Pré-sal foi descoberto em 1974 no governo Geisel #boato

Boato – O Pré-sal foi descoberto durante o regime militar. Lula enganou o povo ao dizer que descobriu a camada.

Hoje a Petrobras atravessa uma de suas maiores crises da história, motivada, principalmente por casos de corrupção que tiraram fundos da empresa e mancharam a sua imagem. Não era para ser assim. Em 2007, a Petrobras estava “na crista da onda” após a descoberta do Pré-Sal e a promessa de muitas riquezas para o país.

Pré-Sal foi descoberto em 194 no governo Geisel, diz boato
Pré-Sal foi descoberto em 194 no governo Geisel, diz boato

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org
Siga o Boatos.org no Twitter:

Envie uma mensagem com a palavra #boato para (61) 99432-5485 e agende este número no seu telefone para receber as nossas atualizações gratuitamente no WhatsApp

Se inscreva no nosso canal no Youtube

Para além da questão das “riquezas”, um texto que circula na internet levanta dúvidas sobre a descoberta durante o governo de Lula. A mensagem aponta que a camada foi descoberta durante o governo de Ernesto Geisel, em 1974. Leia trechos:

A VERDADE SOBRE O “PRÉ SAL”: O Pré-sal foi descoberto em 1974, no governo Geisel. Foi mapeado no governo Itamar Franco. Sua extração foi declarada inviável no governo Fernando Henrique, e no mundo inteiro não há tecnologia para extrair petróleo do Pré-sal.

Lula, com o governo em queda, resolveu enganar o povo, dizendo que descobriu o Pré-sal e que os problemas do Brasil estariam resolvidos. O que surpreende é que os políticos e governadores “aliados” brigam por sua “divisão”. Divisão de quê?

O governo distribuiu dinheiro da Petrobrás a rodo para PTistas e aliados, CUT, Sem-terra, UNE, etc., na compra de votos. O povo não sabe nem quer saber. A ignorância é geral. O importante é o PT, LULA E Dilma. O dinheiro acabou. E a Petrobras, pré-falida, agora importa gasolina, óleo, álcool de milho, etc.”.

A parte que tiramos da mensagem por ser gigantesca é o depoimento de um suposto técnico da empresa. Veja algumas coisas do que diz o depoimento:

– Ele diz que em 1978 descobriu indícios que havia petróleo em uma camada profunda

– Os furos foram lacrados por concreto pois não havia tecnologia para retirar petróleo “como não há até hoje”.

– Lula e o PT falaram que descobriram o Pré-Sal em 2005

– É impossível o país ficar rico com o petróleo

Dito isso, vamos aos fatos. Para começar, dá a impressão que pegaram dois textos distintos e juntaram sem checar que um contradiz o outro. O depoimento aponta que o Pré-Sal foi descoberto em 1978. A segunda parte do texto fala da descoberta em 1978. Além disso, o texto tem uma contradição com a própria realidade. Enquanto a afirmação que a descoberta do Pré-Sal foi feita em 2005, ela foi feita em 2007.

Outro indício de boato é o trecho que diz que “Itamar mapeou” e “FHC disse que é impossível”. Na realidade, nunca houve referência anterior a ações de Itamar e FHC com o Pré-Sal. A única é o tal texto do boato. Por fim, é impossível tirar petróleo do Pré-sal? Não só é possível como está sendo retirado. Desde 2009, já é extraído. De acordo com previsões, em 2020 devem ser retirados 1,8 milhão de barris por dia. Ou seja, em termos de extração (e só), a Petrobras vai bem.

Por faltas de provas e lógica, podemos afirmar que a história que aponta que o Pré-Sal foi descoberto no governo Geisel em 1974 é falsa. O petróleo na camada foi descoberto em 2007 e começou a ser extraído em 2009.

PS: Esse artigo foi uma sugestão do leitor Vitor Mendes. Se você quer sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

2 comentários em “Pré-sal foi descoberto em 1974 no governo Geisel #boato

  • 09/09/2017 em 03:40
    Permalink

    Nem 1974 nem 1978 nem 2005 e nem 2007. Foi descoberto em 1977 pela BP e divulgado pelo JB em 23/12/1977. E posteriormente uma matéria de 15/03/178 intitulada “Enfim,o petróleo estava lá.” Como esse setor de comentários não permite publicar links, procurem nos acervos dos respectivos orgãos.

    Resposta
  • 10/11/2016 em 23:07
    Permalink

    Eu tento abrir um link em nova guia e o site me acusa de estar tentando copiar o conteúdo… ainda bem que dá pra fazer o mesmo pressionando ctrl.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)