Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Marielle Franco era ex-mulher de Marcinho VP e engravidou dele aos 16 #boato

Marielle Franco era ex-mulher de Marcinho VP e engravidou dele aos 16 #boato

Boato – A vereadora Marielle Franco era ex-mulher do traficante Marcinho VP. Ela, inclusive, engravidou dele aos 16 anos de idade.

Como era de se esperar, o assassinato da vereadora do Rio de Janeiro Marielle Franco (PSOL) já começou a causar polêmica na internet. Enquanto muita gente lamenta a morte dela e tenta entender as circunstâncias do crime, outras pessoas começam a atacá-la e até, de certa forma, culpá-la pela morte.

Tem começado a circular na internet uma lista de “defeitos” da vereadora. Um dos textos cita que ela era “ex-mulher” do traficante Marcinho VP e que engravidou dele aos 16 anos. “E ninguém lembra que a vereadora morta Marielle é ex- mulher do traficante Marcinho VP, engravidou dele aos 16 anos de idade”, diz a mensagem.

Marielle Franco era ex-mulher do traficante Marcinho VP e engravidou aos 16?

A mensagem, com autoria anônima, se espalhou com muita força na internet. Mas será mesmo que Marielle Franco foi esposa do traficante Marcinho VP e engravidou dele aos 16 anos? A resposta é não. Para você entender tudo, vamos aos fatos.

Vídeo: é falso que viúva de Eduardo Campos, Heloísa, escreveu texto sobre Lula

Para começar, a mensagem tem algumas das principais características de boatos online: é vago, alarmista, tem erros de português. Só faltou o pedido de compartilhamento para “fechar o pacote”. Mesmo com a “cara” de boato, fomos atrás da história para tentar saber se havia alguma lógica. Como era de se imaginar, não havia.

Para começar, não há qualquer referência em fonte confiável que endosse a informação. Ao contrário. Marielle foi mãe aos 19 anos e não aos 16, como aponta a mensagem. Ou seja, a mensagem já começa com um erro.

O texto que circula online não especifica qual “Marcinho VP” (há dois traficantes famosos com esse nome) seria o ex-marido de Marielle. Para tirar a dúvida, procuramos uma pessoa próxima à vereadora assassinada e a informação foi negada: “Isso é um completo absurdo, amigo. Só pode ter sido escrito por alguém de muita má fé. Mas não tem nada a ver com os dois Marcinho VP”. Para além da negativa, motivos “matemáticos” e “geográficos” que eliminam a hipótese do “casamento”.

Se estivermos falando de Márcio Amaro de Oliveira, traficante “dono” da favela Santa Marta, personagem do livro “Abusado” de Caco Barcellos e morto em 2003, não há muita lógica. A distância entre o Complexo da Maré (que Marielle se criou) e o Santa Marta é de 18 km. Seria difícil manter um casamento com essa distância. Em 2000, Márcio Amaro estava preso. Nos anos anteriores (como diz o livro de Barcellos) se refugiou longe do Rio (o que torna mais difícil ainda um relacionamento).

Se estivermos falando Márcio dos Santos Nepomuceno, a dificuldade de prisão é maior ainda. Ele era do Complexo do Alemão (distante 8 km da Maré). Porém, ele está preso desde 1997. Ou seja, não há como Marielle e Márcio do Santos terem sido “casados”. Ou, pelo menos, ele terem sido casados sem essa informação ter chegado à mídia.

Resumindo: a história que aponta que Marielle Franco foi casada com o traficante Marcinho VP não foi endossada por nenhuma fonte confiável, tem características de boato e não tem muita lógica. Trata-se apenas de mais um boato que circula na internet sobre a vereadora assassinada (não será o último, pelo jeito).

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.