Google faz pesquisa para presidente em 2018 e Bolsonaro lidera #boato

Boato – Google está fazendo pesquisa de intenção de voto para presidente em 2018. Bolsonaro lidera em todos os cenários.

Falta mais de um ano para o início da campanha eleitoral para presidente em 2018. Porém, toda a conjuntura da política atual (com impeachment e Lava Jato) tem feito a campanha se iniciar muito antes do que o normal. Tanto que alguns nomes já são dados como (quase) certos para a disputa.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org
Siga o Boatos.org no Twitter:
Envie uma mensagem com a palavra #boato para (61) 99331-6821 e agende este número no seu telefone para receber as nossas atualizações gratuitamente no WhatsApp

Com base nesses nomes, tem circulado na internet a informação que o Google está fazendo uma pesquisa de intenção de voto para presidente em 2018. A votação seria pelo formulário e o mais incrível: Jair Bolsonaro é o primeiro colocado em todos os cenários. Leia o texto que circula online:

Segue resultado da pesquisa do Google para presidente. Se quiser votar também: Pesquisa que está sendo efetuada pelo Google e não por fundações compradas pelos partidos políticos que temos hoje.

Google faz pesquisa para presidente em 2018 e Bolsonaro lidera?

É claro que muita gente está compartilhando a pesquisa como se fosse do Google e muitas destas pessoas estão considerando o resultado como “oficial”. Mas será mesmo que o Google está realizando uma pesquisa na qual Bolsonaro é o líder? A resposta é não. Vamos aos fatos.

O primeiro ponto que denuncia a farsa está na metodologia da “pesquisa eleitoral”. Normalmente, uma pesquisa de intenção de voto tem que seguir alguns pré-requisitos para que se crie uma amostragem da população que represente a realidade. Por exemplo: se a proporção homem-mulher entre os eleitores é “1 para 1”, é preciso que a pesquisa seja feita com metade de mulheres e metade de homens.

Quando uma pesquisa como essa, que não pede dados socioeconômicos dos participantes, é “solta” na internet, o resultado acaba sendo aleatório e, claro, não-científico. A pesquisa fica menos científica ainda quando é compartilhada apenas por um grupo. Pelo nosso levantamento, ela está sendo compartilhada por… simpatizantes de Bolsonaro. Tanto que em algumas versões, as mensagens pedem “Vote Bolsonaro”.

Outro ponto é que a Google não realiza pesquisas eleitorais. O único tipo de pesquisa que o Google entende é de pesquisa na internet. A confusão com a empresa estar realizando a pesquisa se deu por causa da plataforma utilizada (Google Formulários). O que muita gente não sabe é que qualquer pessoa pode criar uma enquete usando a plataforma.

Por fim, vamos ao posicionamento de Bolsonaro nas pesquisas. Nenhuma pesquisa de intenção de voto realizada por institutos de pesquisa mostra o político do PSC na liderança. No momento, quem lidera as pesquisas é Lula. Confira a pesquisa Datafolha de abril deste ano. Só vale reforçar que daqui para 2018 muita água vai rolar.

Resumindo: a informação que aponta que o Google está fazendo uma pesquisa para presidente na qual Bolsonaro lidera é falsa. Nem a empresa fez a pesquisa nem o político do PSC lidera a corrida de intenções de voto. Boato duplo.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de diversos leitores por WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no número (61) 99331-6821.

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

17 comentários em “Google faz pesquisa para presidente em 2018 e Bolsonaro lidera #boato

  • 17/08/2017 em 20:36
    Permalink

    q pesquisa é legítima… essa org (boatos) recebe dinheiro do PT e as pesquisas das tal de FOLHA, tambem recebem dinheiro do PT, assim como foi a eleição em São Paulo, que diziam que o Haddad tava eleito , idiotas !

    Resposta
  • 07/07/2017 em 05:51
    Permalink

    Mais de 60% dos brasileiros têm acesso a Internet. O Bolsonaro em qualquer pesquisa feita pelas redes sociais massacra o Lula e os outros candidatos. Não tem pra ninguém! É Bolsonaro!!!

    Resposta
  • 05/07/2017 em 12:40
    Permalink

    Vcs podem até dizer que é boato no fato da “Google estar fazendo essa pesquisa”,aí sim eu posso aceitar… Agora dizer que ele não lidera as pesquisas,me desculpem mas pra mim já foi pro lado pessoal de qm dirige a página!!!
    A enquete EXISTE,eu VOTEI,n sei se pode votar mais(pq sou HONESTO e só fiz o meu voto e saí dela) e tá aberto a qq um entrar e votar!!!
    Pesquisa de VERDADE pra mim é como esta,em que o povo entra e vota,qq um,só entrar e mostrar a tua intenção de voto!!! Pq m fazem um aparelho e colocam nos grandes centros das cidades e deixam o povo ir la aleatoriamente e votar em qm acham que merece ser o próximo presidente?!?! E o display acima mostraria como tava o placar.
    Assim pra mim seria uma pesquisa DE VERDADE!!!

    Resposta
  • 01/07/2017 em 22:21
    Permalink

    Mas uma coisa estranha, aqui na minha cidade a cada 10 pessoas que converso, 11 não vota em corrupto e nem em ladrão.. Essa enquete ta errada kkkk

    Resposta
  • 27/06/2017 em 22:07
    Permalink

    Sendo do google ou não as pessoas deram seu voto.Eu voteii e me deixaram votar apenas uma vez.E isto me deu garantia de seriedade.Me inspirou mais confiança do que essas da data folha e ibope ,que vc nunca fica sabendo de alguém que foi entrevistado

    Resposta
  • 12/06/2017 em 16:26
    Permalink

    Poxa, eu confiava tanto em Boatos.org… com essa tendenciosa notícia sem revelação científica, vocês baixaram no meu (acredito que de muitos que a lerem) conceito. Uma pena.

    Resposta
  • 25/05/2017 em 00:17
    Permalink

    Basta olhar nas redes sociais para confirmar que a grande maioria de pessoas intelectualmente honestas querem Bolsonaro para presidente. Quanto as tais pesquisas ofiiciais, são na verdade manipuladas pelos sindicatos e não refletem a opinião dos brasileiros, mas apenas de uma pelegada que está desesperada para retornar com o molusgo e reinstalar de novo a máquina de encher o bolso da pelegada.

    Resposta
  • 22/05/2017 em 20:55
    Permalink

    Nessa enquete que pode ser manipulada de forma simples, Boslonaro está em primeiro lugar sim. Porem, trabalho em uma Instituição publica e em uma faculdade particular, conheço 5 conservadores de direita dois deles são de minha família, nenhum deles sabem quem é Bolsonaro. Obviamente que na Internet existem muitos grupos que o apoiam e fazem propaganda e espetáculo gratuito, nesse ambiente anarco ideológico onde “terra plana, criacionismo, nazismo de esquerda, meritocracia e revisionismo neo nazista” viram ciências ou melhor, assuntos sérios, aqui é internet, onde existem grupos organizados de neo nazistas, pedófilos, estupradores organizados, traficantes de tudo quanto é tipo de drogas e objetos, pais de família procurando relacionamentos extra conjugais, “héteros” na luz do dia querendo relações homossexuais com sigilo, assassinos de aluguel, assim como temos grupos de ciências, política, ongs, movimentos sociais anti fascistas e capitalistas libertários por exemplo. Aqui você acha espaço pra todo tipo de aberração social e diversidade, inclusive um fã clube do Bolsonaro. No mais sobre o comentário desonesto e contraditório do Marco que diz, que as urnas que elegeram Dilma são fraudulentas, pergunto a ele em que lugar Bolsonaro foi eleito como deputado? Na votação do papelzinho? Na votação com o dedo pra cima? O caráter intelectual de um eleitor de Bolsonaro é feito de demagogia, achismo e muita falta de caráter. As urnas são fraudulentas pra eleger a Dilma mas pro Bolsonaro que foi eleito da mesma forma a lógica não vale. Não sei que fascínio é esse que a direita brasileira tem por corruptos e bandidos de térno e gravata com fala demagoga e atitudes sínicas e sociopatas, sempre falando uma coisa e fazendo outra.

    Resposta
    • 29/06/2017 em 10:57
      Permalink

      Na verdade os que votam em Bolsonaro, vota pelo simples fato de ele ser o Bolsonaro: sem corrupçao, sem demagogia, honesto…, procure sabe mais dele, tenho certeza que vai se sentir muito melhor, num cenario em que se ver so corrupçao

      Resposta
    • 01/07/2017 em 22:16
      Permalink

      Verdade Clayton a internet é um antro de mentiras, olha o seu comentario… Ja manipularam né…Vamos confiar na Globo, essa sim é honesta kkk… Vai aceitando mano, doi menos , o mito vem ai !!!!

      Resposta
  • 20/05/2017 em 21:45
    Permalink

    A enquete já tem mais de 120 mil respostas e o Bolsonaro lidera, seguido do Dória, o índice de rejeição do Luladrão é de 75%. Além disso, como especialista em pesquisas de mercado posso afirmar que a metodologia está correta. Os institutos de pesquisa são corruptos e apresentam o resultado que você quiser, esses números falsos oferecem pressão na sociedade menos esclarecida. Nas últimas eleições tivemos mais corrupção, o PT roubou, comprou tudo e todos que podiam com dinheiro do BNDES, não é possível que um brasileiro possa acreditar que os maiores ladrões do mundo podem voltar ao poder.

    Resposta
  • 20/05/2017 em 13:47
    Permalink

    2017 e ignorantes acham que a população com acesso a internet é um espelho da sociedade HAUHEUAHUEHUAHE
    Porraa galerinha vai estudar, na moral.
    Vai ler a porra de um livro, qualquer merda, só nao vem BOSTEJAR pela internet que já ta dando no saco!

    Resposta
    • 01/07/2017 em 22:19
      Permalink

      Ué o Bigbrother, o Thevoice etc, não é votação pela internet? E não tem um monte de analfabeto votando? Voce acha que só voce tem internet em casa o idota util?

      Resposta
  • 16/05/2017 em 14:35
    Permalink

    Bom se alguém fizer uma pesquisa nas redes sociais sabe muito bem que Bolsonaro lidera com folga assim como foi com Aécio Neves contra Dilma mas as urnas fraudaram o resultado é Dias Tofoi o fez. Nas redes sociais Lula é o campeã de rejeição e Bolsonaro lidera.
    Agora, ninguém acredita em pesquisas feitas por instituições de pesquisas com cunho político ideológico. E essas mesmas instituições que vivem errando feio.

    Resposta
  • 16/05/2017 em 13:25
    Permalink

    É uma enquete e não pesquisa. Não há de se falar em “pesquisas oficiais” já realizadas. A própria enquete ao final da página alerta que não é uma pesquisa do Google, sendo que qualquer pessoa que votar, seja em Marina, Aécio, Bolsonaro, etc, pode visualizar esta informação. A divulgação não está restrita a simpatizantes de um ou outro candidato. Ela é livre e pode ser compartilhada com qualquer grupo, ideologia ou interesse. Portanto, faltou ao “boatos.org” dar a mais simples e verdadeira informação, que a pesquisa é uma enquete, não realizada pelo Google e que, nesta enquete, que abrange apenas o universo “web”, Bolsonaro está sim em primeiro lugar. Boatos.org me pareceu tendenciosos, espero estar enganado.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)