Sérgio Moro foi treinado pela CIA nos EUA para Lava Jato #boato

By | 08/07/2016

Boato – Antes de entrar na Operação Lava Jato, Sérgio Moro foi treinado pela CIA e pelo FBI nos Estados Unidos.

Sem dúvidas, o nome do juiz Sérgio Moro é um dos que mais sofrem ataques das pessoas simpáticas ao governo de Dilma. Por estar à frente da Lava Jato, volta e meia aparece alguma “denúncia bombástica” contra ele. A última dá conta que ele recebeu tratamento especializado nos Estados Unidos pela CIA e pelo FBI para trabalhar na Operação Lava Jato.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org

Moro foi treinado pelos EUA para Lava Jato, diz boato

Moro foi treinado pelos EUA para Lava Jato, diz boato

A história começou a repercutir na internet após um vídeo da filósofa Marilena Chauí. Na filmagem, ela acusa Moro de ter recebido nos Estados Unidos para derrubar Dilma e fazer os norte-americanos ficarem com o pré-sal. O objetivo da Lava Jato seria para destruir a soberania brasileira.

Após o relato de Chauí, surgiu uma notícia que apontava que o Wikileaks teria descoberto detalhes sobre o tal treinamento de Moro nos Estados Unidos. A notícia, publicada em diversos blogs de esquerda, aponta que o treinamento havia sido em 2009. Leia descrição de postagem sobre o assunto no Facebook:

Wikileaks revela treinamento de Moro nos EUA

Documentos liberados hoje, mostram os detalhes do treinamento de Moro nos EUA, pelo departamento de estado norte americano, os americanos tem interesse em comprar a Petrobrás

Zuaram a Marilena Chauí por ela dizer que o Moro foi treinado pela CIA, FBI, zuaram ela o dia todo, mas hoje também o Wikileaks liberou documentos dando detalhes do treinamento de Moro nos EUA pelo governo americano.

Moro foi treinado pela CIA nos EUA?

É óbvio que as pessoas juntaram as duas informações (o vídeo da Marilena Chauí e o vazamento do WikiLeaks) para chegar à brilhante conclusão de que a Lava-Jato nada mais é do que uma armação da CIA, que treinou um juiz brasileiro para instaurar o caos no Brasil. Mas será mesmo que isso faz sentido? Pelo menos com os fatos que estão postos, não. Vamos aos fatos.

Primeiro vamos falar do tal treinamento feito pela CIA. Pelo o que o documento do WikiLeaks apontou, o “treinamento” nada mais é do que um encontro promovido entre o judiciário brasileiro e o norte-americano. O seminário aconteceu durante cinco dias e Sérgio Moro, que já tinha certo renome em investigações por corrupção devido à atuação no caso Banestado, foi um palestrante.

Outros detalhes: o seminário sequer foi nos EUA. Foi no Rio de Janeiro. E, além disso, não foi organizado pela CIA ou pelo FBI. Ou seja, a tese que aponta que Moro foi treinado pela CIA e FBI nos Estados Unidos cai por terra só de analisar o texto do WikiLeaks (que, por sinal, não foi divulgado “hoje”).

Além disso, encontros entre judiciários de países para troca de experiências não são tão incomuns. No ano passado, o ministro Ricardo Lewandowski (do STF) falou em um seminário internacional. Em 2010, o então ministro César Pelluso falou da importância da troca de experiências. O site da Embaixada Norte-Americana também fala sobre o assunto.

Sobre a fala de Marilena Chauí. Tudo que ela falou caiu mais no contexto de defesa política de um lado (nada de errado nisso aliás. Cada um defende o seu lado) do que algo com base em provas irrefutáveis. Até porque há dois furos no argumento: 1) o trabalho do Judiciário acontece porque houve crimes na Petrobrás. Senão existissem crimes, não teria como a Operação Lava Jato agir. 2) Ela fala que a delação era uma técnica historicamente usada contra terroristas. Mas ela foi sancionada no próprio governo Dilma. Ou seja, por que não se evitou se ela é tão ruim?

Resumindo: apesar de existir uma onda contra Moro (assim como há uma contra Dilma, Lula e etc), a tese que aponta que documentos do WikiLeaks provam que ele foi treinado pela CIA nos Estados Unidos é furada. Não passa de uma acusação sem provas plausíveis.

10 thoughts on “Sérgio Moro foi treinado pela CIA nos EUA para Lava Jato #boato

  1. Luciene

    Se é boato , porque os citados na Lava Jato estão indo depõr nis EUA ? Eles deveriam ter o passaporte apreendido pela PF e pronto ! Mas não é o que está ocorrendo … no último depoimento no processo do Lula , a testemunha afirmou que foi aos EUA depôr e o Moro ficou puto , disse que isso era irrelevante , mas fou isso mesmo e fim de papo .

    Reply
    1. Itamar

      Eles estão indo lá porque devem explicações para os americanos que investiram em ações da Petrobrás, a questão do passaporte não sei não entendo, pode ser algum acordo, mas não consigo entender o que tem uma coisa a ver com a outra. Infelizmente é sempre assim, quando são desmentidos arrumam outras mentiras e mesmo assim uns continuam acreditando nessas fontes que são desmentidas a toda hora. Sempre a brecha para teorias da conspiração, a boatos já mostrou que esta foi uma teoria elaborado com base em mentiras sobre o que o Wikileaks teria escrito, distorceram tudo e mesmo assim vocês continuam acreditando nessa fonte. São desmascarados ninguém questiona: porque mentiram? Depois arrumam outras mentiras e vocês acreditam novamente isso é um loop infinito, nunca vai ter fim….

      Reply
  2. Itamar

    É muita teoria da conspiração!!! Gente, a verdade é uma só Políticos são corruptos, da direita ou esquerda, nossa população é em sua grande maioria corrupta. Infelizmente uns ficam defendendo políticos, através de ataques a Sérigo Moro. E, pelo menos, por enquanto, aos poucos todas vão caindo por terra. Teve gente que disse que a boatos não apresentou provas, quem tem que apresentar provas é quem acusa, além do quê é só deixar de ser preguiçoso pegar e ler o texto do Wikileaks que esta sendo usado como argumento para tais teorias, e verá que a boatos tem razão, o texto por si só desmente toda essa “tramóia”.

    Reply
  3. Marcelo

    Esse site perdeu sua imparcialidade.
    Lendo o próprio texto, dá pra perceber sentimento.
    Não ta mais somente descrevendo fatos.

    Reply
  4. Anderson Dussantos

    Acho que tanto o argumento de Marilena Chauí está carente de referências e comprovações como este argumento que busca refuta-lo. Infelizmente traz uma série de suposições, mas infelizmente não prova a controvérsia.
    Alem do mais em se tratando de FBI e CIA seria muita ingenuidade sua e nossa, acreditat que uma organização desta bitola, possa realizar uma operação desta natureza, assim abertamente. Mas acho pouco provável esta relação.

    Mesmo achando improvável esta relação, pra mim é muito plausível que Agência Internacional de Energia, que as novas 7 irmãs não busquem ainda controlar o comércio do petróleo internacional, e tomar suas rspecrivas reservas. E é claro isso só ocorre se eles conseguirem se infiltrar na política do país. E não é nobidade pra ninguém que José Serra, como o Juiz Moro e tantos outros possuem relações estreitas com os EUA.

    Um exemplo claro de que não se trata de uma teoria mirabolante é que se sabe que a Indústria Bélica Americana financia os conflitos armados no exterior para favorecer a venda de armas. Esse truque nefasto é antigo, quem não se recorda no processo escravagista em que Europeus vendiam armas para tribos africanas acentuando conflitos, e capturando as tribos vencidas e trocando por armas? É uma lógica perversa e é absolutamente ingênuo pensar que práticas como esta não ocorram, agora travestidas como avanço globalização, relaçoes internacionais saudáveis.

    Não quero nem mencionar a ameaça dos BRICS para os EUA, e outros aliados. Não precisa ser um professor da USP, ter vários livros publicados, ser referência no país, aparecer nas mídias pra saber disso, né?

    Infelizmente neste ponto a desconstrução desse “boato” deixou a desejar, até que se prove que não é boato.

    Reply
  5. mary anne Costley

    NOS EUA PRICIPALMENTE LA POLITICO LADRAOES ESTAO BEM SOLTINHOS OBAMA COM O ESCANDALO FAST &FURIOUS CLINTON BENGHAZI GATE & BUSH COM A GUERRA DO IRAQ YO COLAPSO DE TODO O SISTEMA FINANCEIRO DO MUNDO!SO O BRASIL DE LULA SE SALVOU POR TER UMA POLITICA PROTECIONISTA!O LAVA JATO FOI CREADO PELOS EUA PARA DESTRUIR NAO SO A PETROBRAS COMO TODA A ECONOMIA BRASILEIRA!ASSIM OS GRINGOS NOS INVADEM A PRECO DE BANANA!

    Reply
  6. ROBSON MAESTRINO

    Perguntas que não querem calar ;;;;Em 2009 Juiz Moro não era conhecido no Brasil e nem no Mundo, então porque justamente ele foi chamado diante de tantos Juizes ?? De qual natureza seria o relacionamento de Moro com a Embaixada Americana em Brasília? Existe algum acordo de cooperação entre Brasil e Estados Unidos para justificar a participação de Moro nesse curso? Como o juiz Moro foi convidado? Como aconteceu o primeiro contato? Foi por telefone ou pessoalmente? Em algum evento oficial? Uma visita de alguém da Embaixada a Curitiba? Uma visita de Moro à Embaixada?
    Quem convidou o juiz Moro para essa atividade?
    O Tribunal Federal da 4ª Região, ao qual a Justiça Federal de Curitiba está subordinada, teria autorizado a ausência do Juiz Moro do seu posto de trabalho, na Avenida Anita Garibaldi, para ele comparecer a essa reunião prévia e esses entendimentos com a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, destinada a organizar o curso para que ele fosse como Palestrante no mesmo?
    Onde foi realizada essa reunião ou reuniões preparatórias?
    Quem participou delas? Em que datas foi realizada?
    Outros funcionários da Justiça Federal Brasileira também participaram das reuniões preparatórias ou do “Curso”? Quais?
    Em poucas palavras, como se poderia definir as relações do Juiz Federal Sérgio Moro, com o Governo dos Estados Unidos?
    Em virtude dessas relações, desse curso e de outros ,o Juiz Moro ou algum outro magistrado, seus funcionários e familiares já teria recebido algum ressarcimento, alguma ajuda de custo, passagens de avião, estadia, bolsa, prêmios, proventos de qualquer natureza do Departamento de Estado, do FBI ou de outra agencia governamental americana?
    Em quais datas foram efetuadas essas despesas?
    Será que a Lei da Magistratura prevê que Juízes Federais possam articular com Embaixadas de países estrangeiros no país, atividades de “treinamento” para implementar políticas destes países em no território nacional, sem a autorização e conhecimento do Supremo Tribunal Federal, do Ministério da Justiça e principalmente do Ministério de Relações Exteriores?
    Foi comprovado pelo Wikileaks que os EUA estavam espionando a PResidente Dilma e a PETROBRÁS, Como será que o Juiz MORO conseguiu todas as informações para Prender e desmantelar os desvios da Petrobrás ??? será que fez tudo sozinho ??? kkkkkk

    DEVE SER SÓ MAIS TEORIA DA CONSPIRAÇÃO….. kkkk

    Reply
  7. Marcelo

    Que bom, já que lá nos EUA político ladrão vai pra cadeia mesmo, e rapidinho.

    Reply
  8. Maria das Neves Pinheiro

    Essa net só faz levantar boatos…………..gente cresçammmmmmm;;;;;;;kakakakak

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *