Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Vídeo mostra clima em Brasília após protesto influenciado por povo gaúcho #boato

Vídeo mostra clima em Brasília após protesto influenciado por povo gaúcho #boato

Boato – Após manifestações de gaúchos contra Lula, Brasília é contagiada pelo clima de protesto e cidadãos fazem reivindicação contra o PT em frente ao Congresso Nacional. 

Nos últimos dias, o ex-presidente Lula iniciou uma série de atos públicos em sua “caravana pré-eleitoral”. As aparições públicas começaram pela região Sul (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná). Mas parece que as coisas não têm se saído como a equipe do ex-presidente gostaria.

Desde que iniciou suas atividades, a caravana de Lula está sofrendo com diversas manifestações. Em São Miguel do Oeste (SC), por exemplo, o palanque onde o ex-presidente fazia seu discurso foi atacado por manifestantes, que jogaram ovos nele durante um pronunciamento.

Mas não para por aí. De acordo com textos que circulam online, a onda de manifestações contagiou outras cidades longe do sul do país. Um vídeo mostra o que seriam diversos manifestantes que se reuniram em Brasília para protestar contra o PT, Lula e a corrupção. Confira:

Sintam só o clima em Brasília hoje! Este é um retrato do que está se espalhando pelo Brasil, graças ao Povo Gaúcho! A paciência chegou ao fim! E em Chapecó o Molusco ouviu o que não queria. Quem planta, colhe. Sintam só o clima em Brasília agora! Este é um retrato do que está se espalhando pelo Brasil, graças ao Povo Gaúcho! A paciência chegou ao fim! Assistam e passe adiante: 25/03.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Vídeo mostra clima em Brasília após protesto influenciado por povo gaúcho?

De fato, protestos têm ocorrido no sul do país contra a candidatura do ex-presidente Lula. Mas também é fato que Brasília não foi palco de protestos neste final de semana. Quer saber os motivos? Então, continua lendo para saber mais detalhes.

Para começo de história, é importante destacar que o vídeo circula em duas versões: uma que só mostra o vídeo de Brasília e outro que mostra imagens de Chapecó (SC). O vídeo de Chapecó, de fato, é real e aconteceu na sexta-feira, durante a passagem de Lula pela cidade.

Entretanto, o vídeo de Brasília não foi gravado durante esse final de semana e nem é recente. Se você reparar bem, ao longo do vídeo, vários jornalistas e fotógrafos aparecem nas imagens. Ou seja, a mídia estava presente no protesto. Porém, nenhuma notícia sobre o ato foi publicada em nenhum veículo de comunicação. É, no mínimo, muito estranho.

Apesar de não termos a data correta do dia do protesto, é possível imaginar quando as imagens foram gravadas. Pelo quantidade de pessoas, pelas roupas e acessórios que estão usando (com cores verde e amarelo) e pelas palavras de ordem (“vai pra Cuba”, “minha bandeira não será vermelha”, etc), o vídeo é de um dos grandes protestos pedindo o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff em 2015 e 2016.

E se você prestar atenção no início do vídeo, vai ver que as palavras de ordem não se direcionavam à Dilma ou Lula, mas sim a uma mulher que aparece de camiseta vermelha com o número 13 nas costas. É possível ouvir algumas pessoas gritando no início do vídeo para que ela abra a porta e, ao fundo, outras pessoas gritando “vai pra Cuba” e “você faz parte da corrupção”. Ela foi protegida pelo cordão de policiais na entrada do local, porém, foi perseguida pelos manifestantes ao se deslocar da porta até o outro cordão, que aparentava proteger o acesso ao Palácio do Planalto.

Além disso, entramos em contato com a assessoria da Câmara e eles confirmaram que não houve nenhuma ocorrência nesse final de semana. Por fim, se você procurar por fotos de pessoas que visitaram Brasília no final de semana, vai perceber que o clima na cidade, na verdade, foi bem tranquilo. Nosso editor, inclusive, que mora em Brasília, passou próximo ao Congresso no domingo e não presenciou nenhum tipo de movimentação que indicasse um protesto.

Resumindo: apesar das imagens estarem circulando como se tivessem sido registradas no domingo (25/03), elas são antigas (e se você, leitor do Boatos.org souber a data exata da gravação, entre em contato com a nossa equipe e nos ajude a identificar a origem do vídeo). Portanto, os protestos do sul não criaram uma onda de manifestações ao longo do país. O protesto que aparece no vídeo sequer era direcionado a Lula. Ou seja, #boato. Até a próxima!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.