Igreja vai exigir certificado de virgindade para mulheres se casarem #boato

By | 28/09/2016

Boato – Papa Francisco anuncia que será necessário certificado de virgindade para que as mulheres possam se casar na Igreja Católica.

Como já dissemos várias vezes em textos anteriores deste site, o Papa Francisco é bem popular. Entre os fieis e mesmo na mídia, a cada passo ou nova declaração que dá, Bergoglio acaba virando notícia. Nem sempre elas são positivas, mas em se tratando de uma figura pública que tem tentado fazer diferente desde que assumiu o posto no comando da Igreja Católica , era de se esperar que as coisas fossem assim mesmo.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org

boato-afirma-que-igreja-exigira-certificado-de-virgindade-das-mulheres-que-quiserem-casar

Boato afirma que Igreja exigirá certificado de virgindade das mulheres que quiserem casar

De tão “pop” que é, Francisco também acaba sendo alvo de muitas balelas na internet. Aqui mesmo já desmentimos várias histórias falsas envolvendo o pontífice. São tantas que renderam até uma lista.

E não é que o Papa segue sem trégua? A notícia mais recente relacionada a ele anuncia um novo escândalo – as mulheres supostamente terão que apresentar certificado de virgindade para se casar na Igreja a partir do ano que vem. Confira:

“Segundo notícias que circularam a internet no começo desse ano, o Papa Francisco teria anunciado na sua missa dominical que a partir do próximo ano todos os casamentos a serem celebrados pela Igreja Católica, terão como condição a noiva ter que apresentar um atestado de um médico afirmando que ela é virgem.

 O pronunciamento trata de argumentar que o Papa quer que as mulheres entrem puras no casamento, assim como é ditado pelos costumes religiosos, mais espera-se que esta medida só irá afectar aqueles que realmente quiserem (não será obrigatório).

 O Papa teria também sugerido que as mulheres que já não são virgens poderão casar sim, mas o seu vestido de noiva não poderá ser de cor branca, teriam de usar um vestido colorido, supostamente para dar a entender que a pessoa já não é pura, também esclareceu que este certificado não será solicitado a homens e por sua natureza.

Se a notícia for verdadeira, estima-se que o número de casamentos irá reduzir drasticamente!”

A Igreja irá exigir certificado de virgindade das mulheres?

Uma matéria que comece com “segundo notícias que circularam a internet” já não merece crédito logo de cara. Se termina com “se a notícia for verdadeira”, é um sinal pior ainda. E quando um assunto, digamos, polêmico, envolvendo a Igreja Católica e o papa “circula a internet”, mas não aparece em um veículo de renome sequer, é porque ele é boato.

Como se não bastasse o fato de que essa suposta exigência chocante não foi noticiada em nenhum lugar confiável, fomos dar uma olhada nos sermões do papa Francisco que a mídia não cobre regularmente, esses da homilia realizada na Casa Santa Marta, no Vaticano. Para nossa não surpresa, não encontramos nenhum sermão em que o papa comentasse tal exigência de certidão de virgindade. Na dúvida, estão todos acessíveis no Diário de Homilias, é só fuçar.

Além disso, fomos procurar no jornal do Vaticano, o L’Osservatore Romano. Afinal, algo tão impactante para os fieis da Igreja Católica com certeza apareceria na mídia da própria Igreja, certo? Pois lá, também não há nada sobre certificados de virgindade para que as mulheres queiram casar.

E não pensem que o papa nunca professou discursos sobre o casamento, nada disso. O pontífice já falou do tema várias vezes e, claro, em suas falas de maior destaque, a mídia fez disso notícia. Foi assim quando Francisco declarou que os divorciados não precisam se sentir excomungados e merecem frequentar a Igreja. Ou quando ele afirmou que grande parte dos casamentos hoje em dia são nulos (essa inclusive, rendeu muito na imprensa).

Resumindo, quando o papa Francisco fala, a mídia geralmente escuta, filtra o que quer e divulga o que julga mais importante. Uma exigência que invadiria a intimidade de mulheres católicas de todo o mundo e que, com certeza, inflaria discussões sobre machismo e feminismo, não ficaria de fora da grande imprensa ou das redes sociais. Logo, é boato. E que as noivas se casam de branco se quiserem.

PS: Esse artigo foi uma sugestão dos leitores Gabriel Cerqueira e Elza Augusta. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.

7 thoughts on “Igreja vai exigir certificado de virgindade para mulheres se casarem #boato

  1. Maria Amelia Pinheiro

    Voces deveriam estarem preocupados com as crianças abandonadas, famintas, e os velhos abandonados pela própria familia, isso sim, é muita falta do que fazer….Jesussssssssss

    Reply
  2. Luciano

    Gente!! Pelo amor de Deus!!!Pra mim,se uma pessoa pelo menos imagina que o Papa Francisco exigisse uma idiotície dessas,não tem nem noção de quem é o Papa…ele é de longe o líder mais progressista,super espiritualizado e adepto da coeréncia …duvi-deo-dó que ele teria um pensamento tão retógrado desses.
    Só observo as pessoas que se dão ao trabalho para discutir isso…sinal de mediocridade ,imaginar isso do Papa Francisco.

    Reply
  3. Maria de Lurdes Sequeira

    Tanta polémica acerca da noiva ir “pura” para o casamento mas nada se diz a respeito do noivo!!! Então, como é? ele é filho e ela enteada????
    Valha-nos Deus!!!

    Reply
    1. Michele

      o pior é q falaram sim…onde torna o boato mais inaceitável ainda….”os homens nao precisarão de certificado devido a natureza deles”

      Reply
  4. enia

    Na minha opinião,se isso for comprovado que REALMENTE é verdade,sera uma grande polemica no mundo todo… A respeito de sexualidade,desejos carnais,isso é de livre escolha da pessoa cometer pecado ou não. Todos nos sabemos muito bem, que fazer sexo antes do casamento é pecado, mais isso não da direito pra ninguém impor regras a respeito disso… Deus nos deu o livre arbítrio para todas as nossas escolhas que queremos tomar!!! Ele nos aconselha, nos diz o que é melhor,mais se queremos obedece-lo ou não ,isso parte é de nos… Sabe porque a igreja católica nao evoluí? Porque ela pensa em cumprir as leis por metade,exigir algo das pessoas… Mais eu tenho uma triste e lamentável realidade para vocês,se vocês querem diferença,faça que ela começe por vocês mesmos… Se é pra cumprir todas as leis de Deus comece pela 1ª .Êxodo 20 .1 – Então falou Deus todas estas palavras, dizendo: Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. Não terás outros deuses diante de mim. Parece fácil exigir as coisas dos outros neh. Deixaram pra exigir agora.. Mais quantos casais não casaram virgens? Pra que a igreja adotou esse método? Podemos exigir algo dos outros? Se nem Deus que é Deus nos obriga,o homem não pode e não deve nos obrigar a fazer algo… Todas as decisões que tomas deve ser de livre escolha… por um lado essa decisão pode ser boa,mais por outro ela pode atrapalhar a vida de muitas pessoas. Quantas mulheres foram estupradas? so porque elas nao são viegens elas nao podem casar? quantas mulheres se deixaram levar pelas promessas ou palavras de homens que so queriam aproveitar das pobres mulheres inocentes? A pureza de nossos corpos deve ser preservada,mas nao é só porque muitas a perderam que elas nao tem o direito de realizar seus sonhos de casar e construir suas famílias…. Cada um,deve se preocupar consigo mesmo,não devemos impor nada a ninguém. Se a pessoa escolheu ou optou por fazer sexo antes do casamento,as consequencias vai vim é pra vida dela… E ela(e) vai prestar conta não é pra homem nenhum,e sim pra Deus.. Pensem nisso irmãos. não estou aqui pra julgar ninguém,apenas retratar desses fatos… Cuidem bem de seus corpos,porque nós somos o templo do Espírito Santo(1 coríntios versículo 19 Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?)… Que a paz do Senhor esteja com todos vocês

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *