paginas,vc vai poder comprovar a veracidade da historia,paz

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *