Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Deputado Jean Wyllys quer legalizar traição em casamento #boato

Deputado Jean Wyllys quer legalizar traição em casamento #boato

Boato – O deputado Jean Wyllys tem um projeto de lei que visa legalizar a traição em casamentos. É a autorização do chifre.

Condenada por todos e praticada por muitos dos que a condenam, a traição é considerada o “pecado máximo” em uma relação dentro da nossa sociedade monogâmica. Com exceção de “relacionamentos abertos” (no qual é permitido que “os dois lados” se relacionem com outras pessoas), a prática normalmente resulta no fim do casal ou, pelo menos, em um desgaste gigantesco na relação.

Hoje, a traição é condenável. Há algum tempo, era crime. Até 2005, o artigo 240 do Código Penal Brasileiro previa uma pena de 15 dias a seis meses de prisão para quem cometesse adultério. É justamente sobre o assunto que uma notícia tem feito sucesso na internet.

De acordo com blogs e mensagens no WhatsApp, o deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ) teria criado um projeto de lei para que a traição fosse “legalizada”. De acordo com a notícia, a “autorização do chifre” tem como objetivo acabar com preconceito com quem é traído e diminuir a violência doméstica. Leia o texto que circula online:

Print da notícia falsa que fala que Jean Wyllys quer legalizar a traição
Print da notícia falsa que fala que Jean Wyllys quer legalizar a traição

Deputado Jean Wyllys quer legalizar traição em casamento?

A história foi muito compartilhada, principalmente por pessoas que não têm muita simpatia pelo deputado. Mas será mesmo que Jean Wyllys planeja “legalizar o chifre”. A resposta é não. Vamos aos fatos.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Vamos começar pelo estrito. Procuramos por algum projeto semelhante no site da Câmara dos Deputados. Obviamente, não encontramos. Para além disso, o site que criou a “bomba” é famoso por notícias falsas na internet. Ou seja, é uma fake news criada por um site de fake news (um clássico).

Dito isso, vamos tirar uma outra dúvida: é possível legalizar a traição? Não. Como falamos no início do texto, o adultério foi considerado crime até 2005. A pena por traição foi retirada do Código Penal porque caiu em desuso. Imagine se todo mundo que traísse fosse preso? Como a traição não é crime, não é ilegal.

Mas antes de sair “pulando a cerca” por aí, é bom ficar ligado em outras considerações. Trair não é crime, mas pode gerar uma bela indenização por danos morais. A Justiça tem dado alguns ganhos de causa para pessoas que processaram cônjuges que o traíram. Mais do que isso, há um projeto de lei que prevê indenização no caso do “descumprimento de fidelidade recíproca”.

Proposto pelo deputado Rômulo Gouveia (PSD-MG), o projeto prevê a inclusão da prática como motivador de processos na Justiça (o que já acontece em alguns casos). A proposição está na Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara e ainda tem um longo caminho até a aprovação.

Resumindo: a história que aponta que Jean Wyllys quer legalizar a traição é falsa. Pelo Código Penal, o adultério não é crime. Porém e nunca é demais falar que, pior do que cometer um crime, é enganar as pessoas que fazem parte do seu núcleo familiar. Fica a dica.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99432548.