Hoax – Organismo sediado em Washington alerta para populismo socialista de Lula

By | 22/08/2013
Boato aponta para tentativa de socialismo populista de Lula

Boato aponta para tentativa de socialismo populista de Lula

Boato – Estudo de um organismo sediado em Washington indicaria todos os passos seguidos pelo ex-presidente Lula para criar um populismo socialista no Brasil. O plano final seria a perpetuação no poder.

Mais uma vez circula nas redes sociais um boato contra Lula (aliás, por que os boatos contra integrantes de partidos de direita não fazem sucesso na web?). Apesar de estar sendo vendido como “acabou de sair do forno”, o texto que trata dos riscos de Lula criar uma espécie de populismo socialista semelhante ao de Hugo Chávez na Venezuela e começou a circular em 2006.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org

A gigantesca mensagem (que pode ser lida aqui) cita diversos tópicos sobre como Lula “dominaria o Brasil”. Alguns citam programas de governo que servem para conquistar o povo, outros cita planos futuros do presidente e outros falam da fortuna de Lula. Provavelmente, o artigo voltou a circular com força na web após as denúncias de Edward Snowden sobre espionagem americana.

Nenhum dos tópicos é aparentemente aceitável, mas vamos falar disso mais para frente. De início, é fácil perceber que o texto já se trata de um boato por três razões:

1 – O texto não cita fontes nem nomes (exceto dos acusados). Não se sabe qual é o organismo americano de Washington (seria o governo?) tampouco o documento. Também não se sabe quais os “líderes do Senado” que apreciaram o documento. Isso vai de encontro com uma fórmula: quanto menos fontes, mais chance de ser hoax.

2 – Se um senador da oposição realmente olhasse denúncias como esse, iria pedir uma investigação mais aprofundada, provavelmente uma CPI. O mesmo pode se dizer da mídia. Uma revelação como essa daria mais repercussão, por exemplo, do que as denúncias da espionagem americana no Brasil. Em veículos de comunicação confiáveis, nada foi dito sobre tal documento.

3 – Como se trata de um boato antigo, teríamos desdobramentos em relação ao que o documento havia revelado. E hoje, Lula não é presidente, não há planos de reeleição por seis anos, confisco tributário etc.

Em relação ao teor do texto, ele é alarmista e fala de diversas medidas que o governo tomaria para conseguir chegar ao poder como, por exemplo, um “confisco tributário” em poupanças com valores acima de R$ 50 mil com taxas de 35% e permissão de movimentação de conta apenas de seis em seis meses.

Todas as políticas citadas no texto tinham “um fundo de verdade”, mas carregavam nas cores. No exemplo citado no parágrafo anterior, o que aconteceu, na realidade, foi a taxação em imposto de renda destas contas em 22,5% a partir de 2010 como mostra esta matéria do Estadão.

Sobre as denúncias da fortuna de Lula e sobre Lulinha ser dono da Friboi, o assunto já foi desmentido em outros tópicos do Boatos.org. Leia:

Lulinha não é dono da Friboi

Boato fala que Lula tem 2 bilhões de reais

Outras denúncias seriam de manter redes de televisão sobre controle. Um delas seria que Arnaldo Jabor sairia da CBN. Isso não aconteceu também. Tanto que hoje Jabor continua na rádio e no Jornal da Globo.

Por fim, a última denúncia é de que a esposa de José Dirceu seria a maior acionista da companhia aérea TAM. Olhando a composição acionária empresa, o maior sócio é uma holding chamada Apollo Management Holdings, L.P. De acordo com a página oficial da empresa, os fundadores são Leon Black, Joshua Harris e Marc Rowan. Pelo o que consta, a esposa de José Dirceu se chama Maria Rita Garcia Andrade.

Com tantos indícios, dá para ver que se trata de mais um hoax. Esse claramente com intenções políticas.

2 thoughts on “Hoax – Organismo sediado em Washington alerta para populismo socialista de Lula

  1. Biavatti

    Nao precisa de um hoax para eu saber que o socialismo e uma segunda venezuela esta sendo implantdo no Brasil. Isso esta nos jornais, todos os dias. Lula achou a formula pra conseguir oq almejava: “Faz uma politica do politicamente correto e da terra pra indio e vagabundo. Da dinheiro pra presidiario e drogado. Protege os corruptos (pq afinal de contas eh um deles). Privatiza tudo q tem no Brasil e vende oque conseguir pelo preco que der. E claro, como nao ser “compadre” dos vizinhos ditadores dos paises ao lado. E compadre que eh compadre empresta dinheiro e… Haha.. Claro.. Perdoa divida.. E… Empresta mais depois, claro. E ai, como nao pensar na familia, enriquece o filho, fortalece os amigos e junta grana como ninguem viu antes. Bom, mas pra que tudo isso aconteca pega akele povo sofrido e pobre q eh a maioria, da uma esmolinha todo mes e manda ele votar “certo”. E no final de tudo pega essa salada de frutas bate no liquidificador e manda o trabalhador pagador de imposto engolir e sentir o gostonho de SOCIALISMO.

    Reply
  2. Leonam de Souza

    …curioso que este site só se presta a desmentir boatos sobre Lula, Lulinha, PT e assemelhados. Não seria muito suspeito?

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *