Reagir a assalto pode virar crime hediondo, diz notícia falsa

By | 06/03/2015

Boato – Projeto de lei na Câmara quer tornar crime hediondo a reação a assaltos e a legítima defesa.

A Congresso Nacional está trabalhando a todo vapor. Desde o início do ano, diversos projetos foram votados, a Casa bateu de frente com o governo e deputados e senadores ficaram em polvorosa com a lista de denunciados da Operação Lava-Jato.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org

Boato troca o nome de Maria do Rosário por Marília do Rosário

Boato troca o nome de Maria do Rosário por Marília do Rosário

Um dia depois de aprovar o projeto que transforma o feminicídio (assassinato de mulheres por causa de sua condição de mulher) em crime hediondo, circula na internet a informação de que a Câmara está com um projeto de tornar hediondo o crime de reação a assaltos e a legítima defesa. Leia:

Um projeto de lei apresentado na tarde de hoje na Câmara dos Deputados que tornar crime hediondo a reação a assalto e a legítima defesa. Segundo o texto do projeto, “a iniciativa visa reduzir o grande número de assaltantes que são brutalmente assassinados no exercício da profissão”.

O projeto também alega, em sua justificativa, que “já existem as polícias para proteger o cidadão, por isso não é necessário reagir, pois ao fazê-lo, podem ocorrer excessos, o que poderia comprometer a integridade física tanto do cidadão que está sendo assaltado, quanto do cidadão que está assaltando”.

Remetido para a Comissão de Constituição e Justiça, o projeto foi alvo de polêmicos pronunciamentos. A deputada Marília do Rosário fez um emocionado discurso, no qual homenageou a memória de todos os cidadãos que foram assassinados enquanto cometiam assaltos.

A notícia foi compartilhada como verdadeira por páginas como, por exemplo, a Verdade Oculta. Porém, a história é falsa. Só para citar alguns detalhes que tornam a história irreal: a foto da postagem é da deputada Maria do Rosário, mas o texto cita a “Marília do Rosário”.

Para além disso, uma rápida pesquisa pelo projeto no site da Câmara mostra que não se encontra nada. Por fim, a fonte da informação entrega a farsa: a notícia foi criado no famigerado blog Joselito Muller. A página é de notícias falsas, normalmente com um viés de direita. Quem compartilhou não deve ter se atentado a esse detalhe.

Por sinal, a relação entre Joselito e a “Marília do Rosário” não é das melhores. Depois de publicar, em 2013, um texto que dizia que a deputada (que era ministra da Secretaria dos Direitos Humanos) tinha se comovido após um assaltante ser baleado durante um assalto, Joselito teve a Polícia Federal em sua cola por ordem da ministra.

Sendo assim, podemos dizer que a Câmara não está votando projeto algum que torna a legítima defesa um crime hediondo. É só mais um boato que circula por este vasto mundo chamado internet.

22 thoughts on “Reagir a assalto pode virar crime hediondo, diz notícia falsa

  1. Daniel Lima Prado

    O site do Joselito Muller é um site de comedia! O problema é que muita gente leva muito a sério o que ele diz. o próprio site diz isso!

    Reply
  2. Alexandre Luis

    Perdao das palavras mas Senadores , Deputados Federal e estadual Governadores Vereadores e Prefeitos teriam todos que andarem a pe ou transporte publico para sentirem na propria pele o que nos povo passamos.

    Reply
  3. Lucila

    Essa senhora sofre de algum desarranjo mental…..só pode, pq ela abre a boca e só diz merda….

    Reply
  4. Marcelo Caetano Guimarães Guerra

    O blog é de crítica social.
    Temos visto posicionamentos absurdos em relação a diversas situações, daí a notícia com propósito de “chocar”.
    Chamar a atenção para o que pode ser surreal, como põe exemplo, a sociedade alimentar e banca salário para presos.
    Porém tem quem não possua a capacidade de discernimento e creia em contos de fada…
    Veja em que estamos metidos… Um bando de ladrões querendo tirar um governo por pedaladas fiscais.
    Desproporcional, logo tudo vira piada.
    Kkkkkkk

    Reply
  5. Zé Dirceu - Não sou o do mensalão

    Para quem não sabe o site Joselito Muller é um site de humor que se dedica a tirar onda com a cara dos outros. Principalmente dos petistas.
    E eu sempre vou lá para rir muito.

    Reply
  6. S (@Ivckte)

    Céus. Mesmo uma publicação desmentindo o boato é interpretada como sendo fato. Nem é falta de interpretação de texto, é falta de cérebro mesmo. Tanta ignorância é de assustar, é daí que vem os bolsonetes, os malafaietes, os felicetes, os cunhetes…

    Reply
  7. Marco

    Sites de humor com noticias falsas tem ao montes, vide sensacionalista. Irresponsavel é o autor desse texto alegando ser de alguem de direita, é sempre a esquerda se vitimizando e criando inimigos, patético. Ser contra o governo não quer dizer que sou de direita, apenas uso meu cérebro

    Reply
  8. Marilene

    Não sei se e verdade mas se for quero ver quem vai defender nossos filhos ,filhas e pais de famílias que estão sendo massacrados mortos estrupados por essa corja de bandidos com o apoio das leis falhas desse pais de governos corruptos e algumas mulheres que vivem no nossos governo com idéias de verdadeiras Bandidas da pior espécie de ser humano nos roubam tudo dinheiro, moral e família todos são culpados diante co caos que se encontra esse pais

    Reply
  9. Alessandro

    Pior que saber que tem algum tonto que toma uma publicação de site de humor como verdade, é ver o nível de comentários aqui…

    Só “gente de bem” ofendendo alguém que até então, não tem NADA a ver com a história.

    Enfim…

    Reply
  10. luis

    Prá Quem acredita numa bestagem dessa ser chamado de idiota é um elogio.

    Reply
  11. Evaristo Júnior

    Essa vagabunda sem caráter e uma bandida e assaltante e por isso que esta criando estas leis, pois quando sair do poder vai voltar a assaltar novamente ela e a familia dela, vai procurar o que fazer sua irresponsável.

    Reply
  12. lia

    É uma vagabunda!!! fdp criminoso assaltante marginal eles têm que estar na prisão perpétua, fora de circulação!!! será que ela tem algum na família onde estão os valores? vagabundo tem mais segurança, e proteção nesta m de país, tirem estes loucos do governo, não aguento tanta incompetencia,mmmmmmm

    Reply
  13. marcello

    Pode ser boato… mas se matar vermes não for crime podem deixar que eu piso nessa tranqueira.

    Reply
  14. Cláudio Costa de Souza

    Eu perdi muitas pessoas queridas pela inoperância do estado na área da segurança pública.
    Porque uma merda dessa não morre?
    Pelo andar da carruagem só pegando em armas mesmo.
    Já que os militares não se manifestam.

    Reply
  15. Luiz Riccetto Neto

    A população está DESARMADA e orientada a NÃO REAGIR. E agora querem CRIMINALIZAR a legítima defesa!? Quem disse que “bandidagem” não tem representante? (OBS.: Pena que só a última parte seja brincadeira)

    Reply
  16. Bárbara

    Pode até ser mentira, mas vindo dessa mulher e desse governo safado e corrupto tudo é possível. Daqui a pouco não poderemos fazer mais nada pois será desacato aos bandidos.

    Reply
  17. Sérgio Bisol

    Tomem cuidado que se essa vagabunda não conseguir dar o rabo, ela vai assaltar todo mundo
    Só vagabunda filha da puta pra criar lei pra consumir o povo trabalhador
    Eita filha da puta
    Vem me assaltar vem que enfio a moto serra no seu rabinho mal amado

    Reply
  18. Angelo Miranda

    o ministerio dos direitos dos manos nao fosse uma anarquia como um todo e realmente trabalhasse em prol daquilo para o qual foi criado, nao seria alvo de piadas e chacotas. E bom lembrar que um orgao publico que ja e uma farsa pode e sera alvo de noticias falsas, noticias estas que nao assustam a populaçao justamente por ser um orgao sem moral, irresponsavel e burro como num todo.

    Reply
  19. luisvpc

    Adriana, leia o texto moça. Bizarra sua ira

    Reply
  20. Adriana GOMES

    VAGABUNDA CRIA VERGONHA NESTA SUA CARA, ONDE QUE JÁ SE VIU ASSALTAR SER UMA PROFISSÃO ?

    É ISTO QUE VOCÊ ENSINA SEU FILHO ? VAGABUNDA

    Reply
  21. Pablo Ruan

    Joselito Muller é um blog de humor que faz noticias falsas gente…

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *