Áudio de Lula grampeado falando com Rui Falcão sobre Palocci #boato

Boato – Áudio mostra momento em que Lula é grampeado conversando com Rui Falcão. Conversa teria acontecido após delação de Palocci.

Mesmo sendo em uma semana “mais curta” por causa do feriado de 7 de setembro, os últimos dias foram anormais até para o conturbado cenário político brasileiro. Teve fortuna encontrada em apartamento ligado a político, vazamento de áudio de delatores da JBS, denúncia contra Lula, Dilma e outros políticos no STF e depoimento de Antônio Palocci detonando o ex-presidente.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org
Siga o Boatos.org no Twitter:
Envie uma mensagem com a palavra #boato para (61) 99331-6821 e agende este número no seu telefone para receber as nossas atualizações gratuitamente no WhatsApp

Palocci, outrora um dos homens mais fortes do PT e da política brasileira, declarou ao juiz Sérgio Moro que, de fato, o partido esteve envolvido em diversos casos de corrupção durante os governos de Lula e Dilma. A notícia bombástica suscitou um áudio que chamou muita atenção na internet.

De acordo com a descrição do áudio, o ex-presidente Lula teria sido grampeado falando com Rui Falcão durante o momento em que a notícia da “delação de Palocci” foi divulgada no Jornal Nacional. Veja a mensagem que circula online e o conteúdo do áudio:

BOMBA!!!! Grampearam o Lula falando ao telefone com Rui Falcão, ex-presidente do PT, no momento da notícia da delação do Palocci!!! Vazou áudio do Lula comentando a delação do Palocci.

Eu falei pra ti que um dia, menos dia ele iria abrir a boca. Tá lá, eu tô vendo ele aqui agora no Jornal Nacional. Falou tudo que tinha que falar. Lascou comigo, lascou mais ainda com a Dilma. Falou do apartamento, falou do sítio, tá falando de tudo. Ninguém teve coragem de fazer o que você fez por esse cara. Tá preso em Curitiba há mais de um ano. Ninguém teve competência e nem coragem de acabar com esse cara.

O Joesley vai ser pior. Por que vai ser pior? Agora ele começou a cantar. Vai cantar mais. O Supremo vai acabar com os benefícios dele, ele vai ser preso aqui. Nós vamos nos lascar. Tá lá, tá falando lá, abrindo a boca. Acabou. Agora não adianta mais nada. Tu diz para ele pegar o apoio dele e ir pra p… e enfia no c… dele. Ele que fique com essa p… esse c… com esse trato dele.

Quando a gente precisou dele, ele não se meteu. Agora que tá feita a m…, ele vem fazer rapapé. Porque que ele não foi comigo semana passada na Bahia? Porque que ele não foi comigo na Paulista? Porque é um baita de um filho da p… ladrão, sem-vergonha foi só o que eu ouvi. Não teve um trabalho de marketing. Não tem ninguém para me ajudar.

Tu tá ouvindo cada vez mais essas m… que a minha defesa… que o Palocci tá sob pressão. Não adianta dizer isso agora. Tá falando agora do tal depoimento dele. Outro filho da p… desgraçado. É um p… do c… eu vou dar um telefone para a figra amanhã. Tamo tudo lascado, o que que tu acha? Eu vou ver meu querido o que vou fazer. Agora não adianta mais nada. Até mais. Vamos ver o que eu posso fazer. Eu não tenho condição. Eu tô cercado neste apartamento. Não posso nem sair do prédio. Eu vou ver o que eu faço. Um abraço. 

Áudio de Lula grampeado falando com Rui Falcão foi divulgado?

A história circulou muito, mas muito na internet. Mas será mesmo que Lula foi grampeado falando com Rui Falcão no momento em que o Jornal Nacional falava da delação de Palocci? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Para começar, a mensagem que acompanha o áudio já erra na informação. Não existe “delação de Palocci”. Até o momento, o ex-ministro de Lula está apenas depondo ao juiz Sérgio Moro. De fato, há intenção em que seja feito um acordo de colaboração premiada, mas ele não existe oficialmente.

O segundo ponto é técnico. Como Lula teria sido “grampeado” conversando com Rui Falcão se apenas a voz do ex-presidente aparece no áudio? Se houvesse, de fato, grampo telefônico, as duas vozes apareceriam. Mais uma vez o enunciado erra.

Ok. Vamos levar em conta que a mensagem está totalmente errada e, em vez de grampeado, Lula foi gravado por “microfones ocultos” (tipo os do Chapolim) no apartamento. Mesmo assim, a história é falsa.

Quem tem o mínimo de parcimônia percebe que a voz no áudio é uma imitação (muito mal feita) do ex-presidente. Em alguns momentos, o “Lula” chega até a ter um sotaque de “manezinho” de Florianópolis. Para além disso, nenhuma autoridade ou veículo de mídia sério falou sobre a divulgação do áudio. Só isso já nos faz chegar à conclusão de que se trata de um boato.

Resumindo: a história que aponta que Lula foi grampeado falando com Rui Falcão sobre Antônio Palocci é falsa. Áudio não passa de uma imitação feita sem muito esmero do ex-presidente, mas que está enganando muita gente.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de Elisabeth Bevilacqua, Suely Filogonio, Sergim Peninha, Roberto Dimitroff, Maria Cecilia Buschinelli Rino, Leonel Contrera, Alex de Britto, Robson Alex, LCoimbra, Fernando Kawa, Alessandro de Mara e de diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99331-6821.

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

15 comentários em “Áudio de Lula grampeado falando com Rui Falcão sobre Palocci #boato

  • 15/09/2017 em 17:26
    Permalink

    Só bloguetes e sítios “mortandelísticos”, é que afirmam a falsidade do grampo, como a comissão da verdade só ha militares bandidos, só quem conta a historia é herói!!!!! KKKKKKKKKKKKKKKKK.
    Se o grampo não for verdadeiro é uma arte que representa a verdade!!

    Resposta
  • 11/09/2017 em 22:42
    Permalink

    “Nós vamos nos lascar”… até parece que Lula ia usar uma frase tão perfeita…

    Resposta
  • 11/09/2017 em 11:40
    Permalink

    Acho muito.vaga a explicação de vocês…. Quem quer que seja o imitador ter uma mente doente como o Lula é, no mínimo, devastador….muito.vagas as explicações. Tem mesmo que fazer perícia na voz pois esta idêntico demais, raciocinando logicamente com as traquinagens deles. Por.favor, arargumenm com dados mais palpáveis! !!!!

    Resposta
  • 11/09/2017 em 00:45
    Permalink

    O áudio foi gerado usando um aplicativo chamado The Voice Changer. O link do site está no cabeçalho do arquivo do áudio, e qualquer um pode verificar, abrindo o arquivo com um aplicativo do tipo Hex Editor.

    Resposta
  • 09/09/2017 em 23:24
    Permalink

    É fácil falar que o áudio é falso. Realmente o enunciado está totalmente errado.
    Isso não é um grampo. A pessoa ao telefone pode não ser o falcão.
    Porém daí dizer que não é o Lula falando é exagerado.
    Só poderia ser afirmado a veracidade ou não com uma análise gráfica da voz.
    Por algum órgão competente e idôneo.
    Não façam afirmações sem prova.
    Se quiser fazer uma afirmação mande a um laboratório idôneo fazer uma análise do áudio.

    Resposta
    • 11/09/2017 em 00:34
      Permalink

      Qualquer um pode verificar por si mesmo que o áudio é falso. Baixem o aplicativo Hex Editor, e com ele, abram o arquivo do áudio. Logo de cara vai ver o link do site de um aplicativo chamado “The Voice Changer”.

      Resposta
    • 12/09/2017 em 14:17
      Permalink

      Mas vc está afirmando ser Lula. Aí pode… Ah vá.

      Resposta
  • 09/09/2017 em 18:42
    Permalink

    Sempre acompanho o trabalho desse site, mas achei a argumentação dessa avaliação, extremamente fraca. Será que conseguirão ao menos encontrar o autor da suposta “imitação”?
    Quanto a mencionar delação, erro bem trivial, de acordo com o contexto. Se for uma gravação, por exemplo, através de uma celular ou outro tipo de gravador, de alguém com acesso dentro da casa de Lula, com certeza essa pessoa nunca mais apareceria ali, pois todos sabemos o que pode acontecer com quem cruza os interesses desse psicopata.
    Imitação? Existem muitos imitadores desse personagem grotesco, mas esse seria muito bom. Por favor, que venham melhores avaliações.

    Resposta
  • 09/09/2017 em 16:29
    Permalink

    Falta mais cuidado em investigar,apoio o site e a sua proposta mas tem matérias que ficam só no achismo e/ou numa investigação superficial como esta !
    Como também o caso do uno roubado com uma criança dentro que o e- farças destrincha com maestria !
    Continuem o trabalho e se espelhem no É-farças.

    Resposta
  • 09/09/2017 em 13:53
    Permalink

    Olá… Este áudio está sendo divulgado também no youtube, no canal Política Mente Br . Então, assim como eu, milhares estão sendo enganados. Qual seria a consequencia juridica disto?

    Resposta
  • 09/09/2017 em 13:36
    Permalink

    Muito fraca tua análise do áudio. Os argumentos usados para considerar falsa está baseada em achometro.

    Resposta
  • 09/09/2017 em 13:02
    Permalink

    Descordo comoletamente de vcs.
    1 a gravação foi feita na hora do jornal;
    2 a voz é do lula sim, não tem nada de imitação com sutaque manezinho de floripa.
    3 a vóz de falcão colocar-se-ia ou não. Tal fato não descredencia a autenticidade.

    Por derradeiro, só acreditarei ser montagem ou gravação forjada se e somente se tivermos laudo de pericia isenta, feita por perito juramentado.
    Não por funcionários comprometidos.

    Resposta
  • 09/09/2017 em 04:26
    Permalink

    Argumentos fraquíssimos, acredito que possa ser uma farsa, já que a internet está cheia de fake news, mas estes argumentos estão longe de comprovar a falsidade do áudio

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)