Lula sacou R$ 52 milhões antes de bloqueio de bens pela Justiça #boato

Boato – Relatório da COAF comprovaria saque de R$ 52 milhões feito pelo ex-presidente Lula antes de bloqueio de bens. 

Depois de tantas reviravoltas políticas no Brasil e das investigações na Operação Lava Jato, notícias que envolvem a Presidência ou ex-presidentes da República chamam atenção de todos. E quando o assunto envolve políticos e dinheiro, a curiosidade vai a mil.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org
Siga o Boatos.org no Twitter:
Envie uma mensagem com a palavra #boato para (61) 99432-5485 e agende este número no seu telefone para receber as nossas atualizações gratuitamente no WhatsApp

Nessa semana, muitos usuários do Whatsapp ficaram surpresos ao receber uma mensagem sobre o ex-presidente Lula. O texto informava que Lula teria sacado R$52 milhões antes de ter seus bens bloqueados. Confira:

Lula movimentou R$ 52,3 milhões antes do bloqueio dos seus R$ 9 milhões. Relatório do Coaf e que foi parar nas mãos da Polícia Federal e depois para a imprensa, demonstram que Lula sacou R$ 52,3 milhões que tinha investido em fundos administrados pelo BB Gestão de Recursos – Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários, tudo pouco antes do bloqueio dos R$9 milhões aplicados na Brasil Prev. As provas de uma das aplicações em fundos de investimento entre abril de 2011 e 2015, foram apresentadas pela Lava Jato em março. O documento da Coaf sobre a movimentação financeira de Lula, no valor total de R$ 52,3 milhões, é de domínio público.

Lula sacou R$52 milhões antes do bloqueio de seus bens?

Assim como diversas outras histórias que circulam pelo Whatsapp, Facebook e blogs por aí, a notícia não passa de mentira. E a gente já explica o porquê.

A história foi publicada em um site bem conhecido pela equipe do Boatos.org, justamente por publicar diversas notícias falsas. E pra completar, ao pesquisar a notícia em sites de busca, os resultados retornam para diversos outros sites conhecidos por compartilharem boatos.

A desconfiança com as fontes de informação se confirmam quando olhamos para o documento que sustenta toda a história. O tal relatório não tem nada a ver com os saques. Além de não ser recente. O relatório faz parte de uma outra investigação da Operação Lava Jato.

O documento mostra a movimentação do Instituto Lula e o suposto dinheiro que teria sido recebido das empreiteiras. Vale ressaltar também que o documento não mostra apenas saques. Ele detalha R$27 milhões recebidos e R$25 milhões pagos.

Portanto, a história mistura documentos reais de outra investigação, juntamente com informações falsas inventadas do nada. Sendo assim, a história não é real. Apenas mais um boato político.

PS: Esse artigo foi uma sugestão das leitoras Bia Lima, Dani Cardoso e diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou WhatsApp, no telefone (61) 99331 6821.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)