Palocci comprou Lotus de Senna e colocou carro em apartamento #boato

By | 28/09/2016

Boato – Polícia encontrou carro usado por Ayrton Senna no teto do apartamento de ex-ministro Antonio Palocci. Lotus pendurada é a prova da “humilde vida dele”.

Depois que foi preso na 35ª fase da Operação Lava-Jato, o ex-ministro Antonio Palocci voltou aos holofotes. Além da prisão temporária, ele e dois assessores tiveram o bloqueio de bens em até R$ 128 milhões. A detenção de Palocci fomentou dois movimentos: o de revolta com a prisão e o de revolta com o ex-ministro.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org

Palocci comprou carro de Senna e pendurou no teto, diz boato

Palocci comprou carro de Senna e pendurou no teto, diz boato

Em meio às críticas a Palocci, uma história começou a aparecer na internet. Ela dava conta que o ex-ministro teria comprado a Lotus que pertencia a Ayrton Senna e a pendurou no teto do seu apartamento. Leia textos que circulam online:

A humilde vida de Antonio Palocci Residência… O cara comprou a Lotus de Ayrton Senna e colocou no teto da sala do apartamento.

Palocci comprou a Lotus do Ayrton Senna e pendurou no teto da sala do seu apartamento. Pelos pobres, é claro.

Junto aos textos, há imagens que chamam atenção. Uma é do carro pendurado no teto. Outra é do carro sendo içado para o teto da casa. Outra é do carro sendo transportado. Mas será mesmo que Palocci comprou o carro que é Senna? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Palocci comprou Lotus de Senna e pendurou carro em apartamento?

Apesar de Palocci realmente não ter a vida das “mais humildes” (afinal, ele é dono de um apartamento luxuoso em São Paulo e tem um ótimo patrimônio), ele não fez a extravagância de comprar o carro que pertenceu a Ayrton Senna. Aliás, há dois erros neste boato.

O primeiro é que o carro das imagens não é a Lotus original de Ayrton Senna. Trata-se de uma réplica feita pelo artista Adhemar Cabral. Apaixonado por Fórmula 1, ele constrói e vende réplicas dos carros. Aliás, serviço muito bem feito. Você pode conferir mais detalhes nesta página (atente-se à foto 373, que é justamente a foto do boato).

Resolvemos entrar em contato com Adhemar para saber se o apartamento era de Palocci. De acordo com informações passadas por ele, o carro foi entregue no ano passado e, não, não era o ex-ministro o cliente que comprou a réplica. Na página dele, há um vídeo de quando foi feito o transporte. Segue teor da conversa:

Boatos.org: Olá caro, tudo bem? Meu nome é Edgard, sou editor do Boatos.org, site que desmente boatos na internet. Circula na web a informação que o ex-ministro Antonio Palocci comprou a Lotus que Senna usou. Buscando pelas fotos, cheguei ao seu site e vi que se trata de uma réplica (muito bem feita) do carro.  Gostaria de confirmar com você só quando foi feita a entrega do carro e que não foi para o ex-ministro (até porque ele deve estar preocupado com outras coisas)

Adhemar: Olá Edgard, sim é mentira! haha

B: Você consegue só me confirmar quando foi a entrega?

A: Obrigado! Foi ano passado e só agora viralizou

B: Tem gente acreditando que é o carro original

A: Hahaha eu vi!

Junte tudo isso ao fato que foram feitas buscas da Polícia Federal nos domicílios de Palocci (em Ribeirão Preto e em São Paulo), mas nada de carro original de Senna (que é um item tão raro que é usado em exposições) foi encontrado e temos mais um boato.

Resumindo: é fato que Palocci tem um bom patrimônio (por sinal, fotos do apartamento dele não se assemelham com as fotos da entrega da Lotus), mas nem ele não tem o carro de Senna no apartamento. O carro é uma réplica e o apartamento não é do ex-ministro.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão dos leitores Thogo Santos, Fernando Montanha, Danilson Barbosa e Fausto Alburquerque. Se você quer sugerir um tema ao Boatos.org entre em contato com a gente pelo site ou Facebook.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *