Temer vai renunciar em pronunciamento hoje à noite #boato

Boato – Depois de denúncias de que ele teria dado aval para propina de Cunha, Michel Temer vai renunciar hoje à noite.  

E cá estamos mais uma vez para falar de um desdobramento das denúncias contra o (por enquanto) presidente Michel Temer por parte de executivos da JBS. Desde que a informação da delação premiada vazou, muito tem se especulado se ele iria deixar o cargo ou sofrer um processo de impeachment.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org
Siga o Boatos.org no Twitter:
Envie uma mensagem com a palavra #boato para (61) 99331-6821 e agende este número no seu telefone para receber as nossas atualizações gratuitamente no WhatsApp

Em meio a tudo isso, uma informação bombástica apareceu na internet. Ela dava conta que o presidente Michel Temer havia decidido renunciar ao cargo. Inicialmente, a informação foi publicada pelo jornalista Ricardo Noblat, do jornal O Globo. Depois, a informação se espalhou por diversos sites. Leia:

Temer decidiu renunciar. O presidente Michel Temer está pronto para anunciar sua renúncia ao cargo e deverá fazê-lo ainda hoje, no início da noite. Já conversou a respeito com alguns ministros de Estado e, pessoalmente, acompanha a redação do pronunciamento que informará o país a respeito.

Rodrigo Maia (PMDB-RJ), presidente da Câmara dos Deputados, já foi avisado sobre a decisão de Temer. Ele o substituirá como previsto na Constituição, convocando o Congresso para que eleja o novo presidente que governará o país até o final de 2018.

A Secretaria de Comunicação Social da presidência da República suspendeu a veiculação de peças de propaganda do governo que estavam no ar ou que poderiam ir ao ar.

Temer vai renunciar em pronunciamento hoje à noite?

A informação, tida como exclusiva, se espalhou pela internet. Mas será mesmo que Michel Temer vai renunciar em pronunciamento “hoje à noite”? A resposta é não. Entenda a história.

No dia seguinte ao vazamento das informações (18/05), começou a circular a informação de que Temer faria um pronunciamento às 16h e não se falava em renúncia. Depois, veio a informação de um pronunciamento à noite e se falava em denúncia. Só que aí, ele acabou fazendo a fala às 16h e não falou em renúncia.

Depois do “fico” do presidente, Noblat ainda levantou a informação de que Temer teria sido convencido por ministros a não renunciar.

Independentemente disso, o fato é que a redação do texto acima é ideal para que se espalhe por muito tempo. Se você notar, não há datas marcadas nele. Apenas fala que “Temer está pronto para anunciar sua renúncia ao cargo e deverá fazê-lo ainda hoje, no início da noite”. E por mais inacreditável que pareça, uma busca no Facebook mostra o volume de pessoas esperando pela renúncia no início da noite. A imagem abaixo é apenas uma delas:

Exemplo de pessoa que ainda está esperando a renúncia de Temer
Exemplo de pessoa que ainda está esperando a renúncia de Temer

Por isso, se você vir um texto como esse dizendo que Temer vai sair hoje do governo, é bom dar um Google para ter informações mais precisas. A situação de Temer não é fácil. Além de estar perdendo ainda mais o apoio popular, parece estar perdendo o apoio do Congresso. Porém, a notícia que aponta que ele vai renunciar é, por ora, um boato que apenas os menos informados vão cair. O problema é que não são poucos esses menos informados.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de diversos leitores pelo WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99331-6821.

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

3 comentários em “Temer vai renunciar em pronunciamento hoje à noite #boato

  • 19/05/2017 em 14:38
    Permalink

    Sou cassadora de boatos rsrsrs mas esse no caso foi a própria imprensa que divulgou, saiu no globo.com e eu assistir Globo News falando q que havia a informação de que ele renunciaria tá um boato foi da própria imprensa mesmo

    Resposta
    • 28/05/2017 em 04:35
      Permalink

      É que a Globo está mais ansiosa que qualquer um para que o Temer renuncie. Aí tem coisa, ou está mancomunada com os petistas ou tem o rabo preso.

      Resposta
  • 19/05/2017 em 14:07
    Permalink

    aposentados e pensionistas pedem ao nosso poderoso Deus para não sofrer nas mãos dos políticos perversos, nós agradecemos ao nosso bom Deus, mais do que Deus ninguem pode.

    Resposta

Deixe uma resposta

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)