Rodrigo Maia está ilegal na presidência da Câmara por ser chileno #boato

Boato – O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, ocupa ilegalmente o cargo por que na verdade é chileno.

Depois das manifestações que tomaram as ruas no domingo (04), em que os milhares de brasileiros protestaram contra a desfiguração do pacote anticorrupção sugerido pelo Ministério Público, internautas ficaram em polvorosa com uma notícia bombástica. Rodrigo Maia, o atual presidente da Câmara de Deputados está ilegalmente no cargo porque ele não é brasileiro.

Boato diz que Rodrigo Maia é chileno e que o cargo na presidência da Câmara é ilegal
Boato diz que Rodrigo Maia é chileno e que o cargo na presidência da Câmara é ilegal

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org
Siga o Boatos.org no Twitter:
Envie uma mensagem com a palavra #boato para (61) 99432-5485 e agende este número no seu telefone para receber as nossas atualizações gratuitamente no WhatsApp

Pois é isso, segundo uma notícia que está percorrendo a web, o presidente da Câmara, que conduziu a votação das mudanças no pacote anticorrupção que consternaram o país, na realidade é chileno e não pode ocupar o cargo em que está. Isso porque a Constituição Brasileira define que só brasileiros natos podem ocupar cargos políticos de presidência. Confira a notícia:

Rodrigo Maia (DEM) nasceu no Chile. Nossa Constituição diz que somente brasileiros natos podem ser presidente da Câmara dos Deputados.

Veja o que diz a Wikipédia: “Rodrigo Felinto Ibarra Epitácio Maia (Santiago do Chile, 12 de junho de 1970) é um político brasileiro, nascido no Chile, porém com nacionalidade brasileira filiado ao Democratas.” Veja o que diz a Constituição:

 

Mais um motivo para pedir a nulidade do golpe aplicado pelo Congresso no dia em que os parlamentares se aproveitaram de uma tragédia para trair o povo sem que fossem pressionados.

Rodrigo Maia é chileno e ocupa ilegalmente a presidência da Câmara?

A despeito das inclinações políticas de cada um e do sentimento pessoal de revolta sobre as transfigurações realizadas na proposta anticorrupção, é preciso saber que essa informação não confere. Maia não ocupa ilegalmente o cargo de presidente da Câmara dos Deputados. Legalmente, ele é brasileiro, não chileno.

Todo o mistério por trás dessa denúncia é na verdade uma informação mal explicada. Como é típico de boatos que querem espalhar polêmica por aí (ou seja, praticamente todos) este simplesmente conta as coisas pela metade para dar razão ao que defende.

O fato é que Rodrigo Maia nasceu no Chile, mas é filho de brasileiros e foi registrado no Consulado Brasileiro da capital chilena, Santiago. O pai de Maia, que foi prefeito do Rio de Janeiro, estava exilado na época.

Ah, e antes que os desinformados venham contestar com a pérola de que “mesmo assim ele não é brasileiro”, saibam que estão mais uma vez errados. Consulados têm a autonomia para emitir documentos que terão validade no país de origem como uma certidão de nascimento, por exemplo. Logo, quando o Maia pai registrou o Maia filho no consulado brasileiro, ele estava oficializando a criança como cidadã brasileira.

Também vale saber que, de fato, a Constituição restringe apenas a brasileiros natos os cargos de presidente e vice-presidente da República, Presidência do Senado e da Câmara, exatamente como a notícia informou.

Recapitulando, Rodrigo Maia não ocupa ilegalmente a Câmara dos Deputados por não ser brasileiro. Ele é. Apesar de ter nascido no Chile foi registrado no consulado do nosso país e isso faz dele cidadão brazuca nato sim.

E fica a reflexão: tentar combater as falhas do Congresso Nacional com mentira não resolve nada, só piora um cenário bem preocupante. Podemos fazer melhor que isso.

PS: Esse artigo foi uma sugestão dos leitores Alexandre Porto e Núbia Barcellos e de diversos leitores que não se identificaram. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou WhatsApp, no telefone (61) 99331 6821.

9 comentários em “Rodrigo Maia está ilegal na presidência da Câmara por ser chileno #boato

  • 23/12/2016 em 02:28
    Permalink

    SENDO BRASILEIRO OU CHILENO , NAO PODERIA ESTAR OCUPANDO UM CARGO DE PRESIDENTE DA CAMARA, NAO PELA NACIONALIDADE, E SIM PELO CARTER , UM DENUNCIANDO NA LAVA JATO, ENVOLVIDO EM CORRUPÇÃO, UM CANALHA DE” DUPLa cidadania “

    Resposta
  • 15/12/2016 em 20:34
    Permalink

    Que bizarro esse boato…a Câmara dos Deputados tem quase 5 mil funcionários, consultores, analistas e técnicos que conhecem os pormenores de cada lei, desde a Constituição Federal ao Regimento Interno da Casa. É de uma ingenuidade típicas destas terras onde se debate muito sobre o que não se sabe patavina…Alguém acha que esse detalhe de local de nascimento não teria sido levantado por opositores quando ele ainda se apresentava como possível sucessor de Cunha? Não sei se lastimo mais o nível de nossos governantes ou de nossos governados…

    Resposta
  • 14/12/2016 em 10:14
    Permalink

    Até há pouco tempo a Wikipédia dizia que ele era cidadão chileno. Cabe ressaltar que o fato dele ter sido registrado numa embaixada só dá o direito de se optar, na maioriadade, pela nacionalidade brasileira. Tenho dois sobrinhos registrados em embaixada nos EUA que quando completaram a maioridade tiveram que vir ao Brasil se apresentar a um juiz federal para opção de nacionalidade. Portanto, sugiro a BOATOS.ORG a verificarem na justiça federal se há a audiência de opção de nacionalidade desse membro da corruptocracia brasileira.

    Resposta
  • 07/12/2016 em 04:30
    Permalink

    @Boatos.org o Rodrigo Maia para vc que estao aqui tentando defendelo e CHILENO SIM!!! Vcs nao acham que alguem ja o teria advertido sobre sua nacionalidade no Wikipedia? Alem do mais eu vc ou qualquer pessoa pode mudar o que quer que for no Wikipedia entao se afirmam que ele nao nasceu no Chile prove, o contrario e pq nao vao la no Wikipedia e mudam? POR QUE E VERDADE O RODRIGO MAIA NASCEU NO CHILE!!!!!!!!!

    Resposta
  • 06/12/2016 em 10:05
    Permalink

    Acrescento: uma pessoa pode ser brasileira nata e não ter nascido no Brasil. É o caso do político em questão. A constituição neste ponto é uma das raras vezes que o texto é bem claro e não deixa margem para interpretação. Qualquer pessoa filha de pai OU mãe brasileiros, é brasileira NATA, caso do político acima. Não importa ONDE essa pessoa nasceu.

    Resposta
  • 06/12/2016 em 03:25
    Permalink

    Sei, ótima explicação.
    Me diga então se um casal americano está aqui no brasil e tem um filho nascido aqui, basta apresenta-lo e registra-lo no Consulado Americano e ele será americano e não brasileiro , é isso mesmo que vocês estão explicando? Entendi…

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)