Mentira: Dilma cria lei para poder derrubar avião de Eduardo Campos

By | 14/08/2014
Dilma criou lei para matar Eduardo Campos, diz boato

Dilma criou lei para matar Eduardo Campos, diz boato

Boato – Presidente Dilma criou lei de sigilo em investigações de acidentes aéreos para poder sabotar avião em que estava Eduardo Campos.

No dia 13 de agosto de 2014, um acidente aéreo matou Eduardo Campos, quatro colaboradores da campanha e os pilotos do avião Cessna 560XL, prefixo PR-AFA, na cidade de Santos (em São Paulo). Mal o acidente aconteceu e diversas teorias da conspiração começaram a aparecer na internet. Porém, uma delas chamou atenção.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org

Curta também a nossa página no Facebook e não caia em boatos

Logo após o acidente, uma notícia datada de maio deste ano começou a circular na internet. Ela dava conta que Dilma havia sancionado uma lei que garantia sigilo em investigações de acidentes aéreos. Em outras palavras, dados da caixa-preta do avião e de conversas de rádio estariam sob sigilo.

Ok. Isso realmente aconteceu e a lei 12.970 realmente está valendo. O grande problema é que alguns internautas começaram a fazer conjecturas entre a lei e o acontecimento trágico com Eduardo Campos. Também começaram a fazer confusões com a lei.

As hipóteses (tratadas como verdade por alguns) levantavam que Dilma havia criado a lei em maio para poder derrubar o avião de Eduardo Campos em agosto e o caso não fosse investigado pela polícia. Sendo mais claro, internautas falavam que a presidente teria criado uma lei para poder matar Eduardo Campos. Leia alguns textos:

DILMA APROVA LEI DO SIGILO DE ACIDENTES AÉREOS E 3 MESES DEPOIS EDUARDO CAMPOS MORRE EM QUEDA DE JATO

Outro

O ACIDENTE AÉREO QUE CAUSOU A MORTE DO CANDIDATO EDUARDO CAMPOS EM SANTOS E DE MAIS SEIS PESSOAS É NO MÍNIMO SUSPEITA. EM MAIO DESTE ANO, DILMA ROUSSEFF HAVIA SANCIONADO UMA LEI QUE PROTEGE O SIGILO DE INVESTIGAÇÕES EM ACIDENTES AÉREOS. A LEI SANCIONADA, PROÍBE INFORMAÇÕES DE TESTEMUNHAS NOS RESPECTIVOS ACIDENTES E TAMBÉM A DIVULGAÇÃO DE DADOS CONTIDOS NAS CAIXAS PRETAS DAS AERONAVES.

E ainda

Nesse dia 8 de maio, nossa guerrilheira presidente sancionou lei que torna sigilosa a investigação de acidentes aéreos no Brasil

Agora, vamos aos fatos. Assim como boa parte dos textos da internet, as acusações de que Dilma havia criado uma lei para poder matar Eduardo Campos têm caráter alarmista. Dois dos três textos mostrados são escritos em caixa alta. Quem lida com boatos na web sabe que a técnica é para chamar atenção dos internautas.

Para além disso, não foi a Dilma que criou a lei. Para quem não sabe, sancionar é bem diferente de criar (desculpe se você já sabia disso e continua acreditando na teoria da conspiração) uma lei. Ou seja, Dilma deu aval a lei que foi formulada na Aeronáutica e aprovada por todo o Congresso. Isso é bem diferente de um decreto ou uma medida provisória, que são criados pelo Executivo.

O segundo ponto é a data da criação da lei. Ela foi formulada no ano de 2007 após a CPI do Apagão Aéreo. À época, membros do Cenipa (órgão da Aeronáutica que investiga acidentes aéreos) reclamavam que a polícia atrapalhava as investigações do órgão, que visa prevenção de futuros acidentes aéreos.

Além disso, o Cenipa apontava que o caráter das investigações realizadas por eles e pela polícia tinham caráter totalmente diferentes. Logo, questões feitas por um não poderiam ser aplicadas em outro. Pela EBC, eu fiz essa reportagem explicando de forma mais detalhada como funciona a lei e conversei com uma fonte da Aeronáutica. Ela esclareceu alguns pontos importantes:

–  A lei não impede que a polícia deixe de conversar com pessoas envolvidas no acidente como, por exemplo, controladores de voo. Ou seja, não impede a investigação da polícia em casos de acidentes aéreos. Sempre que acontece algum acidente com morte, a polícia abre um inquérito policial.

– Caso a polícia deseje ter acesso à caixa-preta, é preciso entrar com um pedido judicial. Detalhe: essa regra não mudou com a lei do sigilo. De acordo com a Aeronáutica, ela segue a Convenção de Chicago, que regula a aviação civil internacional e sempre esteve em vigência no Brasil.

– Caso seja encontrado algum indício de crime, o material encontrado é repassado à polícia. A Aeronáutica explicou que isso não se aplica apenas para elementos relacionados à causalidade do acidente em si. Se forem encontradas drogas, por exemplo, a polícia é comunicada.

Organizando esse monte de informação que passei. Primeiro, Dilma não tem grande participação na lei (exceto pelo canetaço que aprovou a medida). O principal ator da criação da lei é a Aeronáutica. Segundo, a ideia da lei é de 2007. Bem antes do acidente de Campos.

Por fim, a lei não atrapalha e muito menos impede as investigações criminais. Apenas protege o sigilo de alguns elementos da investigação interna. Vale lembrar que a lei de sigilo de dados vale para diversos países.

Ou seja, acusar Dilma de ter criado a lei para matar Eduardo Campos é, no mínimo, uma atitude leviana e irresponsável. Assim como todas as teorias da conspiração que têm aparecido depois do trágico acidente de Eduardo Campos.

38 thoughts on “Mentira: Dilma cria lei para poder derrubar avião de Eduardo Campos

  1. rafael

    Existem duas Hipótese para a morte de Eduardo Campos, são elas; ou a Dilma sabotou o avião em que o Eduardo Campos estava, ou ela ordenou fizesse uma macumba para que Eduardo Campos vinhece morrer antes das eleições.

    POR INCRÍVEL QUE PARECE!

    Reply
  2. rafael

    SABE QUEM DERRUBOU O AVIÃO DE EDUARDO CAMPOS? FOI A DILMA, SEM SOMBRAS DE DUVIDAS, ELA PLANEJOU A SABOTAGEM E MATOU O EDUARDO CAMPOS, PORQUE SE ELA NÃO TIVESSE FEITO ISSO SEM DUVIDAS ELA NÃO IRIA SE ELEGER A PRESIDENTE DA REPUBLICA E CONSEQUENTEMENTE IRIA PERDE A ELEIÇÃO PARA O EDUARDO CAMPOS JÁ NO PRIMEIRO TURNO…

    Reply
  3. Pedro

    Engraçado!
    Só no Brasil das maravilhas dos neo-petistas o Ministério da Aeronáutica, autor do projeto de lei em questão, não é “governo”… Bela e burra forma de isentar Dilma e Lula dessa lei sem-vergonha e apenas digna de ditadurazinhas caribenhas com “estranhas” relações com a CIA e a USAID.
    (sim, digo NEO-petistas porque como eu e muita gente boa, quem tinha cabeça e caráter já saiu daquilo que um dia foi um belo partido).
    Essa lei começou a ser tratada exatamente depois do misterioso acidente na Amazônia envolvendo um também misterioso avião americano, como está dito no site da Câmara Federal:
    “Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar as causas, conseqüências e responsáveis pela crise do sistema de tráfego aéreo brasileiro, desencadeada após o acidente aéreo ocorrido no dia 29 de setembro de 2006, envolvendo um Boeing 737-800, da Gol (vôo 1907), e um jato Legacy, da América ExcelAire, com mais de uma centena de vítimas. – PMDB/PI”
    Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar as causas, conseqüências e responsáveis pela crise do sistema de tráfego aéreo brasileiro, desencadeada após o acidente aéreo ocorrido no dia 29 de setembro de 2006, envolvendo um Boeing 737-800, da Gol (vôo 1907), e um jato Legacy, da América ExcelAire, com mais de uma centena de vítimas. – PMDB/PI”
    Será possível mesmo que até os defensores dessa marmotagem não conseguem abrir os Links que eles próprios “bostam”???
    E seria o Brasil a única “democracia” na qual as pessoas, politizadas ou não, não teriam o direito a conspirar e tecer suas teorias? E porque não?
    Que nos conte a História da Humanidade, somente nas monarquias absolutistas ou nas ditaduras mais abjetas é que os cidadãos não tiveram direito á simples e politicamente muito educativa TEORIA DA CONSPIRAÇÃO!!!
    Algo de muito podre une certos interesses dos EUA e algumas pseudo-democracias mal mandadas por pseudo-esquerdas latino americanas…
    A definição clássica e filosófica de “esquerda” desde a Revolução Francesa denota avanço, modernidade, inclusão social, transparência no Estado, maior horizontalidade e participação no poder, melhor representatividade social e oxigenação periódica na política, entre outros quesitos verdadeiramente democráticos.
    Só neste “país das maravilhas” das redes sociais, tristemente dividido entre bandas ignorantes e polarizado entre PT e PSDB, ainda se acredita que “esquerda” tenha a ver com panos vermelhos, com marxismo, caudilhismo, peronismo, lulismo, tucanismo, chavismo ou outra “tendência” qualquer que nada valha, que nada signifique, e nada diga de real e verdadeiro ao povo em seu dia a dia.
    Acorda povo!
    E conspira sim, conspira que é seu direito!!!

    Reply
  4. Augusto Souto

    Descobri através de um grande número de “bostagens” que estão “bombando” na Internet qual foi o motivo da queda do avião de Eduardo Campos. Foi o lançamento de uma Ogiva repleta de Jumentice virtual advinda de milhares de diarreicos encefálicos.
    P.S. O Comentário se atem as “bostagens” da net.

    Reply
  5. Mauro

    Engraçado, nesse país nenhuma lei é aprovada sem interesse de alguém. Por isso digo que acaba sendo muito estranho uma lei que vem desde 2007 para sem aprovada e finalmente ser aprovada alguns meses antes da morte de Campos. Eu ainda acredito que foi um atentado terrorista isso que aconteceu.
    Minha conclusão para pensar dessa forma é simples… A Dilma é uma candidata muito forte no norte, então certamente Campos iria tirar MUITOS votos dela nessa região, isso acontecendo, o Aécio teria uma chance maior de ser presidente. Pois bem, eliminando Campos da região norte, Dilma teria uma chance maior de se reeleger, pois quem volta em Campos não vota em Marina Silva.
    Não temos que acreditar muito no que a lei desse país nos mostra, temos que imaginar muito além de nossos olhos!! Obrigado!

    Reply
    1. Augusto Souto

      Descobri através de um grande número de “bostagens” que estão “bombando” na Internet qual foi o motivo da queda do avião de Eduardo Campos. Foi o lançamento de uma Ogiva repleta de Jumentice virtual advinda de milhares de diarreicos encefálicos.
      P.S. O Comentário se atem as “bostagens” da net.
      O Cidadão necessita aprender Geografia.

      Reply
  6. Mauro

    Engraçado, nesse país nenhuma lei é aprovada sem interesse de alguém. Por isso digo que acaba sendo muito estranho uma lei que vem desde 2007 para sem aprovada e finalmente ser aprovada alguns meses antes da morte de Campos. Eu ainda acredito que foi um atentado terrorista isso que aconteceu.
    Minha conclusão para pensar dessa forma é simples… A Dilma é uma candidata muito forte no norte, então certamente Campos iria tirar MUITOS votos dela nessa região, isso acontecendo, o Aécio teria uma chance maior de ser presidente. Pois bem, eliminando Campos da região norte, Dilma teria uma chance maior de se reeleger, pois quem volta em Campos não vota em Marina Silva.
    Não temos que acreditar muito no que a lei desse país nos mostra, temos que imaginar muito além de nossos olhos!! Obrigado!!

    Reply
  7. mauro

    Talvez você prove também que Celso Daniel continua vivo e, quem sabe, morando na França.

    Reply
  8. joao manoel de andrade

    Acredite que quiser, só para lembrar, não temos mais partidos políticos, temos são quadrilhas de poíiticos, como quadrilhas são compostas de bandidos, tudo é possível, vamos aguardar, e,,,,,,, quem tem pressa como cru, A revolução de 64 errou e errou muito deixou sobrar esta cambada que está no poder, está na hora de nossas forças armadas, mesmo tendo sido desmontadas por eles dar um basta nisto tudo.

    Reply
  9. Cleberson

    Nesse mundo nada me surpreende. Agora é muita ingenuidade ou má intenção defender políticos. Qualquer político no Brasil SEMPRE buscará seus próprios interesses e dos outros criminosos que com ele seja aliado. Nós somos governados por bandidos da mais alta periculosidade em todas as feras dos poderes. Mas sei que um dia justiça será feita!

    Reply
  10. Victor Regolin Warkutz

    Falou nada com nada. Esse site é um perda de tempo só tem besteita. não provou nada apenas encheu linguiça…

    Reply
  11. AngelNight

    ” (desculpe se você já sabia disso e continua acreditando na teoria da conspiração) ”
    não é crença e nem teoria… é fato e não pode mais ser escondido… todos no poder são mentirosos, manipuladores e ocultam a verdade para que a grande massa não se revolte e acabe com o “castelo” deles. e assim como você está postando aqui que esta acusação é mentirosa, você está cometendo o mesmo erro porque não tem provas sobre sua alegação de inocência

    Reply
  12. Leonardo

    Não li nenhum argumento no texto que provasse em definitivo que essa hipótese não possa ser real.
    E daí que o projeto de lei é antigo? Isso por acaso impossibilita que a Dilma e o PT tirem proveito dela de forma criminosa?
    Pra mim essa história tá mal contada, ainda mais com o depoimento de testemunhas que disseram que o avião já estava em chamas no ar.

    Reply
    1. Leopoldo Kaswiner

      Então a Aeronáutica está aliada a uma ex guerrilheira e em 2007 já se sabia que Eduardo Campos seria candidato …Provavelmente Dilma estava aliada a Santos Dumont para que o mesmo desenvolvesse um projeto de máquina voadora para que mais de 100 anos depois ela pudesse dar uma solução final a um adversário político…Meu Deus, tem doido pra tudo !

      Reply
  13. Paulo

    Não voto em PT e nem em PSDB, porém acho que fazer acusações levianas na INTERNET sem ter provas e baseado em “achismo” uma puta falta de respeito e até mesmo infantilidade de quem acha que sabe tudo, como o camarada do 2º comentário acima. Lula tinha a intenção de apoiá-lo numa possivel candidatura em 2018. Essa foi uma fatalidade (assim penso até que se encontre evidências que provem o contrario), onde quem perde é a democracia, os próprios partidos políticos e a percepção de segurança, pois todos seriam um “alvo” em potencial de alguma conspiração maluca com fins escusos, tipo cometer um crime de tal proporção, justamente para colocar a culpa no PT ou de alguma forma abalar a confiança de seus eleitores.

    Reply
  14. Josefa Arraes

    Nossa, menos mal. Agora sim encontrei motivos pra votar na Dilma. Obrigada, amigos da militância virtual.

    Reply
  15. Beto Sampaio

    O que me espanta é o povo falar sobre ética, dignidade, exemplo de governança. Acaso não vivemos no acaso dessa politicagem soberba? Desse Capitalismo Selvagem? Que nesse Brasil quase tudo é possível? Acaso já esqueceram do que ocorreu com Ulisses Guimarães, Marcos Freire, Tancredo Neves, dentre outros? Venhamos e convenhamos, somos vítimas e sempre seremos!!!!

    Reply
  16. Ramon

    Deveria estar escrito sobre o Autor dessa Matéria ao Final do Texto:

    Sobre Edgard Matsuki
    Jornalista e caçador de falcatruas na internet
    e Petista

    Tudo que você escreveu acima está completamente errado, um texto feito para pessoas com menos conhecimentos acreditem que o nosso incrível governo não teve nada a ver com os acontecidos, eu ri bastante de você principalmente quando fala sobre a Lei que a Dilma teve que Sancionar,como que nós como simples mortais não soubéssemos o que é Sancionar uma Lei, que por mais sarcástico que poderia ser, mesmo sendo criada em 2007, porque logo agora para sancionar? e eu sei muito bem procurar uma Lei, em vez de esperar uma pessoa qualquer coloca-la em um Blogger e escreve-la da maneira que quiser, e antes de escrever uma matéria, primeiro coloque seu partido politico ao invés de ficar protegendo Corruptos, Covardes e imorais que são esse bando de pessoas, que eu acredito que Deus vai mandá-los direto para o inferno. Obrigado pela Atenção.

    Reply
    1. Carol

      Ramon babou feito cão raivoso, latiu horrores e não disse nada que contraponha a explicação do Edgard, senão baseado no achismo. Baseie-se na norma jurídica, e tenha alguma credibilidade!

      Antipetistas, em sua maioria são uns doentes. Adoram dizer que só no PT existem políticos corruptos e fazem vistas grossas para os demais.

      Reply
    2. Leopoldo Kaswiner

      Inferno é ? Quem queima no são pessoas malvadas e preconceituosas como vc…Talvez nem o próprio demônio te tolere por lá…ele odeia concorrência.

      Reply
  17. duarte

    Poxa, ainda que é só boato, tomara apenas que não seja um boato igual o que espalharam aqui em Santo Andre, que foi o pt que mandou matar o Celso Daniel.

    Reply
  18. Gustavo Feijó

    Parabéns, excelente texto.

    Também não acredito na teoria da conspiração, nem que foi ela que mandou derrubar o avião. Mas se ficar provado que ela se aproveitou da nova lei, não me deixará surpreso.

    Não gosto nem confio nessa presidente.

    Reply
  19. Daniel Eshadof

    É “alguns” países também aplicam o mesmo “sigilo” que são: 1-URSS; 2-Somália; ….. e CUba se é que podemos chamar aquilo de país…melhor Ilha do ditador FIDEL…

    Reply
  20. André Luiz

    Olha, meu caro, tá certo que Dilma apenas sancionou a lei como você diz, mas se ela fosse mesmo uma boa pessoa, teria vetado. Não concordo com seu ponto de vista. Pra mim essa lei, ainda que você diga que não impede a polícia de investigar, dificulta MUITO! Praticamente a lei pretende é deixar impunes os culpados de acidentes aéreos. E de quebra dificultar o ressarcimento, pelo dano moral e material, às vítimas. Mas concordo contigo que a aprovação da lei, a princípio, não tem nada a ver com a queda do avião do Eduardo Campos, que isso é teoria da conspiração.

    Reply
  21. Guilherme

    Teorias da conspiração de quem não tem o que fazer… como uma Lei criada para derrubar o avião de alguém…

    Mas qualquer lei que impeça que a verdade de uma queda de avião, seja exposta a mídia é no minimo danosa.

    Estamos vivendo em uma Era da Transparência, entretanto, aqui a coisa caminha diferente.

    Reply
    1. Carol

      Porque a lei passa a valei quando é sancionada e publicada pelo DO. Mas a tramitação pode demorar ANOS, sabichão!

      Reply
  22. Nadir Maria

    Obrigada pelo esclarecimento tão didático.
    A conspiração nunca me passou pela cabeça.
    São divulgações de mentes ignorantes ou atormentadas e doentes; e isto é ruim.
    Ou de pessoas/grupos de má-fé. E é pior. Para estes nenhum esclarecimento vai funcionar. E vão, por interesses ignóbeis, continuar destilando seus venenos.

    Reply
  23. Jaime Balbino

    Ótima análise. Eu que me julgo bem informado não sabia nem de metade das informações passadas. Parabéns pela pesquisa e por expor tão bem o resultado.

    Reply
    1. Daniel Eshadof

      ANTA. Vc. deve ter o Primeiro Grau CompReto…e tirado em escola pública brasileira…

      Reply
      1. Carol

        Você que deve ser um sabichão, estudado em escola particular, mantida por grupos com interesses elitistas, né?

        Poxa vida… GÊNIO! Vá estudar legislação e pare de mimimi na internet.

        Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *