Temer vai começar a cobrar impostos de igrejas #boato

By | 09/07/2016

Boato – Para aquecer economia, o presidente Michel Temer vai começar a cobrar impostos de igrejas evangélicas.

“A Cesar o que é de Cesar e a Deus o que é de Deus”. A frase, que teria sido dita por Jesus ao se referir à alta cobrança de impostos do Império Romano parece não ser seguida à risca no Brasil. No país, a Constituição prevê imunidade tributária a entidades religiosas. Mas isso parece está mudando. Pelo menos de acordo com uma notícia que circula online.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org

Michel Temer vai começar a cobrar impostos de igrejas, diz boato

Michel Temer vai começar a cobrar impostos de igrejas, diz boato

A informação aponta que o presidente interino Michel Temer estaria planejando cobrar impostos de igrejas para aumentar a arrecadação do país. Isso faria partes das “medidas impopulares” que ele falou que tomaria para melhorar a economia do país. Leia o texto que circula online:

O presidente Temer irá cobrar impostos de igrejas para aquecer a economia e gerar empregos com carteira assinada, agradará também a Deus

Temer pede apoio para medidas impopulares. O presidente Temer em reunião com donos de igreja pediu-os que paguem impostos para aquecer a economia e gerar empregos, e que isso agradará também a Deus, Temer também lembrou que está preocupado com a população que ele escolheu trabalhar e representar e não com a sua reeleição.

Temer vai começar a cobrar impostos de igrejas?

O texto, publicado inicialmente no site “Pelo Amor de Deus”, gerou reações de internautas apoiando a medida. Pelo o que parece, até quem pratica uma religião com frequência acredita que igrejas deveriam pagar impostos. Mas será verdade mesmo que o presidente vai começar a cobrar impostos de entidades religiosas?

A resposta é não. Por mais que exista grupos que acreditam que a taxação de igrejas é algo mais justo, as chances que isso aconteça é mínima. Com a influência que líderes religiosos exercem hoje e a representatividade da chamada “Bancada da Bíblia” no Congresso, a tendência é que o movimento ocorra no sentido contrário.

Só para lembrar, neste ano foi aprovada a isenção do IPTU para templos religiosos no Senado. Ainda não virou lei, mas segue para a Câmara. Além disso, o próprio Temer tem como alguns de seus aliados líderes religiosos. Começar a cobrar impostos das entidades seria praticamente pedir para acabar com a aliança.

A prova final de que a história é falsa é que não achamos nenhuma notícia (com exceção do site citado acima e páginas que copiaram o conteúdo) relacionada a tal declaração de Temer. Vale lembrar que o Pelo Amor de Deus já publicou algumas notícias que foram desmentidas no Boatos.org como, por exemplo a que apontava que Jean Wyllys iria deixar o Brasil e que Dilma estava em estado grave. Então vamos convir que a fonte não é das mais confiáveis.

Resumindo: a história que aponta que Michel Temer vai começar a cobrar impostos de igrejas é falsa. Tudo não passa de uma notícia publicada em um site que já foi desmentido diversas vezes aqui no Boatos.org.

22 thoughts on “Temer vai começar a cobrar impostos de igrejas #boato

  1. Edgar Oliveira

    Lamentavelmente em pleno 2016, a alienação religiosa ainda prevalece em meio a grande massa, que jamais apoiaria uma iniciativa como esta de taxar as instituições religiosas, pois embora estes indivíduos vivam no século XXI, mantém crenças da idade média.
    A hipocrisia maior é chamar o Brasil de país Laico, pois a maioria dos feriados neste chão são por motivos religiosos.
    Hora senhores, as maiores instituições do mundo são religiosas, olhe ao seu redor, escolas particulares, universidades, bancos e os terrenos mais valiosos de todas as cidades cristãs do mundo, pertencem ao Vaticano.
    A Igreja católica é a maior instituição financeira-religiosa do mundo, a única a possuir seu próprio país e jamais compartilhou suas riquezas, pelo contrário está cada vez mais rica, que o diga o banco do Vaticano. Isto sem falar nas Evangélicas, que enriqueceram em nome de Jesus…amém… fala sério…

    Reply
  2. Jorge Santos

    Não é boato, sugestão 02/2015 , conforme link abaixo:
    www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaomateria?id=122096

    Reply
  3. Maria Zélia

    Só igreja evangélica? E para quê Jesus n cobrava impostos ele pagou e ensinou a pagar dando a César o que é de César e a Deus o que é de Deus.Isso ele dizia sobre impostos de nossas casas e não das igrejas.A igreja é Sagrada o templo sagrado.Dizimos e ofertas é para ajudar nas despesas ,e não pagar imposto, se fizerem isso virá com certeza a maldição e a mão de Deus será , terrível sobre os governos.Perseguem só a igreja evangélica ,que me dizem das outras igrejas ,que n são evangélicas?

    Reply
    1. Nara machado

      Todos nós temos que pagar, Jesus falou dá a César o que é de César,pra acabar com as mamatas das igrejas seja religião qual for,tem q pagar, a maioria das igrejas não usa somente o dinheiro pra as obras de Deus, e sim em benefício próprio, olha só esses bispos que eram tudo pobre de Marte morre e estão aí todos ricos, e muitos estão pobres porque deram até a casas,e os donos de igrejas templos moram em mansões e andam de jatinho particular, esse dinheiro não vem do alto, e sim de muitos que são enganados por eles.
      #Voltalogojesus
      Meu voto é sim para pagar impostos todas as igrejas independente da religião, até porque Deus não tem religião ele é a própria salvação o reino e ele próprio.
      Amém povo, vote sim para acabar com essa mamatas das igrejas.

      Reply
  4. Jô Cavalcanti

    Tudo bem que se cobre imposto das igrejas mais eu só quero ver quando é que o governo vai acabar com a farra das mordomias deles vamos o me diz de acabar com verba para aluguel das grandes mansão que eles moram pagando com dinheiro do país passagem aérea verba para aprovação de projetos e centenas de assessores será que isso ele não tá enxergando

    Reply
  5. Jacob Silva Júnior

    Pergunto: Hospitais, orfanatos, Igrejas dos diversos cultos, etc, são tributados ? Entendo que a tributação deve dar tratamento igual aos iguais. No mudo material, Igrejas são prestadoras de serviços pelos quais recebem ganhos expressivos. “Ah mas a Constituição isenta as Igrejas “. Ora, não fui eu que votou essa Lei. Respeito a Lei mas respeitem minha opinião. Hoje há Igrejas que nadam em dinheiro e constroem templos suntuosos que são um deboche ao seu público fiel. Proponho ,respeitosamente à Constituição, que se conceda isenção para aquelas que auferem renda abaixo de um certo limite, tributando-se com maior rigor as que têm rendas altas.

    Reply
    1. Nara machado

      E um tsunami de dinheiro essas igrejas
      #Sim aos impostos para as igrejas

      Reply
  6. Zenilde

    Porque não, deveria sim pagar impostos . Porque se os fiéis pagam o dízimo. A igreja pagar seus impostos sim.Mas todas igrejas a partir da Igreja Católica o Vaticano que é uma Fortaleza .. todas as demais igrejas.

    Reply
  7. Dina

    Eu sou a favor que as igrejas de maneira geral , pague seus impostos .Afinal eles recebem os dízimos dos seus fiéis, dinheiro esse que fica pra despesas da igreja . Do jeito que deixaram o Brasil o sacrifício tem que ser para todos.

    Reply
  8. Dina

    Eu sou a favor que as igrejas de maneira geral , pague seus impostos .Afinal eles recebem os dízimos dos seus fiéis, dinheiro esse que fica pra despesas da igreja . Do jeito que deixaram o Brasil o sacrifício tem que ser para todos.

    Reply
  9. Ricardo S Leite

    Existe um projeto lei SIM olha lá proposta 38.723 e vc pode votar no e-cidadania contra ou a favor.

    Reply
  10. Angelo Gabriel

    Eu acho que quem solta esses boatos são vcs mesmos só para redirecionar o povo pra cá.

    Reply
  11. Marinaldo Batista

    Eu concordo que cobre impostos das Igrejas desde que o governo assuma todos os trabalhos sociais que as igrejas fazem sem ônus para o governo…

    Reply
  12. prjonascoelho

    Quanto às igrejas pagarem imposto (iptu) creio ser justo. Afinal, enquanto instituição religiosa, ocupando espaço físico, com patrimônio e propriedades, elas têm deveres fiscais para com o governo.

    Reply
  13. antonio carlos caetano de souza

    Seria realmente bom que cobrasse impostos de quaisquer templos religiosos. Por que isentar destes?

    Reply
  14. antonio carlos caetano de souza

    Nunca vi padres roubando e debochando dos fiéis. Já pastores fazendo isso tem de monte.

    Reply
  15. Samuel Almeida Barreto

    Engraçado que quando vocês falam em cobrar impostos de igrejas, vocês só pensam nas igrejas evangélicas. Reportagem tendenciosa, não? Incluam à bilionária Igreja Católica. Inclusive receber de volta milhares de terrenos, nos centros das cidades, que os políticos doaram para a toda poderosa.

    Reply
    1. Marcelo Pirani

      Hã… onde é que fala de igrejas EVANGÉLICAS no texto? Só vi falarem de igrejas, no geral.

      Carapuça serviu, foi? :)

      Reply
      1. Azevedo

        Logo abaixo do título do texto é falado em igrejas evangélicas rapaz. Leia melhor o texto.

        Já eu sou a favor de uma redução permanente de impostos, seja para quem for.

        Reply
      2. MALUKO

        se vc prestar atençao no titulo da materia é bem claro

        Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *