Temer ironiza greve dos caminhoneiros e diz que é melhor voltarem ao trabalho #boato

Boato – Print do site Globo.com mostra que o presidente Michel Temer ironizou greve dos caminhoneiros. “Melhor voltarem ao trabalho para pagar os caminhões financiados”, disse Temer.

A greve dos caminhoneiros é, sem dúvida, o principal assunto da semana. Entre críticas às consequências da paralisação e elogios à atitude da classe, diversas histórias controversas têm aparecido na internet. A última delas envolve o presidente Michel Temer.

De acordo com um print de uma suposta notícia publicada no Globo.com, Temer teria dado uma declaração, no mínimo, infeliz em relação à paralisação. “Temer ironiza greve dos caminhoneiros: “Melhor voltarem ao trabalho para pagar os caminhões financiados””, diz o print. A postagem gerou alguns comentários em redes sociais. Confira:

Exemplo 1: A turma do PMDB ironiza os caminhoneiros. Temer diz que é melhor voltarem ao trabalho para pagar o financiamento dos caminhões! Exemplo 2: Esse presidente é ridículo ,massacra o povo ainda ironiza quando o povo busca o seu direito! Exemplo 3: Ironiza greve dos caminhoneiros: “Melhor voltarem ao trabalho para pagar os caminhões financiados”. E ainda remenda pedindo aos empresários que ofereçam emprego a manifestantes.

Temer ironizou greve dos caminhoneiros e disse que é melhor voltarem ao trabalho?

Como foi possível de ver, a reação das pessoas ao suposto comentário foi violenta. Da direita à esquerda, todo mundo saiu criticando Michel Temer. Mas será mesmo que ele falou isso sobre a greve dos caminhoneiros? A resposta é não. Para você entender tudo, vamos aos fatos.

A forma que a história foi apresentada já nos deixa desconfiados de que se trata de uma notícia falsa. A forma que o título aparece na suposta home do Globo.com (em nada menos do que sete linhas de texto) não condiz com o padrão de manchetes do portal (e da maioria dos portais de notícias), que vão, no máximo, (máximo mesmo) a quatro linhas.

Muito provavelmente, a imagem foi gerada com uma receita simples. A pessoa entrou no código-fonte da página inicial do Globo.com, modificou o espaço do título, deu um print da matéria e jogou na web. Isso já foi utilizado em diversos boatos desmentidos como o do assalto em parapente e o do namoro entre Pabllo Vittar e Renê Júnior (do Corinthians).

Só para garantir, fomos procurar por mais detalhes sobre a tal declaração. Como é de se imaginar, não achamos a ironia de Temer publicada em nenhum portal confiável. Ou seja, não há qualquer registro de que ele tenha falado em financiamento de caminhões ou qualquer coisa similar. Aliás, Temer não seria louco para falar sobre isso.

Resumindo: a história que aponta que o presidente Michel Temer ironizou a greve dos caminhoneiros e disse que é melhor voltarem ao trabalho para pagar os caminhões financiados é falsa. Nem foi publicada no Globo.com nem o presidente deu tal declaração. Fake news só para colocar lenha na fogueira.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

2 comentários em “Temer ironiza greve dos caminhoneiros e diz que é melhor voltarem ao trabalho #boato

  • 24/05/2018 em 23:13
    Permalink

    Gostaria de confirmar se é #boato:

    Pessoal, repassando… Não sei se é verdade, mas faz sentido:
    Amigos, o marido de uma pessoa conhecida é motorista de caminhão (de um supermercado grande local), ele disse que ninguém deve consumir carne depois que a greve acabar pois os baús estão cheios de carne descongeladas, certamente serão congeladas de novo e vão para consumo. Fica o alerta.

    Resposta
  • 24/05/2018 em 15:22
    Permalink

    ESTE É UM BOATO QUE MERECE SER COMPARTILHADO. ELE PODE NAO REPRESENTAR A FALA DO VAMPIRO GOLPISTA MAS CERTAMENTE REPRESENTA O PENSAMENTO DELE.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)