Foto flagra Sérgio Moro cabisbaixo após julgar Lula #boato

Boato – Juiz Sérgio Moro é flagrado cabisbaixo sob uma Bíblia após julgar Lula e condenar ex-presidente a 9 anos e meio de prisão.

A sentença de 9 anos e meio de prisão proferida pelo juiz Sérgio Moro a Lula dividiu as pessoas (como era de se esperar). Enquanto alguns aplaudiram a condenação de Lula, outros criticaram Moro. Em meio a (mais uma) polarização na web, um fato chamou atenção.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org
Siga o Boatos.org no Twitter:
Envie uma mensagem com a palavra #boato para (61) 99432-5485 e agende este número no seu telefone para receber as nossas atualizações gratuitamente no WhatsApp

Na sentença, o juiz da Lava Jato disse não ter qualquer satisfação pessoal com a condenação. “É de todo lamentável que um ex-Presidente da República seja condenado criminalmente, mas a causa disso são os crimes por ele praticados e a culpa não é da regular aplicação da lei”. A mensagem chamou mais atenção ainda após a publicação de uma foto.

A imagem, que seria de Sérgio Moro após cabisbaixo após o julgamento, viralizou na internet junto com uma notícia, publicada em um blog, dizia que Moro foi flagrado após julgar Lula e que o fato “comoveu o Brasil”. Leia trecho do texto que circula online:

Flagra de Sergio Moro apos julgar Lula comove o Brasil – Ele permaneceu assim, por 40 minutos. Muito abatido, Sergio Moro foi flagrado por um repórter na sala de audiência, ele estava há 40 minutos cabisbaixo e sozinho, a cena impressionou o repórter e sua equipe ..Entenda!! No julgamento de Luiz Inácio Lula da Silva, presidido pelo juiz federal, Sergio Moro, a sentença foi de 9 anos e meio de prisão.

Apos o termino, Moro fez um desabafo a reporteres, dizendo que ele como pessoa não tinha nenhuma satisfação de fazer a condenação do Ex- presidente , porém achava vergonhoso para alguém no cargo tão alto que Lula tinha, estar envolvido em esquemas de corrupção e lavagem de dinheiro. Ressaltou o juiz que ;mesmo ele sendo ex-presidente, não estaria acima da lei e que foi julgado como qualquer outro cidadão brasileiro.

Flagrante !! – No final do julgamento, Sergio Moro permaneceu sozinho na sala de audiência, uma equipe de reportagem resolveu aguardar a saída do juiz, porém em virtude de sua demora em sair da sala, o repórter resolveu entrar no tribunal, e se deparou com uma cena chocante. O Excelentíssimo juiz, totalmente esgotado, aparece debruçado sobre sua Bíblia em cima da mesa, no que parecia ser um momento único, onde ele parecia descansar no divino, recompondo sua força por meio da fé.

Foto flagra Sérgio Moro cabisbaixo após julgar Lula?

A postagem, de fato, viralizou em redes sociais. Pelas nossas contas, o site que publicou a matéria teve cerca de 400 mil compartilhamentos (reais e de robôs) em menos de um dia. Mas será mesmo que a foto de Moro é de um momento posterior à condenação de Lula? A resposta é não. Vamos aos fatos.

O primeiro ponto que denuncia toda a balela é a fonte da informação. A matéria foi publicada em um site já famoso por publicar boatos na internet. Infelizmente, estamos sendo obrigados a desmentir quase que diariamente notícias falsas publicadas na página. Entre elas, estão a história que fala da Prefeitura que vai matar cães e essa outra também sobre Moro.

Só por desencargo, procuramos algum trecho eventual da matéria da BBC citada e nada foi encontrado no site da rede britânica de notícias. Ou seja, todo o trecho da “historinha” é falso.

Só para terminar, a imagem utilizada no texto não é recente. As fotos foram tiradas em março deste ano pelo fotógrafo Lula (não o ex-presidente) Marques. 

Resumindo: a história que aponta que Moro foi flagrado abatido após julgar Lula é falsa. A notícia foi publicada por um site de notícias falsa e a imagem é de março deste ano.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de Uenisson Campos, Geisneer e diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99331-6821.

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

4 comentários em “Foto flagra Sérgio Moro cabisbaixo após julgar Lula #boato

  • 12/09/2017 em 23:13
    Permalink

    Ele estava ouvindo alguma mensagem de celular apreendida.

    Resposta
  • 16/07/2017 em 15:26
    Permalink

    PARECE QUE ELE TIROU O SAPATO E ESTAVA COÇANDO OS DEDOS

    Resposta
  • 14/07/2017 em 01:39
    Permalink

    Alô boatos.org! ….cabisbaixo SOBRE uma bíblia e não SOB! Se fosse sob a Bíblia estaria em cima da cabeça dele…

    Resposta
    • 14/07/2017 em 04:29
      Permalink

      O que seria uma foto ainda mais espetacular, diga-se de passagem.

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)