Informação falsa: Dilma diz que o Brasil não depende de caminhão

Dilma declara que o Brasil não depende de caminhões, diz boato
Dilma declara que o Brasil não depende de caminhões, diz boato

Boato – Em meio à crise dos caminhoneiros, a presidente Dilma afirmou que o Brasil não depende de caminhão.

Um dos assuntos que mais está agitando o Brasil na segunda semana de fevereiro de 2015 é a greve dos caminhoneiros por causa dos altos preços dos combustíveis e baixo valor do frete. Em meio à crise, surgiu na internet a informação sobre uma declaração de Dilma sobre a greve. A mensagem estava dentro de uma imagem e apontava que a presidente não estava se importando muito com o que acontecia. Leia:

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org
Siga o Boatos.org no Twitter:
Envie uma mensagem com a palavra #boato para (61) 99331-6821 e agende este número no seu telefone para receber as nossas atualizações gratuitamente no WhatsApp

Se os caminhoneiros quiserem fazer greve, é um direito deles… mais eu afirmo, o Brasil não depende de caminhão!! Temos muitas ferrovias e hidrovias… sera uma greve inutil.

Dilma Rousseff

O Brasil não depende de caminhão??? vc vai engolir suas palavras sr presidenta!!!! sem caminhão o Brasil para!!!!!

A mensagem, compartilhada no Facebook, viralizou na rede social. Uma das postagens tinha, até o momento de redação deste texto, 22 mil compartilhamentos. Outra tinha mais de 10 mil compartilhamentos. Mas, ao contrário do que muitos pensam, tudo não passa de um boato.

Procurando na internet, não foi possível achar nenhuma declaração deste tipo em sites confiáveis. Dilma não seria louca de dar um tiro no pé e dar essa declaração. E se tivesse falado, como certeza seria manchete em algum site de notícias.

Na realidade, o governo federal está preocupadíssimo com a situação dos caminhoneiros. Afinal, estradas bloqueadas não só atrapalham o fluxo de pessoas como também pode causar o desabastecimento de produtos. Tanto que está tentando negociar com o comando de greve. 

Independente de que tem razão nesta história (afinal, o direito de greve é garantido a todos), não é verdade que a presidente Dilma fez uma declaração dizendo que o Brasil não depende de caminhões. Tudo não passa de mais um boato que circula por aí.

PS: esse artigo foi uma sugestão do leitor Carlos Antonio Silva Oliveira. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook. 

 

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

2 comentários em “Informação falsa: Dilma diz que o Brasil não depende de caminhão

Deixe uma resposta

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)