Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Embraer faz propaganda criticando impostos e políticos do Brasil #boato

Embraer faz propaganda criticando impostos e políticos do Brasil #boato

Boato – Em propaganda, Embraer cria vídeo criticando impostos, políticos e pedindo, com coragem, mudanças no Brasil.

Dentre as tantas empresas que são criadas e extintas todos os anos no Brasil, algumas são consideradas especiais. Neste seleto grupo de empresas chamadas de “patrimônios nacionais” está a Embraer. Todo esse “orgulho” pela Embraer aumentou (principalmente para nacionalistas) depois que um vídeo começou a circular no Facebook e WhatsApp. A filmagem que mostra diversos aviões e mensagens na tela seria uma propaganda da Embraer.

“Publicidade da Embraer! Inacreditável para uma empresa brasileira! Ousadia pura! De repassar”, diz uma mensagem que acompanha o vídeo no WhatsApp. No Facebook, a história foi compartilhada assim: “Coragem da Embraer em fazer este filme. Temos que tirar o chapéu pra esse empresa! Pelo Brasil melhor!”. Assista ao vídeo e leia a transcrição da “mensagem corajosa”:

Confira o desmentido em vídeo

Brasil. Os impostos mais caros do mundo. Os juros mais altos do mundo. Os pedágios mais caros do mundo. Os automóveis mais caros do mundo. O combustível mais caro do mundo. A energia mais cara do mundo. Os políticos mais caros do mundo. Os políticos mais corruptos do mundo. O país onde mais se mata policiais. Embraer, 3ª maior fabricante de jatos do mundo, atrás da Boeing e Airbus. Desemprego no Brasil é o 7º maior do mundo em um ranking com 51 países.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Não temos muito motivo para orgulho. Até quando vamos permitir que esses políticos continuem no poder? Até quando continuaremos nesta passividade? Porque esperar pelo futuro se não tomarmos de volta o nosso BRASIL. Que futuro nós desejamos para nossos filhos e netos? BASTA. O Brasil só pode contar com você! O que você pode fazer pelo Brasil? Todo poder emana do povo. Vamos resgatar o nosso poder. Vamos resgatar o Brasil. Junto seremos mais fortes. Embraer.

Embraer fez propaganda criticando impostos e políticos do Brasil?

A mensagem circulou por diversas páginas em redes sociais. Em uma delas, chamada “Bolsonaro Didático” (que não é oficial do deputado), teve mais de 700 mil visualizações. Mas será mesmo que se trata de uma propaganda da Embraer? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Já no primeiro olhar, desconfiamos muito de que se trata de um comercial feito pela empresa. Além de se tratar de um vídeo com qualidade estética distante de um comercial de uma empresa bilionária, há erros de português na mensagem (como o “porque” junto quando deveria ser “por que”) e de pontuação. Com certeza, não teríamos erros assim em um vídeo oficial da Embraer.

Vale dizer também que há muitas informações estatísticas que estão erradas na mensagem. Só para citar algumas: a Embraer não é a terceira maior fabricante de jatos do mundo (o posto é da canadense Bombardier), o Brasil não tem os maiores impostos do mundo (já desmentimos aqui) e também não tem os maiores juros do mundo. Ou seja, a Embraer não se daria ao trabalho de espalhar informações falsas.

Junte isso ao fato de que não há sequer um link do vídeo nos perfis oficiais da empresa e tampouco veiculação do vídeo em TV e já dá para perceber que a filmagem não é de uma propaganda da Embraer.

Mas se não é da Embraer, de quem é a autoria? É difícil precisar. Mas buscando pelo conteúdo, achamos algumas coisas interessantes. Uma delas é que um trecho da primeira parte da mensagem foi publicada neste blog em 2014. Também notamos que segunda parte são palavras de ordem clássicas de mensagens de apoio à intervenção militar.

Já as filmagens foram retiradas de vídeos distintos da própria Embraer que não têm nada a ver com críticas ao Brasil. Uma delas é a mensagem de Ozires Silva, fundador da empresa. Assista e veja a semelhança de algumas imagens.

Resumindo: a história que aponta que a Embraer criou uma propaganda criticando impostos, políticos e pedindo mudanças no Brasil é falsa. O vídeo usa imagens feitas pela empresa, mas a mensagem não tem nada a ver com qualquer divulgação oficial.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 994325485.