Lula se aposentou por invalidez após perder um dedo #boato

Boato – Ex-presidente Lula ganha uma aposentadoria por invalidez após a perda do dedo mínimo em 1964.

Não são poucos os boatos que envolvem políticos. E, entre a gama imensa de alvos, um dos preferidos das informações falsas na internet são as relacionadas ao ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva. Aqui no Boatos.org já desvendamos uma dúzia deles. E hoje vamos desmentir mais um.

Lula se aposentou após perder um dedo, diz boato
Lula se aposentou após perder um dedo, diz boato

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org
Siga o Boatos.org no Twitter:

Se inscreva no nosso canal no Youtube

Há muito tempo circula na internet a informação de que o ex-presidente estaria recebendo uma aposentadoria por ter perdido um dedo quando era torneiro mecânico. Além de ser compartilhada em blogs, a informação também tomou conta das redes sociais.

A história de que Lula recebia aposentadoria deu margem a comparações como, por exemplo, compará-lo com Stephen Hawking ou mesmo criticar o INSS brasileiro. Leia um dos textos que circulou na web:

Lula se aposentou por perder 1 dedo,qd deveria ter sido indenizado.Qts pessoas vc conhece q n conseguem se aposentar?

Bem, vamos agora colocar os pingos nos “is”. Tá certo que o sistema de aposentadoria do INSS é injusto (e inclusive mais direitos estão sendo cortados), que Stephen Hawking é um exemplo de determinação ou mesmo que Lula realmente recebe uma aposentadoria (como anistiado). Mas tem uma coisa: o ex-presidente realmente não recebe aposentadoria por causa do dedo.

O acidente que causou a perda do dedo de Lula aconteceu no ano de 1964. Essa matéria da revista Trip conta a história. Na época, ele tinha 18 anos. E, como se sabe, ele continuou trabalhando por muito tempo como metalúrgico. Imagina só: se ele tivesse se aposentado, teria largado as fábricas (e o movimento sindical). Aposentados por invalidez não podem exercer outras atividades remuneradas.

Para além disso, temos um desmentido do próprio Instituto Lula. Em nota publicada no dia 27 de março, é afirmado que o ex-presidente não recebe aposentadoria nenhuma. Sendo assim, podemos chegar à conclusão de que a história é mais uma notícia falsa da internet.

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

35 comentários em “Lula se aposentou por invalidez após perder um dedo #boato

  • 17/12/2017 em 18:53
    Permalink

    Todo benefício previdenciário recebe um número do INSS. Seria muito difícil conseguir o número da famigerada aposentadoria por invalidez do Lula? Por que é tão controverso um assunto fácil de resolver. O INSS paga a ele todo mês essa aposentadoria. Existe uma conta para esse pagamento, esse benefício tem um número e esse número está registrado como aposentadoria por invalidez, inclusive nos registros do INSS tem a data inicial do benefício (o primeiro pagamento dessa aposentadoria). Por que essas informações nunca aparecem? Será que no INSS nunca teve um anti-Lula para vazar essas informações.

    Resposta
  • 13/12/2017 em 01:11
    Permalink

    Agora tem que criar um desmente boatos.org porque se for seguir as regras esta resposta é um boato. Cadê a fonte confiável por exemplo? Ao mesmo tempo que afirma que o Mula recebe aposentadoria de refugiado afirma que não recebe aposentadoria! Tá difícil!

    Resposta
    • 09/01/2018 em 22:03
      Permalink

      Acho que o senhor não tem lucidez suficiente para interpretar um texto. O que foi escrito é que ele tem aposentadoria legal como anistiado mas, não tem nenhuma aposentadoria por invalidez! Quer que desenhe?

      Resposta
  • 12/12/2017 em 20:12
    Permalink

    Esquisito, o que seria para esclarecer apenas lança mais dúvidas:
    – Recebe “pensão” como anistiado desde quando?;
    – Continuou trabalhando, em quais empresas e quais os períodos?
    – O Instituto Lula não é propriamente uma “fonte confiável” pelos fatos apurados nos últimos tempos e basear-se em sua afirmação para “bater o martelo” é, no mínimo, preguiça em pesquisar um pouco mais.
    Ideologias á parte, este é o mais fraco “desmentido” deste site, dá uma impressão que boatos.org é apenas um boato.

    Resposta
  • 12/12/2017 em 11:19
    Permalink

    A matéria está incompleta, no meu entendimento. Além disso, no final, alguém afirma e o site não rebate: “…não recebe aposentadoria nenhuma.”
    Então eu questiono: nenhuma? Deve ter uns 70 anos e não recebe aposentadoria nenhuma? Certeza disso? Acho bem estranho.

    Resposta
  • 05/12/2017 em 19:48
    Permalink

    Quanta boçalidade junta! Como são péssimos em interpretação de texto! Ainda se dá vez e voz a tanta ignorância! Vade retro!

    Resposta
  • 04/12/2017 em 12:30
    Permalink

    Muito suspeito essa “desconfirmação” ao mesmo tempo que não trás a informação de quando e se ele se aposentou e o motivo. Suspeito que essa informação foi omitida justamente pq seria usada contra o Lula de todo jeito.

    Resposta
    • 04/12/2017 em 17:58
      Permalink

      pelo que entendi na reportagem, ele recebe aposentadoria como anistiado político e não por invalidez, mas não fala se, na época recebeu alguma indenização

      Resposta
      • 04/12/2017 em 17:59
        Permalink

        Mas também acho que o Instituto Lula não serve como referência de uma fonte confiável

        Resposta
    • 09/01/2018 em 22:05
      Permalink

      Simples, ele não se aposentou. O que ele recebe é “reparação” como anistiado, o que não é uma aposentadoria!

      Resposta
  • 26/11/2017 em 13:13
    Permalink

    Matéria incompleta. Falou sobre não receber a aposentadoria (por fontes sem nenhuma credibilidade), mas não falou se ele recebeu indenização.

    Resposta
  • 08/08/2017 em 13:21
    Permalink

    ouvi no depoimento do Lula ao Juiz Moro, qdo ele nao sabia o total de seus rendimentos, mas mencionou um valor de aposentadoria…portanto, creio que ele é aposentado sim.

    Resposta
    • 15/08/2017 em 19:56
      Permalink

      Sim, opinião de múmia, ele tem idade para ser seu bisavô. É aposentado tanto por anos de contribuição quanto por idade.

      Resposta
      • 18/11/2017 em 09:32
        Permalink

        Defensor do “verme”, saiba que os Desembargadores Gaúchos do TRF4 não vão “aliviar” para ele, aliás, até podem aumentar a pena, nem precisa ir preso, tirando-o do páreo para 2018 já tá bom !!!

        Resposta
        • 04/12/2017 em 23:56
          Permalink

          Dá pra sentir o medo de vocês a quilômetros. Huahuahua

          Resposta
          • 05/12/2017 em 18:40
            Permalink

            Não é medo, é nojo.

    • 09/12/2017 em 15:37
      Permalink

      Ele recebe como o cantor Amado Batista e vários outros, mas como avistado.

      Resposta
  • 01/08/2017 em 17:01
    Permalink

    Grande coisa, uma noticia desmentida pelo Lula.O cara tem a mentira no seu D.N.A.

    Resposta
  • 26/07/2017 em 02:11
    Permalink

    lula perdeu o dedo,como torneiro mecânico? pois se ele mesmo diz que o colega dormiu,e soltou a prensa !! como que vcs afirma que ele é torneiro mecânico!!

    Resposta
  • 23/05/2017 em 10:50
    Permalink

    Instituto Lula???? Tou fora!

    Resposta
  • 25/02/2017 em 10:02
    Permalink

    Não ganhou aposentadoria pelo dedo não, MAS ganhou pelos 30 dias de cadeia. E nem os colegas de esquerda dele aceitaram isso como justo. Pesquisem pelo artigo do Elio Gaspari na Folha de 13/11/96

    Resposta
  • 01/05/2016 em 23:30
    Permalink

    Nossa um desmentido do instituto Lula torna tudo verdadeiro… santa inocência bátimã.

    Resposta
  • 03/04/2016 em 13:31
    Permalink

    Não recebe nenhuma aposentadoria. Bastam 5 minutos para visualizar no site da previdência social que o mesmo possui o benefício concedido. Fala sério!!!!

    Resposta
    • 01/05/2017 em 20:01
      Permalink

      Releia o texto.
      está dizendo que ele não se aposentou em 1964 quando perdeu o dedo, não que não esteja recebendo
      nenhuma atualmente.

      Resposta
  • 11/03/2016 em 11:00
    Permalink

    Como voces sao hipocritas.
    Se lula não trabalhava, sobrevivia como? De esmolas da previdencia?

    E voces ainda mentem com seu Instituto vagabundo sem credibilidade.

    Resposta
    • 16/07/2016 em 22:48
      Permalink

      Você se deu ao trabalho de ler o texto? Tá bem explicado ali que ele tinha 18 anos quando se acidentou, e que continuou trabalhando por muito tempo como metalúrgico. Agora, no parte de onde vem a informação, o instituto lula, na minha opinião, não tem credibilidade nenhuma.

      Resposta
  • 31/03/2015 em 01:52
    Permalink

    “Lula realmente recebe uma aposentadoria (como anistiado)” “Em nota publicada no dia 27 de março, é afirmado que o ex-presidente não recebe aposentadoria nenhuma.” ????

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)