Tribunal de Haia acaba de reconhecer Lula como preso político #boato

Boato – O Tribunal Internacional de Haia acaba de reconhecer Lula como preso político. De acordo com o Le Monde, Haia exige libertação imediata do ex-presidente.

Desde quando a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi decretada, correligionários dele afirmam (como um mantra) que “as provas contra ele foram inventadas” e que “Moro mentiu”. Por outro lado, alguns internautas críticos ao ex-presidente “alertam” (também como um mantra) sobre um possível “golpe” que estaria sendo armado para libertá-lo.

Os “dois lados da moeda” estão compartilhando uma mensagem que aponta que o Tribunal Internacional de Haia teria reconhecido que Lula nada mais é do que um preso político e que estaria exigindo a libertação dele. De acordo com a informação (viral no Facebook e WhatsApp), a fonte seria o “www.Lemond/Mund.Vers.Holand” e havia até uma notícia em francês sobre o assunto. Leia as três versões que encontramos da história:

Versão 1: URGENTEEEE Tribunal de Haya acaba de reconhecer LULA, como PRESO POLÍTICO. E EXIGI A LIBERTAÇÃO IMEDIATA DO LADRÃO…. VAI EXPLODIR… O Tribunal de haia acaba de reconhecer o ex-Presidente Luiz Inacio Lula da Silva como prisioneiro político. De acordo com relatórios recebidos de entidades brasileiras e dos direitos humanos internacionais da ONU, o ex-Presidente é detido sem provas, e é julgado por um tribunal que faz parte integrante do bom adversário do réu. O Tribunal Internacional de justiça da Haia-Holanda notificará a sua decisão no Brasil, exigindo a libertação imediata do ex-Presidente Luiz Inacio Lula da Silva, servindo ao contrário as ações internacionais. ¨ www.Lemond/Mund.Vers.Holand

Versão 2: Urgent! Hague court has just recognized former president luiz inácio lula da silva as political prisoner. The Hague tribunal has just recognized former president luiz inacio lula da silva as a political prisoner. According to reports received from Brazilian entities and international human rights, the former president is held without evidence, and is tried by a court which is an integral part of the defendant’s good opponent. The International Court of justice of the Hague-Holland will notify its decision in Brazil, demanding the immediate release of former president luiz inacio lula da Silva, while serving international actions. ¨ www.Lemond/Mund.Vers.Holand

Versão 3: URGENTE ! Tribunal de Haya acaba de reconhecer o Ex Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, como PRESO POLÍTICO. Le Tribunal de La Haye vient de reconnaître l’ancien président Luiz Inacio Lula da Silva en tant que prisonnier politique.Selon des rapports reçus d’entités brésiliennes et des droits de l’homme internationaux de l’ONU, l’ancien président est détenu sans preuves, et est jugé par un tribunal qui fait partie intégrante du bon adversaire de l’accusé. La Cour internationale de justice de La Haye-Hollande notifiera sa décision au Brésil, exigeant la libération immédiate de l’ancien président Luiz Inacio Lula da Silva, tout en servant au contraire les actions internationales.¨ Fonte: www.Lemond/Mund.Vers.Holand

Sobre a corte internacional de Haia: O Tribunal Internacional de Justiça ou Corte Internacional de Justiça é o principal órgão judiciário da Organização das Nações Unidas (ONU). Tem sede em Haia, nos Países Baixos. Sua principal função é resolver conflitos jurídicos a ele submetidos por Estados e emitir pareceres sobre questões jurídicas apresentadas ordinariamente pela Assembleia Geral das Nações Unidas ou pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Tribunal de Haia reconheceu Lula como preso político e exigiu libertação?

Como dito antes, a notícia circulou entre defensores de Lula (que chegaram a fazer comentários como “o Moro vai se ferrar”) e detratores (que postaram adjetivos como “molusco” e “ladrão” para se referir ao ex-presidente). O que ninguém percebeu (ou, em alguns casos, não “quis” perceber) é que a informação é falsa. Vamos aos fatos.

Para começar, o texto tem (tanto na versão em português como nas em inglês e francês) erros crassos de ortografia. Na versão em português, o Tribunal de Haia é tratado como “Tribunal de Haya” (seria correto só se fosse em espanhol). Nos três idiomas, o jornal Le Monde é tratado como “Lemond”. Como você sabe a grande quantidade de erros ortograficos é uma característica intrínseca em boatos online.

Segundo ponto: vimos a “notícia” da decisão de Haia (que seria até difícil de sair em um fim de semana) divulgada apenas em perfis no Facebook e WhatsApp de pessoas (ou fakes ou ainda robôs “travestidos de pessoas”) ligadas a alguma corrente política (seja pró ou anti-Lula). Ou seja, fontes com ideias enviesadas politicamente e, por consequência, não confiáveis. Ao buscar sobre a informação em sites de notícias (que dariam essa decisão como manchete) nada encontramos.

Mas e a fonte citada, o www.Lemond/Mund.Vers.Holand? Como é possível ver ao clicar no hiperlink, a URL não existe. Mas não é só isso. Tentamos achar pelas versões em inglês e francês da história e nada encontramos (só postagens de brasileiros que não têm muito domínio dos idiomas). Tentamos, ainda, procurar pela versão holandesa do Le Monde (ou Le Mond, que seja), citada como fonte. Achamos apenas esse site, que não é da publicação e sim de um bar.

Resumindo: a história que aponta que o Tribunal de Haia reconheceu Lula como um preso político e exige a libertação do ex-presidente é falsa. Ela apenas circulou por perfis com viés político em redes sociais e cita fontes que não existem. Em tempo: a Corte Internacional de Haia, até o momento, não se posicionou sobre a situação do ex-presidente e nem dá mostras que deve se posicionar em breve.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

6 comentários em “Tribunal de Haia acaba de reconhecer Lula como preso político #boato

  • 01/05/2018 em 16:30
    Permalink

    Só mesmo um analfabeto político não sabe que essa prisão é ilegal, tal qual foi a de Nelson Mandela aqui na África do Sul e tantas outras como Gandhi, Martin Luther King, Mrs. D’Arc etc, e se continuarmos mencionado nomes famosos de injustiçados pela história descobriremos uma lista imensa de homens e mulheres presos e / ou assassinados pelos ditos “homens de bem” como o novo Hitler tupiniquim, Sérgio Moro, e seus fanáticos e débeis seguidores lavajateiros.

    Resposta
    • 04/05/2018 em 04:18
      Permalink

      Ilegal = contrário à lei.
      A prisão do Lula, justa ou injusta, foi totalmente legal. Só um analfabeto em direito que não sabe disso (usando a mesma expressão que você utilizou).
      Sinta-se à vontade para argumentar sobre a justiça, e até mesmo sobre a constitucionalidade da prisão. Porém, ilegal ela não é.

      Resposta
  • 29/04/2018 em 23:43
    Permalink

    Boatos.org é golpista e canalha ao mesmo tempo

    Resposta
  • 29/04/2018 em 16:43
    Permalink

    Infelizmente não dá mais para acreditar no boatos.org! Depois de 3 boatos que vcs desmentiram, mas que eram verdades, fica difícil saber qdo estão certos.
    Foram, que eu vi, o caso do roubo da Apae pela mulher do Moro, a Gleisi falando na Al Jazeera, é outra cousa do Lula que já não lembro.
    Ficou claro que vcs estão a servico da direita. Então, já viram, né? DESACREDITADOS!

    Resposta
    • 04/05/2018 em 04:19
      Permalink

      Este seria o momento ideal para você provar o que está falando, fornecendo uma fonte para a informação que você afirma ser real, provando que o boatos.org está errado.

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)