MST viaja para fazer protesto em Nova York #boato

By | 22/04/2016

Boato – Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) chega à Nova York para apoiar Dilma em evento da ONU.

O MST reclama por terras. Porém, no governo do Partido dos Trabalhadores (PT) os “sem terras”, não possuem terras, mas tem dinheiro e passaporte. Pelo menos é o que indica uma imagem que têm viralizado nas redes sociais.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org

MST vai à Nova York apoiar Dilma, diz boato

MST vai à Nova York apoiar Dilma, diz boato

De acordo com a publicação, manifestantes do MST protestaram a favor da presidente Dilma Rousseff em frente ao consulado do Brasil em Nova York, nos Estados Unidos. Leia o que diz o texto que circula online:

MST chega à Nova York para apoiar Dilma no evento na ONU. Só que é meio complicado entender como alguém que não tem terra viaja para New York City. Curioso…

Em outra página a mensagem diz o seguinte:

O MST não tem terra, mas tem passaporte e dinheiro para se hospedar em Nova York. Quem pagou? Desconfiamos que fomos nós.

Pronto. O nome “MST” e uma imagem com integrantes do movimento foram suficientes para causar grandes repercussões e a revolta de muitos internautas. Mas, sem mais delongas, vamos aos fatos.

Primeiro, não podemos afirmar quando a imagem foi registrada. Porém, em uma busca no site do movimento encontramos o relato da participação do MST em um evento da ONU, que fazia parte de uma série de palestras do Dia Internacional da Alimentação e do Dia Internacional da Mulher Rural, em 2011. Além disso, não consta nenhum protesto oficial de 2016 na página do movimento.

Atualizado: descobrimos, graças a ajuda nos comentários que a foto foi tirada no dia 17 de abril e foi feita por simpatizantes do Movimento nos EUA para relembrar os 20 anos do massacre de Eldorado dos Carajás. A Mídia Ninja cobriu a manifestação. Importante: todos moram nos EUA.

Ainda sobre a foto, pesquisamos e chegamos à conclusão que os manifestantes que aparecem na imagem são brasileiros que moram em Nova York, nos Estados Unidos. Uma das pessoas, a senhora que está à frente, tem, no perfil do Facebook, Nova York como a cidade onde mora.

Portanto, podemos afirmar que a história de que o MST viajou para fazer protesto em Nova York é falsa. Não existe nenhum protesto organizado pelo movimento nos Estados Unidos. Tudo não passa de mais um desses boatos encontrados na internet.

Ps.: Esse artigo foi uma sugestão da leitora Angela da Cunha. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.

16 thoughts on “MST viaja para fazer protesto em Nova York #boato

  1. Adilson Miranda

    ESTE SITE AQUI COM CERTEZA É MANTIDO PELO PT, PARA FAZER VERDADES PARECEREM MENTIRAS . DIZ QUE É BOATO POREM NÃO APRESENTA PROVAS APENAS PALAVRAS. POR QUE NUNCA NENHUMA DAS VITIMAS DO DITO BOATO APARECEU EM PUBLICO DIZENDO QUE NADA DO QUE FOI DITO É VERDADE.

    Reply
  2. Francisco

    Eu tb não visiti mais este lixo que quer fazer da mentira uma verdade

    Reply
  3. DGP

    Cadê o perfil da senhora no facebook? Hahahaha, valeu a entrada aqui só pela piada.

    Reply
    1. Ana li

      Cara. Que bando de hiprocritas!!!!
      Pedindo pra divulgar o face da.mulher aqui. Pra q? Pra encher o saco dela? Encher a timeline dela de insustos?
      Faça uma pesquisa VOCE e vera que esse post é verdade. Cara. Povo preguiçoso

      Reply
  4. Stefano Pellegrino Grottoli

    Carol Lira, a foto é minha, fui eu que postei, e foi tirada nesta segunda feira, dia 17 de abril de 2016 em frente ao Consulado Geral do Brasil em NY. Posso provar. Se quiser saber a verdade real, me manda inbox. Abs

    Reply
  5. Alceu S Grandi

    É só ler a foto e… BOATO.

    Igual a centenas de outros.

    Coisa de amador ou de golpista.

    Reply
  6. Alessandro

    Cadê as fontes Carol Lyra? Vocês chegaram a conclusão através de onde? Fazer uma matéria sem fontes é unica e exclusivamente pra gerar tráfego para o site, assim é fácil hein? Eu mesmo nunca mais visito esse site. Lixo!

    Reply
  7. odilson

    Tem tanta gente querendo que a mentira seja verdade que quando a verdade aparece, continuam acreditando na mentira.

    Reply
    1. Gabriel

      O grande problema é que nao tem nenhuma fonte confiável !
      O site referencia da tal “MIDIA NINJA” apoia o governo! Simples assim…

      Reply
  8. carol

    Realmente! O site publica o post como se fosse confirmado que é boato, mas está longe disso. E parece ter cunho ideológico mesmo.

    Reply
  9. Flávio

    Aonde estão as fontes que indicam que tudo é um boato? Sou cético não apenas qto à veracidade da foto, mas tbm nesse texto que escreveram.

    Reply
  10. sisalama

    Um fato não elimina o outro. Cuidado para não conseguir mais disfarçar suas preferências ideológicas. Acaba fazendo o site cair em desgraça junto com a Dilma

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *