Hóstia sangra, flutua e mostra rosto de Jesus em missa no MT #boato

By | 24/08/2016

Boato – Um milagre eucarístico aconteceu em Tangará da Serra (MT). Uma hóstia ficou flutuando, sangrou e mostrou o rosto de Jesus Cristo durante missa.

É um milagre! Quantas vezes vocês já não ouviram essas palavras para coisas que podem ser explicadas facilmente. Se isso já era comum no passado, a internet potencializou a distribuição destas ações “inacreditáveis”, mas que acabam sendo desmentidas.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org

Hóstia sangra e revela rosto de Jesus em Tangará da Serra, diz boato

Hóstia sangra e revela rosto de Jesus em Tangará da Serra, diz boato

O último “milagre” teria acontecido na cidade mato-grossense de Tangará da Serra. Durante uma missa, uma hóstia teria flutuado, sangrado, revelado a imagem de Jesus e ficado sob horas na mesma posição. O ato ganhou até um adjetivo: “milagre eucarístico”. Leia texto que circulou online:

Milagre Eucarístico que ocorreu ontem no MT aqui no Brasil na cidade de Tangará

Quem me mandou estas fotos foi uma freira missionária que estava como acólita,ao lado do Sacerdote,quando a Hóstia começou a sangrar.Ela disse que o Celebrante foi levado ao hospital na mesma hora e a Missa não pôde ser concluída e a cidade inteira soube.O Cálice ficou exposto ao povo até meia noite e a Hóstia flutuando.Meia noite o bispo mandou recolher.

Hóstia sangrou, flutuou e mostrou rosto de Jesus?

Não é preciso dizer que a história viralizou que nem rastilho de pólvora na internet. Mas será mesmo que aconteceu tudo isso que foi descrito. Na realidade, a história não foi bem assim. Com a palavra, a própria Igreja Católica.

Depois que a história se espalhou online, a Paróquia Sagrado Coração de Jesus, de Tangará da Serra (MT), explicou a história.

Em notícia publicada no site ACI Digital (da Igreja Católica), foi dito que a hóstia ficou grudada no cálice quando o Pe. Lincoln Comby foi comungar. Logo, o vinho que estava no recipiente pareceu formar um rosto.

“A Hóstia não sangrou. O Padre a colocou junto ao Sangue de Cristo para consumi-la. Quando ele bebeu do Sangue, a Hóstia ficou pregada à parede do cálice de vidro, e o Padre pediu que o acólito trouxesse água para purificar; então, o acólito chamou a atenção do Padre, pois, percebeu que formava-se na Hóstia uma espécie de rosto de um homem. O Padre observou e também percebeu, e ficou bastante emocionado”, relata.

É claro que a partir do momento que o rosto se formou, as pessoas viram Jesus nele e começaram a tirar fotos e postar sobre o “milagre” (apesar de membros da Igreja pedirem para nada ser postado).

O primeiro ato pode ser explicado pela Pareidolia, fenômeno em que as pessoas passam a enxergar o que querem nos objetos. O segundo é mais difícil de explicar, mas pode ser só falta de educação.

Ou seja, o que aconteceu foi o seguinte: uma hóstia ficou grudada no cálice, um monte de gente viu Jesus na imagem (desculpe, mas eu não vi), tirou foto, postou na internet e inventou a história. E claro, aí nasceu mais um boato na internet.

PS: Esse artigo foi uma sugestão do leitor Cezar Echaque. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *