Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Tiririca pode se tornar presidente do Brasil, diz notícia falsa

Tiririca pode se tornar presidente do Brasil, diz notícia falsa

Boato – Caso aconteça o impeachment de Dilma, Tiririca pode entrar no lugar dela como presidente do Brasil.

Surpreendentemente, o processo de impeachment de Dilma Rousseff não está gerando (por enquanto) muitos boatos na internet. Mas claro que não ia demorar muito para um textinho falso aparecer online. Circula na internet a informação de que um surpreendente político estaria pronto para entrar no lugar de Dilma. Seria o palhaço e deputado (não necessariamente nesta ordem) Tiririca. Uma matéria explica a teoria. Leia:

Tiririca pode se tornar presidente em caso de impeachmente, diz boato
Tiririca pode se tornar presidente em caso de impeachmente, diz boato

Tiririca pode se tornar presidente em caso de impeachment por causa da Lava Jato

Com os possíveis sucessores de Dilma na presidência envolvidos em investigações da Lava Jato o deputado mais votado pode se transformar no primeiro palhaço presidente. Nem Temer, nem Aécio. Caso a Dilma sofra impeachment o próximo presidente do Brasil será o palhaço Tiririca. Para que tal feito aconteça as investigações derivadas do processo de impeachment precisam comprovar que o dinheiro das propinas da Petrobras alimentaram o caixa de campanha da chapa Dilma Rousseff e Michel Temer. Neste caso não é apenas a Dilma que sofreria o impeachment, e sim, ela e seu vice.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Desta maneira quem assumiria o poder seria o presidente do Senado, Renan Calheiros. No entanto o mesmo é alvo de investigação na operação Lava Jato, e isso o tornaria inapto para assumir o cargo. O próximo na linha sucessória seria Eduardo Cunha, que pelo mesmo motivo não poderia assumir a presidência. Na sequência assumiria o deputado federal mais votado, que no caso é Celso Russomano, porém ele foi condenado por peculato em 28/11/2015, o que também o tornaria inapto para assumir a presidência. O segundo deputado federal mais votado do Brasil é o senhor Francisco Everardo Oliveira da Silva, que com mais de 1,5 milhão de votos pode se tornar o primeiro palhaço presidente na história do ocidente.

Tiririca presidente?

Não demorou muito para as pessoas começarem a campanha de Tiririca para presidente. Muitos diziam que ele é melhor do Dilma. Já outros reclamavam do que o “voto de protesto” no palhaço poderia ocasionar ao país. Mas antes de discutir A ou B (coisa que a gente nem vai se meter a fazer por aqui), saiba que a teoria é falsa.

A gente, há pouco tempo, publicou uma informação no Facebook que explica o que aconteceria em caso de impeachment de Dilma. Olha só:

– Se Dilma sofrer impeachment, Michel Temer assume o poder. Não importa com quanto tempo de mandato.

– Se Dilma e Temer sofrerem impeachment antes de dois anos de mandato, ocorrem eleições diretas em 90 dias.

– Se os dois saírem do poder depois de dois anos, haverá eleição indireta. Ou seja, assume alguém escolhido pelo Congresso.

Com base nisso, já podemos afirmar que a história do deputado mais bem votado é furada. Se Dilma e Temer caírem, novas eleições serão convocadas. Se isso acontecer antes de dois anos de mandato, será por voto direto. Se for depois, será por voto direto. Ou seja, Tiririca e nem Russomano seriam eleitos.

Uma ressalva em toda essa história: se Dilma e Temer caírem, Tiririca se candidatar à presidência (seja de forma direta ou indireta) e ganhar, aí sim ele pode ser presidente. Mas será que alguém acredita que isso pode acontecer? Nós não vamos responder por aqui, mas reflita por aí.

Para além disso, não há relação alguma (por enquanto) com Operação Lava-Jato e o atual processo de impeachment de Dilma. Na realidade, ela está sendo acusada pelas chamadas “pedaladas fiscais” que realizou em 2014. Caso ela caia por esse processo, Michel Temer seguirá e será presidente.

Por fim, o site que lançou as informações na internet é o Enfu. Aqui no Boatos.org já desmentimos algumas notícias falsas publicadas por lá. Dois exemplo: a menina que disse que foi abduzida no carnaval e o deputado que queria cotas para evangélicos. Ambas são falsas, claro.

Resumindo: Tiririca pode até se tornar presidente do Brasil. Mas o texto que circula na internet segue uma premissa errada e foi publicada por um site de humor. Uma brincadeirinha que enganou muitos.

PS: Esse artigo foi uma sugestão dos leitores Tico Feghalli, Gi P Cald e Paulo Andrade. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.