Lula inventou reunião da FAO na Etiópia para fugir do Brasil #boato

Boato – A reunião na qual o ex-presidente Lula participaria na Etiópia depois do julgamento do TRF-4 não existiu. Site da FAO comprova que ele queria era fugir do país.

Desde que o TRF-4 condenou Luiz Inácio Lula da Silva a 12 anos e um mês de prisão, o ex-presidente voltou a ser foco do debate político na internet. A galope de críticas a Lula ou aos desembargadores do TRF-4, informações falsas têm surgido “aos litros na internet”. Hoje vamos falar de uma que chegou a ser “balizada” por grandes meios de comunicação.

Se você não se lembra, antes do julgamento, Lula pediu e teve autorização do governo para participar de uma conferência organizada pela FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura) na Etiópia, no dia 27 de janeiro. Lula acabou não indo à conferência porque teve o passaporte confiscado depois de uma decisão da Justiça Federal do Distrito Federal (vale dizer que o confisco não tem relação com a condenação no TRF-4).

A polêmica poderia ter acabado por aí se não fosse um “bola levantada” na internet. Há alguns dias, um print da página da FAO apontava que o evento que Lula falou que estaria presente não existia. A conferência estaria marcada para o dia 19 de fevereiro e seria no Sudão. A informação ganhou corpo após ser replicada por colunistas de veículos como Veja, Jovem Pan e Estadão (com direito a vídeos virais). Leia duas das versões da história que circula online.

A FARSA DA ETIÓPIA : Lula INVENTOU a reunião na ETIÓPIA. A FAO é dirigida pelo “cumpanheiro” Chico GRAZIANO que foi ministro dele. Graziano fez uso do cargo na FAO para PREMIAR Maduro por combate à fome na VENEZUELA!!! ATENÇÃO: FRUSTRADO PLANO DE FUGA! REUNIÃO DA FAO NA ETIÓPIA ERA OUTRA MENTIRA! NÃO HAVIA REUNIÃO NENHUMA!

O REAL MOTIVO DA VIAGEM É QUE AQUELE PAÍS NÃO TEM ACORDO DE EXTRADIÇÃO COM O BRASIL E, LÁ, LULA NÃO PODERIA SER PRESO! APREENSÃO DE PASSAPORTE POR DECISÃO LIMINAR DE JUIZ FEDERAL FRUSTROU PLANO DE FUGA DO EX-PRESIDENTE.

Lula inventou reunião da FAO na Etiópia para fugir do Brasil?

A história circulou muito online e, claro, gerou muitas críticas ao “Lulaladrão”, “Molusco” ou qualquer outra forma que o ex-presidente é chamado pelos seus detratores. Só há um detalhe: a informação que circulou online está errada. Vamos aos fatos.

A história que aponta que “Lula inventou a reunião da Etiópia” foi baseada em uma busca errada no site da FAO. De fato, a 30ª Conferência Regional pela África (ARC) será realizada entre os dias 19 a 23 de fevereiro na cidade de Cartum, no Sudão. Porém, o evento no qual Lula foi convidado é a 30ª Cúpula da União Africana. Inclusive, o site oficial do evento fala de tudo que rolou por lá.

Resumindo: Na realidade, o evento com da FAO em que Lula participaria não era Conferência Regional pela África. Era a Cúpula da União Africana. É muito provável que a primeira pessoa que publicou a história na internet fez uma confusão (intencional ou não) porque ambos eventos estão na 30ª edição. Ou seja, não foi o ex-presidente que “inventou a reunião”.

Em tempo: a foto que ilustra esta matéria é de um evento organizado pela FAO em 2015.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 994325485.

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

3 comentários em “Lula inventou reunião da FAO na Etiópia para fugir do Brasil #boato

  • 01/02/2018 em 18:48
    Permalink

    A maioria das pessoas gosta de fazer fofocas de outras pessoas. Tanto que o Yahoo e outras sites de fofoca tão aí pra isso. Outro dia tinha ido à barraca do vizinho comprar refrigerante pro meu irmão e fiz esse favor a ele porque ele não tava bem. Meses depois ouvi da mulher que cobra a TV a cabo dizendo que eu caguetei não sei quem. Só fui lá comprar um refrigerante e não falei com ninguém, imagine se eu ficasse fofocando dos outros. A maioria das pessoas são assim, infelizmente.

    Resposta
  • 01/02/2018 em 15:33
    Permalink

    Interessante ver na página que fala sobre a suposta reunião, nenhuma menção à ausência tão importante, não? Por outro lado na outra página, um tal secretário lamenta a falta do condenado.

    Resposta
    • 02/02/2018 em 23:13
      Permalink

      Esse tal secretário foi indicado prá FAO na época do Lula presidente. Assim sendo, organizou um evento às pressas. Tanto que na Agenda Inicial no site oficial da FAO (em inglês) nenhuma menção a palestra ou ausência de Lula.

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)