Informação errada: Dilma sugere aposentadoria aos 95 anos no Brasil

By | 17/11/2014
Notícia falsa fala de comentário sem noção da presidente Dilma sobre os protestos no Brasil

Informação sobre aposentadoria aos 95 anos é falsa

Boato – Vídeo mostra Dilma sugerindo que mulheres se aposentem com 85 anos e homens com 95 anos.

Depois que venceu as eleições no dia 26 de outubro, a vida da presidente reeleita Dilma Rousseff não tem sido nada fácil. Além de a economia do Brasil apesentar instabilidades e o governo sofrer com as denúncias de corrupção na Operação Lava Jato, da Petrobras, os boatos da época das eleições continuam circulando na internet.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org

A história que vamos apresentar hoje aponta que Dilma Rousseff estaria pensando em aumentar a idade mínima da aposentadoria no Brasil para 85 anos para as mulheres e 95 anos para os homens. A postagem foi compartilhada pela página “O Brasil que se Lasque”: assista ao vídeo e leia o texto:

AMIGOS, NÃO BASTA CURTIR AS PUBLICAÇÕES, TEM Q COMPARTILHAR.

TA BOM PRA VC PETISTA BURRO?

DILMA SUGERE APOSENTADORIA AOS 95 ANOS !!!

Parece piada mas é verdade,sugere para mulheres aposentadoria aos 85 e os homens aos 95 anos.      

Mas será mesmo verdade que a presidente reeleita esteja botando as garras de fora e pensa em fazer os velhinhos trabalharem até os 95 anos? A resposta é não. E o boato é fruto de uma fala confusa de Dilma mesclada a um assunto complicado: o Fator Previdenciário.

Antes de tudo, precisamos deixar claro o que é o tal Fator Previdenciário. Trata-se de uma medida adotada pelo governo em 1999 com o objetivo de fazer as pessoas contribuírem mais para a Previdência Social (que está sempre quebrada no Brasil). O cálculo leva em conta o tempo de contribuição, idade da pessoa e expectativa de vida no Brasil.

O importante: o Fator Previdenciário sempre vai resultar em perda no valor recebido mensalmente para quem parar de trabalhar antes dos 60 anos (no caso das mulheres) e 65 anos (no caso dos homens). E claro, isso gera críticas.

Voltando à história. Durante o debate da Globo entre Dilma e Aécio no dia 24 de outubro, a presidente respondeu uma pergunta apontando para um número que apontava 85 para mulheres e 95 para os homens.

Esse número se refere a proposta que está no Projeto de Lei 3299 de 2008: a de que o cálculo da aposentadoria passasse a ser contado por “pontos”. Muito mais simples do que o cálculo do Fator Previdenciário, o cálculo consiste na soma da idade do aposentado com o tempo de contribuição.

O número de pontos para se aposentar seria 85 para mulheres e 95 para homens. Ou seja, uma mulher poderia se aposentar, por exemplo, com 55 anos e 30 anos de contribuição. E o salário seria integral. Já o homem, por exemplo, poderia se aposentar com 60 anos e 35 de contribuição.

O projeto ainda está em tramitação, mas deve ser fechado com a fórmula 85 para mulheres e 95 para homens (isso se for fechado). Antes, chegou a se falar em outros valores como 80 e 90 e até 95 e 105. Mas eles caíram.

Resumindo, Dilma queria se referir à fórmula que usava a soma da idade com o tempo de contribuição no vídeo. Logo, ela não sugeriu que mulheres se aposentasse com 85 anos e homens parassem de trabalhar apenas com 95 anos. Trata-se de mais um boato que circula por aí.

PS: esse artigo foi uma sugestão do leitor Jonas Demétrio Silva. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook. 

15 thoughts on “Informação errada: Dilma sugere aposentadoria aos 95 anos no Brasil

  1. Bruna

    Nossa, como o editor do site é estupido e pior que os leitores também! NÃO É SE APOSENTAR COM 85 E 95 ANOS NÃO, minha gente. O nome do projeito é fator 85/95, ou seja, o trabalhador tem que contribuir 30 anos com a previdência (como é hoje em dia mesmo) e isso soma-se a idade da pessoa, no caso uma mulher com 55 anos que trabalhou 30 anos de sua vida e contribuiu com o INSS esse período já poderá se aposentar, 55+30=85. Soma-se a idade mais o tempo de contribuição com a previdência, o que seria melhor pra quem começa a trabalhar cedo e ruim para os ricos que tem pouco tempo de trabalho e começam tarde. AGORA, DEIXEM DE SER BURROS E SAIBAM LER AS COISAS DIREITO, NÃO ESPALHEM MERDA PELA INTERNET, pelo amor de Deus.

    Reply
  2. Rosemary Simões

    Muito fácil dona Dilma falar em aposentadoria aos 85/95,pois a senhora já está com sua “velhice” garantida, e seus políticos então, nem se fala.
    Corte os benefícios que vocês tem, e vivam com salários como nós cidadãos que trabalhamos, deixem as regalias que tem como políticos e vivam só com o salários que vocês tem direito enquanto representantes nossos. Garanto que esse déficit acabará e assim poderemos todos como cidadãos termos uma velhice digna e nossos direitos garantidos após tantos anos sustentando vocês.

    Reply
  3. Laura

    Alguém leu a matéria direito? Ou são burros mesmo???

    Reply
  4. juarez

    FALAM -SE MUITO DEFICE DA PREVIDENCIA, ANO Q VEM DEVE SUBIR, MAS NAO FALAM DAS APOSENTADORIAS DOS DEPUTADOS MINISTROS,VEREADORES, SENADORES, ACHO Q JUNTANDO SALARIOS DE TODOS POLITICOS, DÁ PAGAR PARTE DOS DEFICI, DA PREVIDENCIA, OQ GASTAN OS POLITICOS.
    OBS.; SEM FALAR Q TEM VARIOS POLITICOS Q TEM 2 OU MAIS APOSENTADORIAS, EX. FERNANDO HENRIQUE, ETC..

    FALAM Q EXPECTATIVA VIDA SUBIU 4,5 DOS BRASILEIRO, QUE SERIA EM TORNO 74 OU 84 NAOS A MAIS
    MAS JA PENSARAM NOS POBRES SEM UM SALRIO DIGNO, SEM EXPECTATIVA VIDA MAL COME COM SALARIO MINIMO, VOCES ACHAM QUE CHEGARAO AOS 84 ANOS???? AOS 60 EM DIANTE JA ESTAO MORTOS.

    Reply
  5. Vagner

    Essa vagaba guerrilhera não tem a menor condição de administrar esse país. Tanto ela qto o nove dedos são incompetentes são escandalos e roubos tantos que nunca esse pais foi tão roubado desde a época do império. Por isso sou a favor do impeachment e cadeia para os petralhas.

    Reply
  6. Rosalina Moreira da Cruz Bruno

    Tenho pensado muitos , nestes ultimos dias! Que grande besteira que eu fiz : Ajudando afundar o nosso País!
    Onde estaria com a cabeça quando ajudei eleger a Dilma!

    Reply
  7. danyella

    Dilma vai se trata voce esta louca ta revoltada e poblema seu nao nosso isso que esta fazendo e uma injustiça toda pessoa passa a vida trabalhando pra depois pode se aposenta quase quando tiver morrendo desculpe mas voce e uma mentirosa

    Reply
  8. emanuel simiao

    Esse comentário está ligado a uma tentativa de criar uma nova fórmula(que eu acredito que, infelizmente ela vai conseguir).
    É assim você soma sua idades com o tempo de contribuição. 85 para mulheres e 95 para homens.

    Exemplo:

    se vc trabalhou por 30 anos e tem 50 de idade então está com 30+50 = 80 anos, faltando 2,5 anos para mulheres e 5 anos para os homens para se aposentar(lembrem de dividir por 2 o período faltante).

    Reply
    1. Juniory

      Então, realmente faltaria 2,5 anos para a mulher se aposentar, mas para o homem faltariam 7,5 rsrs’ só uma correção, se faltasse 5 anos como você disse ficar 85 para mulheres e 90 para homens.
      Abraço.

      Reply
  9. rosa

    Tenho 1 melhor ideia depois que morre e melhor ainda nao e senhora Dilma assim sobra m mais para os ladrao corja de corrupitos

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *