Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Aprovado o fim 13º salário pela Câmara dos Deputados #boato

Aprovado o fim 13º salário pela Câmara dos Deputados #boato

Boato – foi aprovado o fim do 13º salário pela Câmara dos Deputados e só falta aprovação do Senado. Em novembro de 2017, a história voltou a circular por WhatsApp, mas continua sendo falsa. 

Não é novidade que nas vésperas de eleições no país várias notícias começam a (re) circular. No caso desta, a mesma notícia vai e vem há pelo menos duas eleições. De acordo com o texto, a Câmara acabou de aprovar o fim do terceiro salário. Há inclusive uma lista dos deputados que votaram a favor. Confira a notícia que está circulando nas redes sociais:

Aprovado o fim 13º salário pela Câmara dos Deputados!!! Faltando apenas aprovação do Senado! Enquanto a gente se distrai com a Copa do Mundo, o Congresso continua votando outros assuntos de nosso interesse e a gente nem percebe.Vejam essa:

Fim do 13º já foi aprovado na Câmara dos Deputados pelos partidos PFL, PMDB, PPB, PPS, PSDB, e encaminhado para a aprovação do Senado. Para conhecimento, O fim do 13º salário já foi aprovado na Câmara para alteração do art. 618 da CLT. Provavelmente será votado após as eleições, é claro….

Vídeo: é falso que viúva de Eduardo Campos, Heloísa, escreveu texto sobre Lula

A maioria dos deputados federais do PFL e PSDB, estão neste momento tentando persuadir junto ao Senado, a aprovação do fim do 13º salário, bem como, a extinção da Licença de Férias. As próprias mordomias e as vergonhosas ajudas de custo de todo tipo que recebem, eles não cortam.

Conheça os nomes dos digníssimos deputados que votaram a favor deste Projeto em todo Brasil. Por favor, repassem para o maior número de pessoas possíveis, afinal eles são candidatos fortes nas próximas eleições:

01- INOCÊNCIO OLIVEIRA – PFL, 02- JOEL DE HOLLANDA – PFL, 03- JOSÉ MENDONÇA BEZERRA – PFL, 04- OSVALDO COELHO – PFL, 05- ARMANDO MONTEIRO – PMDB, 06- SALATIEL CARVALHO – PMDB, 07- PEDRO CORRÊA – PPB, 08- RICARDO FIÚZA – PPB, 09- SEVERINO CAVALCANTE – PPB, 10- CLEMENTINO COELHO – PPS, 11- CARLOS BATATA – PSDB, 12- JOÃO COLAÇO – PSDB, 13- JOSÉ MÚCIO MONTEIRO – PSDB DIVULGUEM!!!

Agora, enquanto isso, eles distraem a gente com referendos ridículos! E, nas votações que realmente importam, não nos cabe participar?É hora de acordar antes que seja tarde demais!!! NINGUÉM É TÃO FORTE QUANTO TODOS NÓS JUNTOS!!! Divulguem!!! E não fique só reclamando do nosso país!!! Faça a sua parte. (Eu fiz a minha e te encaminhei).

Confira o desmentido do fim do 13º salário em vídeo

Quem lê o texto com atenção já imagina que se trata de uma notícia falsa. Os “especialistas” em política que resolveram divulgar esse boato por aí pisaram na bola, e nem sequer fizeram uma pesquisa sobre nomes de deputados e partidos políticos. Alguns partidos citados nem existem mais, como o caso do PFL, que mudou sua sigla para DEM em 2007. O deputado Inocêncio de Oliveira é membro do PR desde 2006, e Joel de Holanda nem é mais deputado desde 2006.

A notícia do fim do 13º salário foi produzida em 2010, às vésperas das eleições, e o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar  (DIAP) a desmente mais uma vez. O projeto de lei que mais chegou perto de acabar com algum direito trabalhista foi o PL 5.483/01, que dizia que as negociações coletivas entre patrões e empregados poderiam acabar com algum direito do trabalhador. Quando o ex-presidente Lula entrou em cena, em 2003, ele imediatamente retirou esse projeto de lei da pauta do Senado.

A notícia é um clássico caso de “pega trouxas”. Em 2006, quando ela foi ao ar pela primeira vez, a frase inicial era “Enquanto a gente se distrai com essas CPIs…” por conta da CPI dos Correios, que na verdade trata do mensalão. Agora, no ano da famigerada Copa do Mundo, o boato se inicia com “Enquanto a gente se distrai com a Copa do Mundo…”. Fique esperto, daqui dois anos o alvo será as Olimpíadas!