Michel Temer confiscará poupança do povo brasileiro #boato

Boato – Notícia urgente! Presidente Michel Temer vai confiscar o dinheiro da poupança do povo brasileiro por causa da crise.

Que o Brasil não atravessa um momento confortável, isso é fato. E, em meio à turbulência política (viva desde as jornadas de junho de 2013), a economia não está “de vento em popa”. Apesar de alguns dados apontarem que o país está saindo da UTI, o caminho é longo até chegarmos a sonhada estabilidade (se é que um dia o país teve).

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org
Siga o Boatos.org no Twitter:

Envie uma mensagem com a palavra #boato para (61) 99432-5485 e agende este número no seu telefone para receber as nossas atualizações gratuitamente no WhatsApp

Se inscreva no nosso canal no Youtube

No meio da atmosfera de incertezas, uma notícia caiu como uma bomba na internet. Publicada por diversos blogs, um texto dá conta de que o governo de Michel Temer vai confiscar o dinheiro da poupança dos brasileiros. Leia o texto que circula online:

URGENTE, TEMER CONFISCARÁ POUPANÇA DO POVO. Governo de Michel Temer, encurralado, bloqueará investimentos dos brasileiros. Esta é uma fria e insuportável previsão para a economia do Brasil nos próximos meses, adverte o criador dos bancos Garantia e Pactual, Luiz Cesar Fernandes. Mesmo que se privatize todas as empresas possíveis, como agora querem privatizar a Casa da Moeda sob contestação de seu diretor que afirma que não há prejuízos, a economia não se recuperará por conta da péssima administração do Governo atual.

Segundo o banqueiro e economista Fernandes, em breve a dívida interna pública atingirá 100% do PIB e toda a riqueza produzida no país será destinada a pagar as contas irresponsáveis de Temer. A situação será insustentável e o país entrará em uma total ingovernabilidade. O sistema entrará em falência e atingirá não só os grandes bancos como também as pessoas físicas. As grandes instituições bancárias não terão outra saída senão impedir que seus clientes saquem suas poupanças. 

Michel Temer confiscará poupança do povo brasileiro?

Não é preciso nem dizer que a história teve muitos compartilhamentos no Facebook (muitos mesmo). Mas será mesmo que “já está tudo certo” e que Temer vai confiscar o dinheiro da poupança? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Para explicar o contexto desta história, precisamos voltar um pouco no tempo. Desde que o confisco das poupanças aconteceu de verdade (no governo de Fernando Collor), a ameaça é utilizada em todos os discursos de oposição (seja de direita ou de esquerda).

Com a popularização da internet, os boatos com esta temática, periodicamente, viralizavam. Já desmentimos esse papo de confisco da poupança em 2014, 2015, 2016 e mês passado.  Seja com Dilma ou Temer, a história era sempre a mesma. Só era preciso um gatilho.

Neste agosto de 2017, o “gatilho” foi a entrevista de Luiz Cezar Fernandes (que, ao contrário do que o texto aponta, é escrito com z) ao Brasil 247. No texto, ele diz que a crise pode levar o Brasil a um calote da dívida pública. De acordo com ele, isso seria pior do que o confisco de Collor.

Três detalhes interessantes da história. O primeiro é que se trata de uma previsão (alguns economistas acertam e outros erram. Não vamos entrar no mérito se ele está certo ou não). O segundo é que ele falou que o problema aconteceria no próximo governo e não no de Temer. O terceiro e mais importante é que ele não fala em confisco. Muito menos de Temer.

A partir da entrevista (real), um site (dito “de esquerda” que sempre publica notícias falsas em meio a conteúdo de opinião) publicou a informação de que Temer iria confiscar a poupança caso a crise se agravasse. Outro site (que só publica notícias falsas, tanto de esquerda como de direita) resolveu aumentar o telefone sem fio e falou que o confisco já estava definido.

Recapitulando: uma entrevista a um site contrário ao governo com perspectivas negativas fez com que um site de fake news falasse em confisco da poupança no futuro e outro, em seguida, “adiantou” o período para “hoje”. O fato é que nem o economista falou em confisco nem há algum indício (por enquanto) de que isso aconteça.

PS: Esse artigo foi uma sugestão de diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou WhatsApp, no telefone (61) 99331 6821.

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

Um comentário em “Michel Temer confiscará poupança do povo brasileiro #boato

  • 08/09/2017 em 14:53
    Permalink

    Meu povo!
    Se perdermos a confiança no nosso supremo ai estaremos mortos!
    Temos que dar a resposta nas urnas e denunciar tudo que vimos de errado,
    não podemos continuar omisso.
    Só nós povo podemos mudar para melhor, temos que ter a coragem de falar,denunciar.
    O Brasil é um País continental com riquezas para vender para todo o planeta,nosso povo é nobre, temos que falar,mas falar sério,sem o velho jeitinho, sem o toma Lá da Cá.
    temos que pensar nos nossos filhos e netos.
    Não adianta só pensarmos em ir embora do Brasil,nosso lugar é aqui e aqui temos que ficar e ajudar a expurgar este vermes que estão ai a 1500 anos nos sugando.

    Assinado:
    UM BRASILEIRO GAÚCHO

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)