Deputado Jean Wyllys quer legalizar traição em casamento #boato

Boato – O deputado Jean Wyllys tem um projeto de lei que visa legalizar a traição em casamentos. É a autorização do chifre.

Condenada por todos e praticada por muitos dos que a condenam, a traição é considerada o “pecado máximo” em uma relação dentro da nossa sociedade monogâmica. Com exceção de “relacionamentos abertos” (no qual é permitido que “os dois lados” se relacionem com outras pessoas), a prática normalmente resulta no fim do casal ou, pelo menos, em um desgaste gigantesco na relação.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org
Siga o Boatos.org no Twitter:
Envie uma mensagem com a palavra #boato para (61) 99432-5485 e agende este número no seu telefone para receber as nossas atualizações gratuitamente no WhatsApp

Hoje, a traição é condenável. Há algum tempo, era crime. Até 2005, o artigo 240 do Código Penal Brasileiro previa uma pena de 15 dias a seis meses de prisão para quem cometesse adultério. É justamente sobre o assunto que uma notícia tem feito sucesso na internet.

De acordo com blogs e mensagens no WhatsApp, o deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ) teria criado um projeto de lei para que a traição fosse “legalizada”. De acordo com a notícia, a “autorização do chifre” tem como objetivo acabar com preconceito com quem é traído e diminuir a violência doméstica. Leia o texto que circula online:

Print da notícia falsa que fala que Jean Wyllys quer legalizar a traição
Print da notícia falsa que fala que Jean Wyllys quer legalizar a traição

Deputado Jean Wyllys quer legalizar traição em casamento?

A história foi muito compartilhada, principalmente por pessoas que não têm muita simpatia pelo deputado. Mas será mesmo que Jean Wyllys planeja “legalizar o chifre”. A resposta é não. Vamos aos fatos.

Vamos começar pelo estrito. Procuramos por algum projeto semelhante no site da Câmara dos Deputados. Obviamente, não encontramos. Para além disso, o site que criou a “bomba” é famoso por notícias falsas na internet. Ou seja, é uma fake news criada por um site de fake news (um clássico).

Dito isso, vamos tirar uma outra dúvida: é possível legalizar a traição? Não. Como falamos no início do texto, o adultério foi considerado crime até 2005. A pena por traição foi retirada do Código Penal porque caiu em desuso. Imagine se todo mundo que traísse fosse preso? Como a traição não é crime, não é ilegal.

Mas antes de sair “pulando a cerca” por aí, é bom ficar ligado em outras considerações. Trair não é crime, mas pode gerar uma bela indenização por danos morais. A Justiça tem dado alguns ganhos de causa para pessoas que processaram cônjuges que o traíram. Mais do que isso, há um projeto de lei que prevê indenização no caso do “descumprimento de fidelidade recíproca”.

Proposto pelo deputado Rômulo Gouveia (PSD-MG), o projeto prevê a inclusão da prática como motivador de processos na Justiça (o que já acontece em alguns casos). A proposição está na Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara e ainda tem um longo caminho até a aprovação.

Resumindo: a história que aponta que Jean Wyllys quer legalizar a traição é falsa. Pelo Código Penal, o adultério não é crime. Porém e nunca é demais falar que, pior do que cometer um crime, é enganar as pessoas que fazem parte do seu núcleo familiar. Fica a dica.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99432548.

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

10 comentários em “Deputado Jean Wyllys quer legalizar traição em casamento #boato

  • 16/10/2017 em 01:59
    Permalink

    Vocês gostam do Jean né. Só posta coisa do Jean gay. Site clona o e farsa mais nunca conseguirá chegar perto. Totalmente amador e desespero por cliques

    Resposta
  • 15/10/2017 em 15:35
    Permalink

    Vocês são analfabetos, né?
    Não é possível, a matéria tá dizendo que é boato e vocês aí nos comentários despejando ódio gratuito em cima do Jean.
    Povinho idiota.

    Resposta
    • 18/10/2017 em 10:49
      Permalink

      Já dizia Nelson Rodrigues:
      “Os idiotas vão tomar conta do mundo; não pela capacidade, mas pela quantidade. Eles são muitos.”
      O site desmente boatos, mas os idiotas ainda assim continuam achando que é verdade. O Brasil está tomado por imbecil. Sem contar a ortografia desta galera. Lamentável.

      Resposta
  • 13/10/2017 em 20:21
    Permalink

    Burro é esse Jean Wyllys que surgiu de um programinha medíocre da globo esse bbb.

    Resposta
  • 13/10/2017 em 15:09
    Permalink

    Esse viado desgraçado quer transfirmar o brasil em um puteiro como deve ser a casa dele morre desgraçado

    Resposta
  • 13/10/2017 em 03:10
    Permalink

    Tem que cortar o saco e a língua desse viado Jean wuisk,esse chefe dos capetas

    Resposta
  • 13/10/2017 em 02:56
    Permalink

    O dono de um projeto dese ele ja pensor na mãe dele ou na filha dele se e que tem na mulher ele nao tar nem ai ele fais e apraudir se ele ver …tem gente pra tudo nese mudao por eso que de hoje endiante nao voto mais. tem coizas nao da para acreditar so vendo gente acredite em deus

    Resposta
  • 13/10/2017 em 02:49
    Permalink

    O dono de um projeto dese ele ja pensor na mãe dele ou na filha dele se e que tem na mulher ele nao tar nem ai ele fais e apraudir se ele ver

    Resposta
  • 12/10/2017 em 21:02
    Permalink

    Esse Jean wyllys é um demônio, enviado do diabo

    Resposta
  • 12/10/2017 em 20:09
    Permalink

    homem usado pelo demonio veio acabar com a família brasileira filho do demônio..

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)