Página CNJ – Destituição de Sérgio Moro conta votos contra juiz #boato

By | 25/03/2016

Boato – Página do CNJ recebe votos para destituição de Sérgio Moro do cargo de juiz federal.

Tratado como herói, o juiz federal Sérgio Moro, ficou conhecido após liderar com mãos de ferro a Operação Lava Jato, responsável por investigar uns dos maiores esquemas de corrupção do país. A prova está nas manifestações de apoio que a “estrela” do judiciário recebeu no ato pelo impeachment da presidente Dilma Rousseff.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org

Mas, há quem critique os excessos cometidos pelo juiz. Em especial, após a condução coercitiva do ex-presidente Lula e a divulgação dos grampos telefônicos. Em meio à polêmica, surgiram novos boatos sobre Moro.

Sérgio Moro vai deflagrar Operação Gigante pela Própria Natureza, diz boato

Página do CNJ pede destituição de Sérgio Moro, diz boato

De acordo com a mensagem, que circula em aplicativos do Whatsapp, uma suposta página do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) coleta votos contra o juiz Sérgio Moro. Leia o que diz as mensagens compartilhadas no aplicativo:

IMPORTANTE: REPASSEM EM SEUS GRUPOS. Há no facebook uma página ou link com o título CNJ, informando que se vc clicar verá o currículo do Juiz SÉRGIO MORO. Na verdade não é nada disso. NÃO CLIQUE!!! Se vc clicar irá dar um voto para uma ação para DESTITUIÇÃO do juiz. JOGO MUITO SUJO. REPASSEM POR FAVOR. FONTE SEGURA.

É muita COVARDIA !!!! Gente muito cuidado. Há uma página no Facebook com a chamada CNJ – destituição do Juiz Sérgio moro, e quando você clica na página para saber do que se trata, é uma petição e sem você clicar em nada já conta um voto contra nosso excelentíssimo Juiz Sérgio moro. NÃO ABRAM ESTA PAGINA.

A história, que tem causado indignação nos usuários do aplicativo, na verdade é falsa. O Boatos.org resolveu checar as informações. Veja o que encontramos:

Primeiramente, essas mensagens compartilhadas com intenção de alertar a população são, na maioria dos casos, falsas. Além disso, as mensagens possuem características de boatos. São alarmistas e contém erros ortográficos comuns.

Mas vamos lá, de fato, existe uma petição on-line pedindo a destituição do juiz federal Sérgio Moro. Porém, a petição foi criada no site da Avaaz, e não pelo CNJ (muito menos no Facebook), como indica a mensagem compartilhada. Se você tem dúvida, pode conferir aqui. O objetivo da petição, criada por uma internauta identificada como “Sueli Mara C. Brasil”, no dia 6 de março, é atingir duzentas mil assinaturas para ser entregue ao CNJ.

Na petição não consta nenhuma informação sobre o currículo de Moro, como indica uma das mensagens compartilhadas. Mas, se você tem interesse de consultar o currículo do juiz federal, pode acessar aqui.

Além disso, uma simples busca no site do CNJ já resolve o mistério. Não há nenhuma petição pedindo a destituição de Sérgio Moro. Na página, a notícia que aparece sobre o juiz trata-se de mudanças na legislação.

Por fim, vale lembrar que o Facebook não tem nenhum acordo para ser contabilizado em decisões. isso seria a mesma coisa do que pedir para acessar o site do câncer de mama para ajudar na causa ou compartilhar fotos de bebês doentes para que sejam levantadas doações. 

Resumindo: a história de que a página do CNJ recebe votos para destituição de Sérgio Moro do cargo de juiz federal é falsa. Tudo não passa de mais um desses boatos que circulam em grupos de Whatsapp.

9 thoughts on “Página CNJ – Destituição de Sérgio Moro conta votos contra juiz #boato

  1. Sol

    Deviam é lavar a boca,antes de falar mal de um homem íntegro ,como o juiz Sérgio Moro!Está fazendo um grande trabalho,colocando esses vermes , ladrões,descaradoa na cadeia,,!Não entendo alguém ter a ousadia de chamar um homem íntegro de canalha,porque canalha? É errado ser certo? Canalhas,criminosos ladrões nojentos,e raça de viboras, são esses ,que ele tem punido!!! Viva a Sérgio Moro!!!

    Reply
  2. Carlos

    Vc deveria ter vergonha de fazer esse comentário, a força tarefa é composto por promotores policiais federais competentes e destemido em cumprir e fazer cumprir a lei, que investigam esses tipos de corruptos e corruptores que usam todo tipo de meios obscuro para não serem pegos ocultando todo tipo de prova pra tenta escapa da punição, entre tantos Juises esse nos dá orgulho em dizer que sou brasileiro e o nosso país tem jeito.”Eu acredito”

    Reply
  3. guilherme

    Canalha do mouro…isso já está errado por si só. Ele só está fazendo seu papel de juiz e qualquer outro juiz faria o mesmo. Nada contra sua reclamação, mas se for pra xingar, deveria xingar a pf inteira , já que mouro sozinho não é nada.

    Mas fala sério?só pq todos os outros partidos são ladrao o pt pode ser ladrao? tem que prender todo mundo mermo, começando pelos mais burros… Sarney ta roubando ai faz 50 anos e ninguem prende ele…não é motivo de orgulho é obvio, mas já que não da pra não ser roubado, prefiro ser roubado por alguem inteligente do que esse povo do pt, tudo burro e que afundaram o país em um mar de incompetencia.

    Reply
    1. Ana Vasconcelos

      Lendo essa “mercadoria” que escreveste, me convenci, que és digno de cadeia, por discriminar rico e pobre e apontar rico como inteligente e pobre como burro, Guilherme, o Brasil merece filhos melhores, és uma esculhambação. Vai estudar para ser gente e merecer ser chamado filho do brasil.

      Reply
    2. José Lopes

      É isso mesmo! Sergio Moro não faz mais do que seu dever de ofício. Bendita a Lei criada sobre a a delação premiada. Se não fosse essa lei nenhum bandido seria preso.

      Reply
  4. geraldo batista

    num pais de ladrões ser honesto é criminoso digo eu que já estou farto desses desmandos de politicos safados apoio moro e exercito se resolveren o plobrema

    Reply
  5. ROBERTO STARCK LEMOS

    O QUE ESSE CANALHA DO MORO VEM FAZENDO CHAMA-SE VINGANÇA. JUSTIÇA É QUANDO VOCÊ INVESTIGA E PUNE TODOS OS ENVOLVIDOS INDEPENDENTE DE LIGAÇÕES PARTIDÁRIAS. O QUE HÁ REALMENTE É UM CONLUIO ENTRE AS PRINCIPAIS REDES DE TV, A PF, O STF, A PGR PRA DERRUBAR O PT, ACABAR COM A DEMOCRACIA E RECOLOCAR A FACÇÃO CRIMINOSA DO PSDB NO PODER. E EM CONSEQUÊNCIA DISSO TUDO, ENCERRAR INVESTIGAÇÕES E PUNIÇÕES REFERENTES A LAVA-JATO QUE ATINGEM O PSDB, PP, DEM, PMDB, PPS, ETC…

    Reply
    1. Edna Casa

      Quanta besteira escreveste Roberto Starck Lemos! Devias aproveitar esse espaço para,com um pouco mais de conhecimento,entendimento e respeito te espressares melhor!
      Com eleitores assim nossos políticos não poderiam ser diferentes!

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *