Maria do Rosário critica PM que matou três assaltantes em SP #boato

By | 09/11/2016

Boato – Deputada federal Maria do Rosário (PT/RS) criticou, em postagem no Facebook, policial Militar (PM) que matou três assaltantes em São Paulo.

É fato que os boatos sobre o PT e partidos aliados a Dilma Rousseff na internet diminuíram após a saída dela da Presidência da República. Mesmo assim, volta e meia circula alguma informação falsa sobre algum político da sigla. É o caso da postagem de hoje.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org

Maria do Rosário criticou PM que matou três assaltantes, diz boato

Maria do Rosário criticou PM que matou três assaltantes, diz boato

Tem circulado, pelo Facebook e WhatsApp, uma imagem que seria de uma postagem da deputada federal Maria do Rosário (PT/RS) no Facebook. Nela, a deputada teria feito críticas ao Policial Militar que reagiu a um assalto e matou três assaltantes em São Paulo. Leia o que diz o texto:

Notícia do G1: PM que dirigia Uber em SP mata 3 que tentaram assalta-lo; veja vídeo. Policial reagiu a tentativa de assalto em Cidade Líder, na Zona Leste. Um dos assaltantes tinha 15 anos, diz Secretaria de Segurança Pública.

Suposta postagem: Era bom que a sociedade parasse para pensar: Hoje temos 3 famílias chorando em razão da ação deste PM opressor. Caso ele não tivesse reagido apenas uma família choraria, assim, o prejuízo teria sido menos para a sociedade.

Maria do Rosário criticou PM que matou três assaltantes em SP?

É claro que a história viralizou no Facebook e WhatsApp, principalmente entre grupos que defendem “direitos humanos para humanos direitos”. Mas será mesmo que a deputada Maria do Rosário deu tal declaração a respeito do ocorrido em São Paulo? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Não é a primeira vez que boatos envolvendo a deputada e segurança pública circulam na internet. Aqui no Boatos.org já desmentimos histórias que apontavam que ela queria proibir o uso de defesa pessoal no Brasil, que criou decreto após ladrão morrer em janela, que queria transformar reagir assalto em crime hediondo e outros. Ou seja, não é de hoje que aparecem boatos sobre ela. Só isso já nos causa desconfiança.

A desconfiança com o conteúdo vira certeza de que é boato quando olhamos três coisas. A primeira delas é que a página do Facebook dela não tem nenhuma postagem na data e horário descritos. No dia 04/11, ela fez uma postagem às 11h46 e não 10h46. Mas aí você pode me falar, “ele deve ter apagado a mensagem”.

Ok. Ela pode até ter apagado (não achamos isso nem analisando o cache da página), mas além disso também deve ter poderes de premonição. Como dito antes, a postagem teria sido no dia 04/11 às 10h46. Porém, o caso citado, em que o policial (que não teve o nome divulgado) matou três adolescentes, aconteceu no dia 05/11, às 14h29. Seria esse um caso inédito de crítica antes do fato acontecer?

O terceiro ponto está no próprio Facebook da deputada. Por meio da sua página na rede social, ela escreveu o seguinte:

MAIS UMA MENTIRA: A dignidade e a justiça de nosso trabalho seguidamente são atacadas por notícias falsas que rolam pela internet.

Falsificar tweets e postagens se tornou fácil com programas de computador. Tentam atacar nosso mandato com cards falsos, como este, que caluniosamente afirmam que a deputada Maria do Rosário declarou posicionamentos aos quais ela nunca proferiu. Aliás, é tão grosseira a montagem que imputa a declaração dois dias antes do fato acontecer. O caso ocorreu em 6 de novembro e o pronunciamento teria ocorrido no dia 4.

Ao contrário do que as calúnias falam, defendemos uma segurança pública com cidadania e defendemos os policiais das mais diferentes áreas. Entre os projetos de lei apresentados pela deputada na Câmara, está o projeto 7478 de 2014, que aumenta a pena nos crimes de homicídio e lesão corporal quando praticados contra agentes públicos, em especial, policiais civis e militares. Este projeto já se tornou a Lei de número 13.142, de 6 de julho de 2015. Não compartilhe calúnias na rede! Isso é crime!

Resumindo: a história que aponta que a deputada Maria do Rosário criticou policial Militar que matou três assaltantes é falsa. Ela não publicou nada a respeito do assunto, só o desmentido. É só mais um boato que circula online.

Esse artigo foi uma sugestão da leitora Sônia Soares  e mais seis que não se identificaram. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou WhatsApp, no telefone (61) 99331 6821.

24 thoughts on “Maria do Rosário critica PM que matou três assaltantes em SP #boato

  1. William

    Depois que a besteira inimaginável foi dita e a reação do povo esmagadora vem colocar a culpa em boatos falsos. Tipico da mentalidade petista. Acionou a polícia pra achar o boateiro? Não?
    Então assuma. Aproveite esse seu último mandato pois vc e todos os petistas serão varridos da política brasileira.

    Reply
  2. WILSON

    SE É VERDADE OU MENTIRA NÃO SEI, MAS O FATO É QUE MARIA DO ROSÁRIO ESTÁ COLHENDO O QUE PLANTOU. É NOTÓRIO PARA TODOS QUE ESSA DEPUTADA TEM SIDO UM DEFENSORA DO BANDITISMO NO BRASIL. ASSIM, É MUITO FÁCIL PARA AS PESSOAS ACREDITAREM NISSO SEM AO MENOS INVESTIGAR SE A INFORMAÇÃO É VERDADEIRA, UMA VEZ QUE É UMA CARACTERÍSTICA DELA DEFENDER BANDIDOS E NÃO DEMONSTRA NENHUM APREÇO PELO CIDADÃO DE BEM. SE FOSSE QUALQUER OUTRO DEPUTADO EU PODERIA ATÉ TITUBEAR QUANTO À NOTÍCIA, MAS SENDO A RESPEITO DELA PODE SER PLAUSÍVEL QUE TENHA FALADO ISSO MESMO.

    Reply
  3. Miriam

    R I D Í C U L A. Não representa a população brasileira. Tinham que caçar o mandato de pessoas assim.

    Reply
  4. Nengatel

    É necessário um cuidado minucioso em checar a informação antes de emitir opinião.

    Reply
  5. hélio Vieira da Silva

    o que mais vejo nos últimos tempos é pessoas comentando e compartilhando mentiras tidas como verdade.
    ta dificil saber o que é mentira eo que é verdade na internet…

    Reply
  6. claudio bensabath ornellas

    O “boato.org” condena e esclarece a divulgação de boatos de forma independente ou apenas aqueles que atingem determinado partido?

    Reply
    1. Heberthy Roque

      De forma independente mesmo. Digite “Bolsonaro”, por exemplo, e achará vários desmentidos também.

      Reply
  7. eduardo

    é realmente deplorável o nível de declarações que se vê na internet…pessoas mau intencionadas e ou mal informadas criticam raivosamente para defender seus pontos de vista radicais e extremos como se o outro fosse o demônio encarnado em forma de gente….temos medo do que vai dentro da gente….temos medo dos sentimentos que estão dentro da gente….e quando nos deparamos com a dura realidade que nos assola e que deixamos existir queremos rapidamente colocar a responsabilidade no outro…sempre no outro…como se não fossemos todos uma só sociedade responsável pelo estado catastrófico a que chegamos como civilização…se podemos chamar esses comportamentos de civilizados…olhe p dentro de si mesmo e veja onde vc pode começar a mudar tudo isso….

    Reply
  8. Tavares

    Para quem já foi capaz de coisa muito pior, não é de se espantar que tenha feito mais esta!

    Reply
  9. Joselio Alves de Oliveira

    Eté a onde vai chegar essas mentiras? É necessário e urgente uma forte ação contra essas atitudes nas sócias.

    Reply
  10. Neliton Goes

    A esquerda é muito leniente, apoia a baderna, anarquia, invasões de qualquer natureza, passam a mão na cabeça de quem comete delitos. O que precisamos nesse momento é de segurança e política de tolerância zero, a falta de limites é a responsável por essa insegurança que vivemos. A solução é trazermos Giuliani para cá. Sou avesso ao radicalismo e fanatismo, sou PSDB mas vi que não deu certo, o PT assumiu e também não resolveu (nem mesmo os problemas dos companheiros do MST). Estou começando a achar que o Bolsonaro será a nossa solução.

    Reply
  11. Moacir Schmidt

    Aa forma debochada como voces se referem aos “direitos humanos para humanos direitos” depõe contra voces

    Reply
    1. Geovane Basiio

      Leia direito. A frase é dos ativistas políticos, contra a Deputada. Não é do site.

      Reply
  12. LUCIANA MANDELLI

    Isso é uma.calúnia.
    Absolutamente inverídica e irresponsável a matéria.
    Jornalista bom é jornalista isento e com diploma…

    Reply
  13. Lígia de Souza dahm

    Mas fica dificil também acreditar em quem sai em defesa da deputada com datas completamente controversas. Primeiro afirma q o ocorrido foi em 05 de novembro (a morte dos assaltantes), para logo abaixo afirmar q foi em 06de novembro.

    Reply
    1. Moises Silva

      Verdade Lígia, também notei essa contradição!!

      Reply
  14. Lígia de Souza dahm

    Mas fica difícil também acreditar em quem sai em defesa da deputada com datas completamente controversas. Primeiro afirma q o ocorrido foi em 05 de novembro (a morte dos assaltantes), para logo abaixo afirmar q foi em 06 de novembro.

    Reply
    1. Guiomar

      O que interessa é q o suposto comentário é anterior ao fato, busque a notícia no Google e verá, o q seria impossível, a menos q ela fosse vidente….. A antipatia e o ódio não devem se sobrepor a verdade….. É por essas e outras q estamos vivendo esse caos

      Reply
  15. Gerson

    Se é boato pprque um deputado falou isso em plenário? Tem vídeo disso rolando

    Reply
    1. Guiomar

      A forma como ele se expressa por si só esclarece o porquê ele falou isso em plenário…. Ele não estava preocupado de o comentário era verídico….. Um sujeito q c refere a um outro ser humano de forma odiosa e ofensiva como aquela revela q o seu sentimento esta acima da razão……

      Reply
  16. Filho

    A intenção do boatos.org é qual? Desmentir e ajudar a desfazer a cagada escrita por alguns políticos?
    Entendo que falsificar tweets e postagens é bem simples, se a notícia tivesse surgido de um deputado” comum” eu até duvidaria, Mas vindo de quem veio nada mais óbvio quer geraria duvidas.

    Reply
  17. Marcos Roberto Saraiva

    Atitudes antigas da polêmica e odiada Deputada Maria do Rosário deram alimento para ataques contra ela na forma de diversos boatos como este. Talvez isto seja parte de um movimento que visa desmoralizá-la. Vamos ver quanto tempo ela ainda vai resistir…

    Reply
  18. Arildo Zanrosso

    Muito bom, quero até contribuir com o site

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *